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Desempenho impressionante: O novo McLaren GTS

A McLaren revela hoje o novo GTS, que se junta à gama McLaren como substituto do GT. O super-leve GTS foi concebido para agradar aos condutores que exigem a excelência dinâmica e a emoção de condução de um McLaren e o conforto de condução, o requinte e o espaço para a bagagem adequados às viagens de rotina e às viagens longas.

Mantendo as principais atracções da McLaren, como o design bonito mas funcional, a relação peso-potência líder na sua classe – possibilitada pela construção leve em fibra de carbono centrada num chassis monocoque único – e uma dinâmica de condução inigualável, o novo GTS é também visualmente ainda mais potente e oferece uma maior escolha de especificações exteriores e interiores.

As elegantes linhas exteriores do GT continuam a ser a base do pacote aerodinâmico e do perfil do automóvel, mas as novas melhorias visuais significam que o GTS é ainda mais assertivo. Na frente do GTS, o estilo de assinatura “cabeça de martelo” foi atualizado com uma nova secção inferior do para-choques dianteiro. Esta área do automóvel apresenta novas entradas de ar esculpidas que são mais pronunciadas, com entradas mais largas para canalizar mais ar para o sistema de radiador do automóvel. As lâminas de entrada de ar dianteiras podem ser opcionais em fibra de carbono brilhante, reflectindo o ADN de competição da McLaren e dando ao GTS um aspeto mais agressivo. Nos guarda-lamas traseiros, novas entradas de ar mais altas – também disponíveis em fibra de carbono brilhante – estão situadas nos ombros do automóvel. Tal como a dianteira redesenhada, as melhorias nos guarda-lamas traseiros são funcionais, permitindo um maior fluxo de ar para o motor V8 biturbo de 4,0 litros.

Os visuais musculados e a superfície do GTS incluem um difusor traseiro de grandes dimensões e escapes duplos – estes últimos também fazem parte de um pacote que proporciona uma banda sonora de supercarro a pedido com o sistema de escape desportivo opcional.

De série, o GTS vem com um acabamento em preto brilhante no acabamento do escape, nas capas dos espelhos retrovisores e nas molduras das janelas, para um aspeto furtivo por defeito. Os novos emblemas GTS, incluindo os novos emblemas laterais, podem ser pintados com um acabamento preto, seleccionando a opção Stealth Badge Pack. As opções visuais em fibra de carbono incluem um pack de carbono para a parte inferior da carroçaria, que inclui o splitter dianteiro, as saias laterais, a parte inferior do para-choques traseiro e o difusor. Os pormenores exteriores, como as lâminas da entrada de ar dianteira, as entradas de ar do guarda-lamas traseiro e as capas dos espelhos retrovisores, também podem ser acabados em fibra de carbono.

O GTS é sustentado pelo chassis monocoque MonoCell II-T em fibra de carbono, que apresenta uma construção forte e ultra-leve e a rigidez exigida por um supercarro McLaren de motor central. O tejadilho de série em material compósito é feito de fibra de carbono reciclada, uma das muitas soluções de redução de peso na construção do GTS que contribui para otimizar o desempenho e a dinâmica do veículo. Estas escolhas são fundamentais para permitir que o GTS proporcione uma experiência de condução emocionante de um supercarro leve, sem deterioração da qualidade de condução ou ruído, aspereza e vibração desnecessários.

Com apenas 1520kg, o GTS é o automóvel mais leve da sua classe e tem a melhor relação peso-potência do segmento, com 412 cv por tonelada. A potência do motor V8 M840TE de 4,0 litros com turbocompressor duplo foi elevada para 626 cv às 7.500 rpm. Uma função de controlo de arranque é de série; quando activada, o GTS atinge os 0-60 km/h em apenas 3,1 segundos e os 0-124 km/h em apenas 8,9 segundos. A velocidade máxima do GTS é de 326 km/h.

O GTS tem uma transmissão SSG de sete velocidades que proporciona mudanças suaves, contínuas e rápidas no modo Comfort por defeito desde o arranque, assegurando uma aceleração relaxante mas rápida. Além disso, o condutor pode melhorar a sua experiência de supercarro com dois modos de condução adicionais – Sport e Track – através do Painel Dinâmico Ativo. O modo Sport introduz um maior dramatismo e urgência, proporciona passagens de caixa mais rápidas e agressivas. O modo Track eleva ainda mais este nível, maximizando o desempenho da caixa de velocidades com uma perda mínima de binário entre mudanças. O controlo manual das mudanças é possível utilizando as patilhas de mudança de velocidades montadas no volante em qualquer um dos modos de condução.

A afinação do sistema de direção electro-hidráulica, a suspensão de série com amortecimento adaptativo com controlo proactivo do amortecimento e o potente sistema de travagem em cerâmica de carbono são todos exclusivos do GTS. Estes elementos optimizam a posição central do motor V8 e a construção leve do automóvel para uma experiência de condução autêntica de um supercarro, dando prioridade ao equilíbrio e à agilidade, mas não em detrimento do conforto e da qualidade de condução, quando tal é benéfico.

A direção do GTS proporciona um nível de feedback e de sensação inigualável nos seus rivais. Ultra-preciso e exato, o sistema aumenta automaticamente o seu nível de assistência a baixas velocidades, para facilitar a utilização durante manobras a baixa velocidade, como estacionamento paralelo ou em baías.

O McLaren GTS está equipado com discos de travão de 390 mm à frente e 380 mm atrás, todos em cerâmica de carbono. Com pinças leves de alumínio de seis pistões (quatro pistões na traseira), o sistema de travagem proporciona uma sensação e desempenho imensos, capaz de parar o carro a 100 km/h em apenas 32 metros.

Os amortecedores hidráulicos de dupla válvula, continuamente variáveis, do Fornecedor Oficial de Suspensão Inteligente da McLaren Automotive, Monroe, são uma parte fundamental da suspensão de duplo braço de alumínio leve. Com a tecnologia de amortecimento adaptativo da McLaren, Proactive Damper Control, as características da suspensão alteram-se entre os três modos Active Dynamics – Comfort, Sport e Track. Isto varia entre a máxima complacência no modo Comfort, ideal para uma condução mais descontraída, e um controlo de amortecimento muito mais robusto no modo Track, para condução dinâmica.

O GTS também está bem dentro da sua zona de conforto em ambientes urbanos. A visibilidade para a frente é excelente, enquanto a grande porta traseira em vidro, os pilares C envidraçados e os grandes vidros traseiros asseguram uma visão traseira de primeira classe. A distância ao solo sob a carroçaria de 110 mm pode ser aumentada para 130 mm utilizando a função de elevação do veículo. Melhorado em relação ao sistema do GT, o elevador de veículos do GTS pode agora levantar ou baixar o nariz em apenas quatro segundos – mais do dobro da velocidade anterior.

Uma estrutura superior traseira em fibra de carbono dentro do design do chassis monocoque permite a criação de um espaço de bagagem grande e versátil atrás da célula de passageiros. Com 420 litros de capacidade, a área de carga é acedida através de uma porta traseira de vidro a todo o comprimento com abertura frontal, operada eletricamente e com uma função de fecho suave. O espaço de bagagem é complementado por um compartimento de 150 litros no nariz do automóvel. O espaço total de carga de 570 litros faz do McLaren GTS o novo supercarro mais prático à venda atualmente.

Alinhado com o carácter prático inerente ao GTS está um interior concebido para combinar o nível de desempenho do automóvel com um espaço requintado e luxuoso. É um habitáculo confortável para viagens de longa distância, ao mesmo tempo que proporciona uma plataforma a partir da qual o condutor pode tirar o máximo partido das extraordinárias capacidades dinâmicas do automóvel.

O habitáculo requintado e de alta qualidade utiliza uma mistura de materiais seleccionados para proporcionar um ambiente de desempenho e luxo. Os interruptores e comandos em alumínio polido e serrilhado estão espalhados pelo interior, incluindo as patilhas de mudança de velocidades montadas no volante, juntamente com contornos em preto brilhante para o ecrã de infoentretenimento, seletor de velocidades na consola central, caixas das saídas de ar e interruptores das janelas. Os packs visuais opcionais em fibra de carbono incluem um fecho do volante com acabamento em carbono acetinado e patilhas de mudança de velocidades alargadas, e contornos interiores, juntamente com acabamentos nas soleiras com a marca McLaren.

O ecrã de instrumentos digital de 10,25 polegadas, com os seus gráficos nítidos e claros, proporciona uma visão clara das informações vitais para o condutor, como a velocidade, a seleção de velocidades e as rotações do motor, e integra-se com o sistema de navegação de série para fornecer direcções passo a passo. O GTS também inclui um sistema de infoentretenimento com ecrã tátil central de 7 polegadas, com orientação vertical. Nítido e reativo graças ao seu potente processador de 10 núcleos, é fácil de utilizar, com o seu menu e método de introdução ao estilo de smartphone.

Uma abordagem completa e funcional a um supercarro leve da McLaren, o novo GTS ocupa o seu lugar num alinhamento da McLaren que continuará a evoluir em 2024 e nos anos seguintes.

Sérgio Gonçalves

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