Menu Fechar

DESIGN LEXUS LBX: QUALIDADE PREMIUM COM ESTILO DESCONTRAÍDO

A Lexus redefiniu as suas próprias regras quando desenvolveu o novo crossover urbano LBX, sobretudo quando repensou algumas das suas convenções de design habituais. Este novo e radical modelo eletrificado com a tecnologia híbrida – o mais compacto até hoje a ostentar o emblema da Lexus – tem um estilo que o diferencia dos seus pares de maiores dimensões. Reflete a intenção da marca: conquistar os corações e as mentes de uma nova geração de clientes Lexus.


A equipa que criou o LBX foi incentivada pela Direção da Lexus a aplicar novas ideias, aperfeiçoando os princípios do design Lexus Next Chapter que definiram a última geração dos modelos NX, RX e RZ. O objetivo foi criar um automóvel com forte apelo visual para os jovens europeus mais urbanos, um grupo que privilegia a conjugação entre qualidade premium e uma estética mais informal e contemporânea.
Este é um Lexus onde se sentirá em casa: conduzindo de jeans e calçado desportivo, enquanto desfruta do luxo e qualidade artesanal premium, elementos consagrados da marca.


Nada reflete as intenções dos designers de forma mais nítida do que a frente do LBX, que apresenta o novo “rosto” Lexus. Característica de todos os modelos da marca há mais de uma década, a grelha fusiforme foi repensada como uma unidade mais pequena, unificada e sem moldura, que se integra na carroçaria.


Graças ao motor híbrido compacto, a borda dianteira do capot foi rebaixada, abaixo do nível dos faróis, inspirando-se no “Aspeto Resoluto” que caracterizou os modelos Lexus a partir da década de 2000. As novidades incluem a integração inteligente das luzes diurnas e dos indicadores de mudança de direção numa única unidade, com o “clássico” motivo “L” da Lexus invertido, para sinalizar a intenção.


A estética tradicional de um SUV está habitualmente ligada a uma postura poderosa e a uma sensação de potência, características exibidas pelo novo LBX, apesar das suas dimensões compactas. Vistos de lado, os elementos clássicos são evidentes: saliências curtas para um desempenho ágil e cavas das rodas dianteiras e traseiras poderosamente alargadas. Conseguir uma superfície musculosa em torno das portas traseiras revelou-se um dos desafios mais difíceis, mas é um elemento-chave na impressionante presença do automóvel em estrada.
O olhar é naturalmente atraído para a grande dimensão das jantes de 18 polegadas. O baixo centro de gravidade deixa a forte sensação de que o LBX possui uma estabilidade tranquilizadora. A mensagem visual é de que este é um automóvel que pode conduzir com confiança, seja nas ruas da cidade, em estradas rurais ou na autoestrada.


A inspiração para as proporções poderosas do LBX tem uma fonte surpreendente – os bolos de arroz Kagami-Mochi, oferta religiosa tradicional japonesa no Ano Novo. Os bolos são feitos com dois discos – um mais pequeno colocado por cima de um maior. Ao observar o LBX por trás, este equilíbrio de formas reflete-se no habitáculo compacto do automóvel, posicionado acima da imponente secção inferior da carroçaria – outra indicação visual que implica um centro de gravidade baixo e uma condução estável.


A deslocação da matrícula para o para-choques traseiro permitiu ao modelo ficar com uma superfície limpa e organizada na tampa da bagageira, onde se destaca o nome LEXUS. Tal como outros SUV da marca, o LBX possui uma barra de luz traseira com design próprio e dedicado que se estende da porta de trás aos guarda-lamas, enfatizando a largura e a postura robusta do automóvel.


Mas o design não trata apenas da envolvência da estética: o LBX integra elegantes pormenores que lhe permitem alcançar o melhor desempenho aerodinâmico possível, o que, por sua vez, é um fator importante para que o automóvel atinja um comportamento estável, com otimização da eficiência de combustível. Do teto ao spoiler e à assinatura de luz traseira, todos foram moldados de forma a desviar o fluxo de ar para cima e para longe do carro. As molduras da linha de cintura estão alinhadas com a carroçaria e há aletas na borda inferior das soleiras laterais, fundamentais para a eficiência aerodinâmica, juntamente com o contorno preciso dos cantos e das laterais do para-choques dianteiro.

Para realçar o efeito das linhas do LBX, a Lexus permite que o cliente escolha entre vários acabamentos de pintura exterior, incluindo vibrantes tons de vermelho, amarelo e azul e a opção de uma impressionante execução em dois tons, com teto e pilares pretos contrastantes.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.