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DEZ GRANDES MOMENTOS DA HISTÓRIA DA MASERATI

A 1 de dezembro de 1914, Alfieri Maserati juntou-se aos seus irmãos Ettore e Ernesto para formar a Societa Anonima Officine Alfieri Maserati, fundando, assim, uma marca lendária, que está prestes a cumprir 110 anos de história.

Entre as centenas de fabricantes de automóveis fundados nas duas primeiras décadas do século passado, são poucos os que ainda hoje existem. Menos ainda são os capazes de orgulhar-se de um prestígio e de uma tradição ao nível dos da Casa do Tridente, de exibir presente tão sólido, e de vislumbrar um futuro tão brilhante.

Os irmãos Maserati, com a sua paixão pelos automóveis, deram início a uma lenda que hoje triunfa em todo o mundo, e é mais forte do que nunca. Estes são dez momentos chave num percurso que abrange já onze décadas.

1. Os primeiros Maserati

A Maserati construiu o seu primeiro automóvel em 1926, o Tipo 26. Este carro de corridas estreou-se com uma vitória na Targa Florio de 1926, com Alfieri Maserati ao volante.

Em 1929, o Maserati V4 Sport Zagato, um prodígio da engenharia, com motor V6 e carroçaria em alumínio, bateu o recorde do mundo de velocidade na classe C, percorrendo 10 quilómetros a uma velocidade média de 246,069 km/h. Naqueles anos, a marca chegou a deter 13 recordes internacionais de velocidade em simultâneo.

Nos anos de 1930, os irmãos Maserati continuaram a produzir uma série de carros de corrida formidáveis, como o Tipo 26M (1930) ou o 8CM (1933), que venceram inúmeros Grand Prix. Esta década terminou com duas vitórias históricas na competição. Por um lado, as vitórias, em 1939 e 1940, nas 500 milhas de Indianápolis, a corrida mais famosa do mundo na época, com a equipa Chicago Boyle Racing Headquarters, e Warren Wilbur Shaw ao volante. Atualmente, a Maserati continua a ser o único fabricante de automóveis a ter vencido esta corrida com um carro, o 8CTF, inteiramente construído por si mesmo. Por outro lado, as quatro vitórias consecutivas na Targa Florio, uma corrida tão dura, que a Casa do Tridente foi a primeira marca a ter os seus carros a cruzar a linha de chegada quatro anos seguidos.

2. Maserati A6 1500: o inventor do conceito gran ourismo

Após a aquisição da Maserati pela família Orsi, a marca mudou-se para Modena, em 1940, para a nova unidade de produção da Viale Ciro Menotti. Adolfo Orsi alterou a estratégia da marca do Tridente, que, sem deixar de vencer nos circuitos, passou a produzir automóveis desportivos de estrada. O primeiro de todos eles foi o A6 1500, que faz parte da história por ter criado um tipo de automóvel que não existia antes: o gran turismo.

O primeiro protótipo do A6 1500 foi apresentado em 1947, no Salão Automóvel de Genebra. Este coupé com faróis retrácteis foi concebido por Battista Pinin Farina, e montava o motor de competição do 1500 6CM num novo chassis tubular. Vencedor do Grand Prix d’Elegance, o A6 Gran Turismo foi um automóvel revolucionário, que marcou uma época.

3. Maserati 205 F e 300 S: duas lendas das corridas

Na década de 1950, a Maserati continuou a expandir o seu sucesso nas corridas com dois pilotos lendários, Juan Manuel Fangio e Stirling Moss, ao volante do icónico Maserati 250F. Com este monolugar, Fangio venceu os Campeonatos do Mundo de Fórmula 1 em 1954 e 1957. Nesse ano, protagonizou uma das Grandes Prémios mais célebres da história, quando recuperou de uma desvantagem de 48 segundos em Nürburgring, batendo dez vezes o recorde da volta mais rápida, e ultrapassando Mike Hawthorn na última volta.

O Tipo 300S foi criado em 1955, e foi o representante da Maserati nas corridas de automóveis desportivos até 1959. A 6 de novembro de 1955, com Fangio ao volante, venceu o GP da Venezuela, marcando o início de um período de grandes êxitos, com vitórias nos 1000 km de Buenos Aires, no Giro di Sicilia, na Targa Florio e nos 1000 km de Nürburgring, que impulsionaram a reputação da marca do Tridente a nível internacional.

4. Maserati 3500 e 5000 GT: Gran Turismo em letras maiúsculas

Em 1957 nasceu um dos mais belos Maserati de todos os tempos. Com base numa mecânica nascida na competição, o 3500 GT foi um gran turismo concebido por Giulio Alfieri para ser produzido em grande série. Entre 1957 e 1964, foram produzidas mais de 2200 unidades de um automóvel que representou uma mudança na estratégia da marca.

O protótipo com carroçaria da Carrozzeria Touring, apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, em março de 1957, e apelidado de “Dama Bianca”, foi escolhido para produção; embora tenham sido fabricadas unidades do 3500 GT de outros carroçadores. Em 1959 foi apresentada a versão Spyder, da Carrozzeria Vignale.

Fruto de uma encomenda específica do Xá da Pérsia, Reza Pahlavi, o 5000 GT foi apresentado em 1959, e apenas foram fabricados três exemplares desta versão especial. O seu grande sucesso levou à produção de vários automóveis para clientes de prestígio, carroçados pela de Frua, pela Pininfarina, pela Ghia e pela Allemano. O 5000 GT era um automóvel VIP, tanto em termos de exclusividade como de prestações, e somente foram produzidas 34 unidades.

5. Quattroporte: o pilar central da Maserati

A 30 de outubro de 1963 era apresentado, no Salão Automóvel de Turim, o Maserati Quattroporte, mais um modelo que mudou não só a história da Maserati, como a do próprio automóvel. Fiel ao espírito inovador da Casa do Tridente, foi a primeira berlina desportiva da história. O automóvel de quatro lugares mais rápido do mundo era capaz de combinar estilo, luxo, conforto e prestações. 60 anos depois, foram produzidas mais de 75 000 unidades de um modelo que foi, e continua a ser, a joia da coroa da Casa do Tridente.

Pietro Frua desenhou uma berlina emblemática, com uma linha de cintura baixa e belos detalhes. Do ponto de vista técnico, destacavam-se a carroçaria monocoque, e o motor V8 de 4,2 litros. Nas palavras de Ermanno Cozza, porta-voz da história da Maserati, “todos os homens de negócios queriam um Quattroporte: era bonito, confortável, rápido, fiável… Tinha quatro lugares muito confortáveis, e uma ampla bagageira”.

Desde o seu nascimento, o Quattroporte tem sido um pilar da paisagem automobilística; uma protagonista nas garagens dos automobilistas mais exigentes, de reis e príncipes, em filmes memoráveis, nas passadeiras vermelhas, ou acompanhando os mais altos cargos em eventos, e as personalidades mais significativas de inúmeras indústrias.

6. 3200 GT: o renascimento

A Maserati regressou às suas origens com um novo gran turismo, que marcou o ponto de partida do renascimento global da marca. O design de Giugiaro foi, tal como nas suas criações para a Maserati no passado, uma obra-prima. Os seus farolins traseiros em forma de boomerang foram os primeiros a utilizar a tecnologia LED num automóvel de produção. O interior, desenhado por Enrico Fumia, representou outro grande passo em frente.

O 3200 GT era um automóvel completamente novo, que exalava a essência da Maserati por todos os poros. Era alimentado por um motor V8 substancialmente modificado, proveniente do Shamal e do Quattroporte IV, com disponibilizava 370 cv.

7. MC 12: regresso triunfante às corridas

O dia 5 de setembro de 2004 é outra data histórica para a Maserati: no circuito de Imola, dois MC 12 marcaram o regresso da marca do Tridente às corridas. O regresso às corridas aconteceu ao estilo Maserati: com um automóvel impressionante, o MC 12 (Maserati Corse 12 cilindros), que dominou o campeonato FIA GT nos anos seguintes. Entre 2005 e 2010, o Tridente somou cinco títulos de pilotos e seis de equipas, bem como três vitórias absolutas nas 24 Horas de Spa.

Fiabilidade e competitividade foram os dois fatores chave na longa série de sucessos da Maserati neste campeonato. O MC12 manteve-se no topo durante muitos anos, apesar das importantes alterações aos regulamentos técnicos, graças à sua conceção genial.

As corridas sempre foram o campo de testes preferido da Maserati. Sobre a base o MC 12, foi criado, em 2010, o MC Stradale, o automóvel mais rápido, mais leve e mais potente da história da marca até então.

8. Levante: o primeiro SUV da Maserati

Em 2016, a Maserati criou o extraordinário SUV que o mundo conhece como Levante, nome inspirado num vento, como em muitos Maserati do passado.

O primeiro SUV nos 100 anos de história do Tridente é um puro Maserati pelo seu design, exclusividade, performance e estilo distintamente italiano. Com linhas elegantes, e a melhor eficiência aerodinâmica da sua categoria, o Levante também surpreende com um interior espaçoso e tecnologicamente avançado, com acabamentos nos materiais mais nobres e refinados.

A tecnologia aplicada no Levante foi concebida para proporcionar um desempenho excecional, tanto em estrada, como fora dela. Graças ao centro de gravidade mais baixo da sua classe, a uma distribuição de peso perfeitamente equilibrada, a elevados níveis de rigidez, e a um diferencial traseiro autoblocante, o Levante oferece todas as emoções típicas de um Maserati. As suas potentes mecânicas a gasolina V6 Twin-Turbo de 3,0 litros, com 350 ou 430 cv, e um V6 turbodiesel de 3,0 litros e 275 cv, garantem prestações de topo.

9. MC 20: o início de uma nova era

Em 2020 tem início uma nova era para o Tridente, marcada pela redescoberta do ADN desportivo original, das raízes dinâmicas, e da audácia essencial, da Maserati.

O superdesportivo MC20, que terá versões coupé, descapotável e elétrica, é o primeiro modelo a marcar o caminho para o futuro. Foi desenvolvido, desenhado e produzido em Modena, e concebido nos laboratórios do Maserati Innovation Lab. O seu inovador motor V6 Nettuno é a primeira criação do Maserati Engine Lab.

O MC 20 é uma mistura de manufatura e engenharia, elegância e performance, espírito de competição e prazer de condução. Como bom representante do Tridente, possui um estilo único, que combina as características emblemáticas da tradição Maserati com uma aerodinâmica limpa e inovadora; e um desempenho excecional, com a melhor relação peso-potência da sua classe, e prestações extremas.

O MC20 é um Maserati construído para surpreender, um automóvel capaz de arrasar em pista, mas, também, de oferecer um desempenho superlativo na estrada, com excelentes comportamento, conforto e segurança, num interior que oferece o luxo e a exclusividade inerentes a todos os modelos da Casa do Tridente.

10. GranTurismo Folgore: o primeiro automóvel elétrico do Tridente

A eletrificação é uma parte fundamental da nova era da Maserati. O desafio com que marca se deparava era entrar nesse novo mundo sem trair a sua filosofia centenária. E a resposta a esse repto chama-se Folgore, a nova estratégia de eletrificação ao estilo da Maserati.

A Casa do Tridente será a primeira marca italiana de automóveis de luxo a produzir automóveis totalmente elétricos. Todos os modelos Maserati terão uma versão 100% elétrica até 2025; e, até 2030, toda a gama de modelos da marca será totalmente elétrica.

O GranTurismo Folgore, que chegará ao mercado em 2023, é o primeiro automóvel elétrico da história da Maserati.  Verdadeiro ícone da marca, oferecerá a sonoridade característica da Maserati, assim como soluções técnicas de vanguarda, prestações magníficas, conforto e elegância, elementos que forjaram a lenda do Tridente.

Este modelo baseia-se na tecnologia de 800 Volt, e foi desenvolvido com soluções técnicas de vanguarda, derivadas da Fórmula E, e oferece prestações soberbas, graças aos seus três potentes motores de ímanes permanentes com 300 kW de potência.

Sérgio Gonçalves

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