Menu Fechar

Dezenas de carros clássicos na Póvoa de Varzim

laundos-classicosDezenas de carros clássicos vão encher a Póvoa de Varzim no próximo dia 9 de agosto, às 10h00, na Freguesia de Laúndos, na Póvoa de Varzim. Inserido no programa “Laúndos em Movimentos”, esta é a 6ª edição da concentração de carros clássico que, anualmente, reúne cerca de uma centena de carros com o objetivo de proporcionar o convívio entre os aficionados dos clássicos e uma exposição de “luxo” da memória de todos os portugueses.

Este ano, a grande novidade desta concentração é a realização de uma prova de regularidade que decorre pelas ruas da freguesia. Às 11h30, os participantes vão realizar um percurso pré-definido, a uma determinada velocidade média, em que o vencedor será aquele que mais se aproxime do tempo padrão determinado pela organização. Os prémios são atribuídos aos três primeiros classificados, ao carro mais antigo e ao participante que se deslocou de mais longe. A iniciativa é organizada no âmbito do evento “Laúndos em Movimento”, que decorre de 8 a 10 de agosto, mas conta com o apoio do fórum “Portal dos Clássicos”.

Organizado há seis anos, o “Laúndos em Movimento” inclui, para além desta concentração de carros clássicos, uma prova de Downhill (este ano integrada no Campeonato Regional de Downhill Urbano), animações de rua e a já famosa Descida de Carros Artesanais, que este ano terá como tema as profissões. O “Laúndos em Movimento”, organizado pela Paróquia de Laúndos, decorre de 8 a 10 de Agosto, com entrada livre.

O programa cultural é vasto mas a prova noturna de Downhill Urbano (sábado, dia 9 de Agosto) e a Grande Descida de Carros Artesanais (domingo, dia 10 de Agosto) são os pontos altos destes três dias de animação. Este ano alusivo ao tema “Profissões” espera-se para a Descida de Carros Artesanais a participação de 20 carros, originais e decorados a preceito, e cinco mil visitantes. Para as mulheres, as inscrições são gratuitas.

Em 2013, mais de oito mil visitantes acompanharem esta iniciativa. Este ano, a organização espera ultrapassar os 10 mil visitantes. Organizada desde 2009 pela Paróquia de Laúndos, e com o propósito social de angariar fundos para a construção da sede dos escuteiros, “Laúndos em Movimento” é uma iniciativa que pretende dinamizar a freguesia, promover a cultura e criar alguns momentos de animação e de convívio.

O “Laúndos em Movimento” é organizado pela Paróquia de Laúndos, envolve mais de 100 voluntários e conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (parceira do evento), da Junta de Freguesia de Laúndos, da LIPOR, das Associações Locais da Freguesia de Laúndos e de várias empresas e empresários. O Exército também colabora e vai estar presente com a dinamização de algumas atividades como uma torre de escalada e uma cozinha de campanha onde serão confecionados alguns alimentos como bola de carne e pizzas.

As receitas finais da organização do “Laúndos em Movimento 2014” destinam-se na totalidade para a construção da sede dos Escuteiros de Laúndos, Agrupamento nº 570 do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português.

Todos os eventos do “Laúndos em Movimento 2014” têm entrada livre e o programa oficial está disponível em www.facebook.com/LaundosEmMovimento.

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.