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DINÂMICO E PRECISO COM MOTOR V8: O NOVO CAYENNE GTS

A Porsche está a completar a gama do Cayenne, modelo esse que foi exaustivamente revisto em 2023, com a inclusão da dinâmica versão GTS. Disponível nas versões SUV e Coupé, conta com um potente motor V8 biturbo com 368 kW (500 CV), sistemas de chassis que combinam performance com o sentido prático diário, elementos de design específicos e um equipamento de série melhorado.

Para a Porsche, a sigla GTS significa Gran Turismo Sport – de um modo geral, representa uma dose extra de carácter dinâmico e capacidade para percorrer longas distâncias. Na sua essência, o Cayenne é a combinação entre um automóvel desportivo de alta performance e um SUV com capacidades todo-o-terreno. No entanto, nas versões GTS, este equilíbrio tem-se aproximado de uma melhor capacidade de condução em estrada. Com uma motorização potente, uma afinação precisa e um design exclusivo, o novo Cayenne GTS mantém-se fiel a este princípio, enquanto apresenta características que o tornam adequado para uma utilização diária.

Chassis com tecnologia do Cayenne Turbo GT

O chassis específico GTS, com menos 10 mm de altura ao solo, marca uma evolução emocionante para o Cayenne GTS. O SUV está agora equipado de série com a suspensão pneumática adaptativa incluindo o Porsche Active Suspension Managament (PASM) e o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). Todos os componentes do chassis e sistemas de controlo, bem como o Porsche Traction Management (PTM) e o Porsche Dynamic Chassis control (PDCC), este último disponível como opcional, foram especificamente concebidos para a performance em estrada.

A tecnologia de amortecedores de duas válvulas do GTS oferece uma capacidade de resposta impressionante, enquanto a suspensão pneumática com duas câmaras confere ao Cayenne GTS uma elevada dinâmica ao mesmo tempo que garante o conforto do condutor. Os rolamentos do eixo dianteiro do Cayenne GTS são os mesmos utilizados no Cayenne Turbo GT (não comercializado na Europa). Aumenta o camber negativo das rodas em 0,58 graus em comparação com as outras versões Cayenne. Isto permite realizar curvas de forma surpreendentemente ágil e garante uma dinâmica de condução excecional.

Mais eficiente e 30 kW (40 CV) mais potente do que o antecessor

Para além da afinação do chassis, outra característica importante do Cayenne GTS passa pelo carismático motor. O V8 de 4.0 litros biturbo, desenvolvido pela Porsche e produzido em Zuffenhausen, passou por uma extensa revisão técnica. O motor debita agora 368 kW (500 CV) de potência – um aumento de 30 kW (40 CV) em comparação com o antecessor. O binário máximo passou para os 660 Nm, também neste ponto um aumento de 40 Nm. A transmissão Tiptronic S de oito velocidades revista melhora a performance de condução devido a tempos de resposta e de mudança mais curtos nos modos Sport e Sport Plus.

Estas características conferem ao desportivo de quatro portas uma performance notável. O novo Cayenne GTS acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos. A velocidade máxima é de 275 km/h. Outra inovação técnica é o facto da caixa de transferência do sistema de tração integral Porsche Traction Management (PTM) possuir um circuito de refrigeração a água independente. Esta tecnologia é adotadada versão Turbo GT. Estabiliza a capacidade de carga contínua – por exemplo, quando se conduz em circuito ou em percursos sinuosos.

Design GTS exclusivo e equipamento

Todos os modelos GTS da Porsche apresentam um design único e desportivo. No Cayenne GTS o design inclui a designação “GTS” em Preto nas laterais e na traseira, uma secção dianteira específica com entradas de ar maiores, faróis e luzes traseiras escurecidas e pinças de travão em Vermelho. A manutenção deste ADN de design clássico confere um visual Porsche facilmente reconhecível, mas com algumas inovações. Os componentes da carroçaria como as saias laterais, frisos dianteiros, frisos das janelas laterais e as proteções das cavas de roda, que fazem parte do Pacote Sport Design disponível de série, têm um acabamento em Preto brilhante. Nos modelos GTS anteriores, alguns destes componentes tinham um acabamento na cor da carroçaria. Em contrapartida, as ponteiras do sistema de escape desportivo, que anteriormente eram em Preto, passam a ter um acabamento em Bronze escuro. O portfólio de design GTS é ainda reforçado com as jantes RS Spyder Design de 21 polegadas em Cinzento Antracite.

O interior do Cayenne GTS inclui o volante desportivo GT, aquecido, de série. O material Race-Tex pode ser encontrado em vários locais do veículo. O tecido semelhante à camurça é utilizado no revestimento do tejadilho, nos apoios de braço e painéis das portas e nos centros dos bancos desportivo de oito vias. Os apoios laterais são ainda mais pronunciados de forma a oferecerem um melhor apoio lateral nas curvas. A Porsche disponibiliza dois pacotes de interior alternativos, específicos para o GTS, em Vermelho Carmim ou Cinzento Ardósia Neo, para um visual mais personalizado.

Novo Porsche Driver Experience com iluminação ambiente e som surround

As novas versões GTS beneficiam da extensa atualização do Cayenne que inclui o novo Porsche Driver Experience com um painel de instrumentos digital curvo de série e um ecrã para o passageiro disponível como opcional. Para além do Pacote Sport Design, dos faróis em LED HD-Matrix escurecidos e da suspensão pneumática, o GTS também inclui um sistema de som Bose® Surround e iluminação ambiente. O Cayenne GTS Coupé conta ainda com um tejadilho panorâmico fixo em vidro de série, bem como um spoiler traseiro extensível e adaptativo. O carácter dinâmico do Coupé pode ser mais acentuado com um sistema de escape desportivo com ponteiras em posição central em Bronze Escuro. Este equipamento faz parte de três diferentes pacotes desportivos de baixo peso que incluem um tejadilho de baixo peso, um difusor traseiro em carbono e isolamento reduzido. Mediante o equipamento, os Pacotes de Baixo Peso podem reduzir o peso do veículo em até 25 kg.

Por fim, os novos Cayenne GTS e Cayenne GTS Coupé já estão disponíveis para encomenda e os preços começam nos 196.041€ e 199.588€, respetivamente. As primeiras unidades chegam ao mercado europeu no Verão de 2024.

Sérgio Gonçalves

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