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Do sonho à realidade … por acaso

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Hoje contamos a história de Perry Mason, que teve a sorte de construir uma réplica de um dos seus carros de sonho.

Perry Mason teve a oportunidade de assistir às 6 horas IMSA no circuito de Mosport em Ontário, Canada em Agosto de 1982. Sendo um mecânico especialista da Audi, ficou bastante entusiasmado quando pode ver um Audi 80 Coupe GT de grupo 2, recentemente importado da Alemanha a competir. O carro pertencia à equipa de Peter Seikel, que pilotava o carro na European Touring Car Series. Este carro ficou sempre na memória de Perry Mason.

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O Audi 80 Coupe GT, quando deixou de ser usado em competição, esteve guardado durante um anos em Toronto, até que surgiu a hipótese de ser restaurado para correr numa corrida de automóveis históricos.

Um dia Perry recebeu um telefonema de uns conhecidos, que sabiam que ele queria restaurar e construir o seu próprio Audi 80 Coupe GT, convidando-o para assistir e ajudar no restauro do carro de corrida original, pois sabiam que ele andava há algum tempo a tentar fazer uma replicada desse mesmo carro. Essa oportunidade seria agarrada para poder iniciar o seu próprio projecto de sonho. O restauro do carro de competição ficou a cargo da Franczak Motorsports of Toronto, que contou com a ajuda dos pilotos para o processo de restauro.

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Perry teve assim a oportunidade de começar o seu próprio carro e não a deixou fugir.

Os donos do carro de competição que o inspirara uns anos antes, permitiram que ele pudesse fazer réplicas dos vários componentes da carroçaria. Com a ajuda de especialistas locais em fibra de vidro, conseguiram fazer as réplicas desses componentes, tais como ailerons e guarda-lamas alargados, necessários para dar o aspecto correcto ao carro. Outros componentes como a roll-cage, vieram do Reino Unido, da Safety Devices. As backets são da Kirkey racing, com o logotipo da Audi Sport gravado. A procura dos componentes correctos ou mais próximos da versão real, não foi nada fácil.

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Uma das partes mais difíceis foi encontrar os componentes do motor mais próximo dos originais, mas que fossem também práticos nos dias de hoje.

O motor 2.0 de 5 cilindros de competição já não era fabricado, por isso, foi instalado um motor 2.2 Turbo proveniente do UrQuattro. O motor levou outros upgrades como um turbo K26, um radiador Griffin feito à medida, sistema de combustível ATL e uma sistema de gestão programável 034 EFI. O resultado foi um motor com 260cv de potência.

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A transmissão foi melhorada com uma embraiagem em carbono e foi colocado um diferencial Quaife. A suspensão foi alterada com o recurso a um sistema ajustável da Koni. Ao nível da travagem, foram adoptados discos Brembo de maiores dimensões e maxilas da Wilwood com 4 êmbolos na frente. O sistema traseiro levou o sistema original proveniente do Audi 100. As pastilhas foram também alteradas para uso em competição, assim como o sistema ajustável de repartição da travagem.

As jantes são da CCW 9×16’’, com furação 4×100, com medidas ajustadas à perfeita colocação na carroçaria. O carro usa também pneus de competição nas medidas mais próximas dos originais.

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O peso do carro é de apenas 900kg, o que lhe dá uma excelente relação peso/potência e uma condução muito divertida.

Com muito trabalho e dedicação, Perry Mason conseguiu finalizar a sua replicado Audi 80 Coupe GT de grupo 2.

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O Audi original que Perry Mason usou para se inspirar e até copiar, está agora no Museum Mobile na Alemanha onde poderá ser admirado por muitos anos, junto a outros carros históricos da Audi.

Mas Perry Mason não esquece a oportunidade que lhe apareceu por acaso de poder fazer uma excelente réplica do carro que o inspirou uns anos antes, e que podemos admirar nas excelentes fotografias de Mike McConnell.

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Rui Augusto
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