Dois supercarros do fabricante britânico Gordon Murray Automotive (GMA) farão a sua estreia nos EUA no The Quail, A Motorsports Gathering, na Califórnia, na sexta-feira, 18 de agosto. O novo T.33 Spider de capota aberta e o T.50s Niki Lauda, exclusivo para as pistas, serão exibidos pela primeira vez em solo americano, no âmbito de uma semana de actividades que culminará com a corrida do icónico Brabham BT44B de Fórmula 1, concebido por Gordon Murray, nas mãos de Dario Franchitti em Laguna Seca.
Além disso, o primeiro supercarro de produção T.50 – definido pela sua posição central de condução – fará a sua estreia mundial no The Quail. Este T.50 é o primeiro de 100 automóveis de produção, cada um dos quais será totalmente personalizado para o respetivo proprietário. Nem sequer haverá dois exemplares com a mesma cor de pintura. A produção de um máximo de 100 exemplares é um princípio fundamental da GMA que garante a exclusividade dos proprietários dos supercarros da marca, concebidos por especialistas. A mesma exclusividade aplica-se à gama T.33, que inclui o novo Spider revelado no início deste ano e o modelo coupé apresentado pela primeira vez em 2022.
Professor Gordon Murray CBE, Presidente Executivo: “Temos muito para celebrar na Monterey Car Week deste ano. Para além de mostrar o primeiro supercarro T.50 de produção, o nosso T.33 Spider de capota aberta faz a sua estreia nos EUA – um automóvel que proporcionará uma experiência de condução verdadeiramente envolvente e diferente de tudo o resto. Entretanto, o nosso T.50s também faz a sua estreia nos EUA, sob a forma do primeiro protótipo “XP1″. Este automóvel especial – limitado a apenas 25 exemplares – foi concebido para proporcionar uma experiência em pista como nenhuma outra. Mostrar o primeiro protótipo antes do início do seu programa de desenvolvimento é extremamente emocionante”.
Novo T.33 Spider
A nova versão Spider do T.33 foi planeada desde o início do programa do T.33 para garantir que tanto ele como o seu irmão coupé fossem concebidos com os atributos correctos para proporcionar uma condução perfeita. A tecnologia de monocoque de carbono ultraleve do T.33 Spider inclui painéis compostos de fibra de carbono ligados a tubos de alumínio extrudido triangulados em nós de alumínio fundido de precisão. Isto proporciona uma estrutura de carroçaria que oferece o equilíbrio ideal entre elevada rigidez, leveza e níveis excepcionais de segurança e proteção dos ocupantes. Pesando apenas 1.108 kg (2.443 lbs) e com 617 cv (609 bhp) do seu motor Cosworth GMA.2 V12 de 3,9 litros, o Spider proporcionará uma experiência de condução visceral com uma banda sonora inconfundível.
A facilidade de utilização é também uma faceta fundamental do T.33 Spider – o modelo de capota aberta dispõe de 295 litros de espaço para bagagens no total, com uma bagageira dianteira de 115 litros – que também serve de espaço de arrumação para os painéis de tejadilho amovíveis – e mais 180 litros de espaço de arrumação na parte superior traseira do automóvel.
Tanto o T.33 Spider como o seu irmão coupé estarão disponíveis com volante à direita e à esquerda e serão homologados pela UE e pela Federal.
Primeira produção T.50 e T.50s apenas para pista
O primeiro T.50 de produção, que será apresentado no The Quail, constitui um marco importante para a Gordon Murray Automotive. Com a produção agora totalmente em curso, 100 proprietários em todo o mundo irão em breve experimentar o T.50 – concebido para ser o supercarro mais centrado no condutor alguma vez construído. O T.50 apresenta a aerodinâmica mais avançada e eficaz alguma vez vista num automóvel de estrada, com uma proeminente ventoinha traseira de 400 mm (15,7 polegadas) que aumenta o efeito de solo sob a carroçaria para proporcionar uma experiência de condução inigualável.
Juntamente com a sua aerodinâmica que altera a física e o seu motor Cosworth GMA V12 de 670 CV às 12.100 rpm, o T.50 quebra a norma dos supercarros, oferecendo aos proprietários um verdadeiro carácter prático a par da performance.
O T.50s Niki Lauda que será apresentado no The Quail é o XP1 – o primeiro protótipo experimental. Embora o T.50s partilhe a mesma posição de condução central do T.50, é um automóvel completamente novo desde o início, incluindo a sua monocoque de fibra de carbono e todos os painéis da carroçaria. O seu motor Cosworth GMAs de 3,9 litros montado a meio produz 772 cv e acciona as rodas traseiras através de uma transmissão Xtrac instantânea de seis velocidades com patilhas.
Com um preço de 3,1 milhões de libras (sem impostos), o T.50s pesa menos de 900 kg (1.985 libras). O carro possui uma asa delta de 1.758 mm (69 polegadas) de largura montada na traseira do carro, que funciona com o ventilador montado na traseira, um novo divisor dianteiro, aerofólio sob a carroçaria e difusores ajustáveis para gerar até 1.200 kg (2.646 libras) de força descendente.
Phillip Lee, Diretor Executivo do Grupo Gordon Murray: “Os EUA são um mercado extremamente importante para a Gordon Murray Automotive, uma vez que é o lar de tantos proprietários de supercarros conhecedores e entusiastas. Trazer o nosso mais recente modelo, o T.33 Spider, o primeiro T.50 de produção e o protótipo T.50s ‘XP1’ para a Monterey Car Week para partilhar com os nossos proprietários e o público é extremamente importante para nós e indicativo da nossa ambição futura no mercado dos EUA”.
Carro de Fórmula 1 Brabham BT44B concebido por Gordon Murray em Laguna Seca
Durante a Monterey Car Week, a divisão Heritage de Gordon Murray irá correr com o icónico carro de Fórmula 1 Brabham BT44B no Laguna Seca WeatherTech Raceway. Concebido por Gordon durante os seus 17 anos de mandato como Diretor Técnico da equipa de F1 da Brabham, o BT44B deu a Murray a sua primeira vitória em Grandes Prémios, pelas mãos de Carlos Reutemann em Kyalami, África do Sul, em 1974.
Dario Franchitti MBE, da Gordon Murray Automotive, quatro vezes campeão da IndyCar Series e três vezes vencedor da Indy 500, vai correr com o BT44B na Rolex Monterey Motorsports Reunion, em Laguna Seca, durante a Car Week.
Para além da ação de competição no Brabham na sexta-feira, 18, e no sábado, 19 de agosto, Dario também dará voltas de demonstração em Laguna no primeiro T.50 de produção no sábado.
- ESTREIA MUNDIAL DO NOVO TAYRON: SUV CARISMÁTICO E POLIVALENTE COM ATÉ SETE LUGARES - 11 de Outubro de 2024
- HÁ 50 ANOS: WALTER RÖHRL SAGROU-SE CAMPEÃO EUROPEU DE RALIS COM UM OPEL ASCONA - 11 de Outubro de 2024
- CUPRA TERRAMAR JÁ DISPONÍVEL PARA ENCOMENDA EM PORTUGAL - 11 de Outubro de 2024