Menu Fechar

Ducati 1299 Panigale R Final Edition – A última da espécie

Um fim de ciclo é algo que muitas coisas na vida enfrentam, e por vezes é difícil aceitar que algo tão bom possa chegar ao fim. Para que os fãs da Ducati possam adquirir um último ícone, a marca italiana apresentou a versão final da famosa Twin, num modelo recheado de bom gosto e qualidade.

Esta última Panigale a ser produzida tem o melhor da Panigale convencional, da Panigale R e da 1299 Superleggera, ou seja, um conjunto de fortes atributos que tornam esta moto muito apetecível.

O motor (conhecido como Superquadro) derivado da 1299 Superleggera debita cerca de 209 cavalos de potência ás 11000 rpm e 142 Nm de binário ás 9000 rpm.

Esta unidade motriz encontra-se acoplado a uma nova embraiagem e a um novo sistema de escape totalmente em titânio da marca Akrapovic com panelas finais semelhantes às que são usadas no Campeonato do Mundo de Superbikes.

O quadro totalmente igual ao que é usado na exclusiva e leve Panigale Superleggera, é um componente monocoque totalmente em alumínio que utiliza o moto como parte integrante desse mesmo chassis.

A suspensão fica a cargo da conhecida Ohlins, com componentes de elevada qualidade. Um amortecedor de direção também é de série.

O sistema de travagem ficar a cargo da Brembo, com êmbolos M50 monobloco e que se realçam ainda mais com as bonitas jantes de alumínio forjado. Os pneus de série são os Diablo Supercorsa SP.

Com uma panóplia de eletrónica, esta Ducati vem equipada com muitas “ajudas” à condução.

Como o futuro não passará pelos motores de dois cilindros em V, está será uma excelente oportunidade para garantir o último ícone produzido pela marca italiana. Um palmarés que incluiu cerca de 330 vitórias em Campeonatos de Superbikes em todo o mundo.

Não sendo de série limitada, a produção será, contudo, muito reduzida. Já o seu preço de venda ao público será elevado, acima dos 40.000€.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.