Em França já estão activos os radares contra o ruído

Published On 9 de Janeiro de 2022 | Novidades

O cerco aperta cada vez mais na Europa no que diz respeito ao controlo de velocidade dos automobilistas, e agora com uma novidade para deixar a carteira mais leve de muitos franceses.

Falamos de um novo tipo de radar que pretende colocar um travão à poluição sonora, com coimas para quem conduza veículos que emitam ruído acima da homologação permitida em França.

Os primeiros testes destes novos sistemas centraram-se numa estrada do parque natural de Vallée de Chevreuse, uma zona situada nos arredores de Paris.

Estes radares serão instalados em zonas urbanas onde o limite de velocidade é de 50 km/h.

Munidos de microfones e câmaras, estes radares conseguem captar as matrículas e automaticamente controlam o nível de emissão dos ruídos.

Nesta primeira fase esse limite encontra-se fixado em 90 decibéis, podendo ser alterado posteriormente se as autoridades assim o desejaram. A única coisa fixa é mesmo o valor da cóima, falamos de 135 euros.

Será que chegará a outros países da Europa? Acreditamos que sim, dada a vontade expressa da UE em limitar cada vez mais as liberdades dos condutores.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.