Menu Fechar

EOLAB, Renault também em busca do 1L/100KM*

EOLAB_1

A Renault revelou hoje o EOLAB, um protótipo com consumos de apenas 1l/100 km, a que correspondem 22 g de CO2/km em ciclo misto NEDC*.

Para atingir este resultado de excepção foram exploradas três vias de trabalho : redução do peso, aerodinâmica e a inédita tecnologia «Z.E Hybrid», que permite rodar com «zero emissões» nos trajectos quotidianos.

O EOLAB é uma verdadeira vitrina do compromisso da Renault com o ambiente e integra inúmeras novas tecnologias que deverão ser, progressivamente, introduzidas nos modelos da gama da Renault. O EOLAB ilustra a vontade da Renault – que foi pioneira na criação da mobilidade « zero emissões » com a sua gama de automóveis eléctricos – em ir ainda mais longe na redução da pegada ambiental da sua gama de automóveis.

EOLAB_3

As tecnologias para tornar acessíveis os consumos ultra reduzidos
O EOLAB encarna o desafio da Renault, fiel ao seu ADN de marca, de utilizar tecnologias que tornem acessível ao maior número de pessoas os benefícios da redução dos consumos. Um objectivo que pressupõe que as tecnologias utilizadas tenham um custo acessível. O EOLAB combina a utilização de materiais ultra leves, como o alumínio ou o magnésio, mas assumindo, desde o início do projecto, que a produção, em grande série, deste tipo de veículo deverá ser possível num horizonte de 10 anos.

Uma centena de saltos tecnológicos para os futuros modelos da Renault
O EOLAB é muito mais que um exercício de estilo ou apenas uma vitrina de tecnologia: concebido tendo por base um automóvel do segmento B, este protótipo integra quase 100 saltos tecnológicos, realistas do ponto de vista da industrialização, que serão progressivamente integrados nos futuros modelos da gama.

A receita do EOLAB
O excepcional consumo de 1l/100km atingido pelo protótipo é o resultado da combinação do trabalho realizado em três vertentes : aerodinâmica, redução do peso e tecnologia « Z.E. hybrid » gasolina-eléctrico:
Aerodinâmica: linhas desenhadas para oferecer a menor resistência ao ar e a introdução de equipamentos como um spoiler activo e flaps laterais que se activam como ailerons;
Redução do peso: uma « cura de emagrecimento » de 400 kg face a um automóvel do segmento B, graças a uma carroçaria que combina o aço, o alumínio e materiais compósitos, bem como um surpreendente tejadilho em magnésio que pesa apenas 4kg. Esta redução do peso também se traduziu em dimensões inferiores do protótipo e, por consequência, em menores custos dos órgãos mecânicos do protótipo, (motor, bateria, rodas, travões…) para financiar a escolha de materiais mais onerosos para a carroçaria.
Tecnologia Z.E. Hybrid: esta nova solução híbrida recarregável assegura um nível de consumos extremamente reduzido e, sobretudo, a mobilidade « zero emissões » em trajectos inferiores a 60km, a uma velocidade até 120km/h. A tecnologia Z.E. Hybrid irá complementar, nos próximos anos, a oferta 100% eléctrica « zero emissões » da Renault.

EOLAB_2

A contribuição para o plano «Nouvelle France Industrielle»
Com o protótipo EOLAB, a Renault prepara as tecnologias necessárias para colocar no mercado, até 2020, um automóvel capaz de realizar consumos inferiores aos 2l/100 km, correspondendo ao desafio lançado pelo governo Francês no âmbito do seu plano « Nouvelle France Industrielle ». A Renault trabalhou numa lógica de partilha de inovação com os seus parceiros franceses da fileira automóvel, como a Saint-Gobain para os vidros, a Faurecia para os bancos, a Michelin para os pneumáticos e a Continental para o sistema de travagem. A Renault apoiou-se, ainda, no “know how” de outros parceiros como a Posco, para os elementos em magnésio.

EOLAB Concept: um concept-car para fazer sonhar
Com base no protótipo EOLAB, os designers criaram o concept-car EOLAB Concept, que será apresentado no Salão de Paris, no início de Outubro. Um concept-car que leva ainda mais longe o desenho das linhas e dos detalhes, de forma a evocar plenamente as noções de leveza e de aerodinamismo. O EOLAB Concept tem um estilo fluido e aerodinâmico que alia o design e a tecnologia, mas também a sedução e a eficiência. A Renault demonstra assim que é possível combinar a sedução e a magia à extrema eficiência de um protótipo de consumos ultra reduzidos.

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.