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ERNASCA SILVER FLAG: 27ª EDIÇÃO CELEBRA O ESTILO INTEMPORAL DA MASERATI

A 27ª edição da Vernasca Silver Flag terá lugar de 9 a 11 de junho. Esta competição dedicada a automóveis clássicos evoca a histórica rampa – levada a cabo de 1953 a 1972 –; todos os anos, enche de espetadores as montanhas de Piacenza, ao longo de um percurso que vai da encantadora vila medieval de Castell’Arquato a Vernasca, uma pequena cidade aninhada nos Apeninos Ligurianos.

A Maserati estará presente no evento deste ano. A marca do Tridente irá fazer alinhar quatro joias históricas, em exposição num espaço especialmente dedicado para o efeito. Também tomarão parte na lendária subida, em que centenas de automóveis clássicos desfilarão entre os mais emblemáticos e apelativos modelos da história do automóvel.

Maserati estará em “casa” na corrida organizada pelo CPAE Club Piacentino Automotoveicoli d’Epoca, de que faz parte do livro de honra graças à vitória, em 1956, de Fernando Pagliarinino no Maserati 150S, e à vitória de Odoardo Govoni, em 1961, ao volante do Maserati Tipo 60.

A dinâmica prova, destinada à recuperação e preservação de automóveis clássicos, tem o seu apogeu com um desfile, sem paralelo na sua classe, das mais estimadas marcas. Automóveis de competição, construídos desde os inícios do século 20 até 1972, disputarão os grandes prémios da competição: de carros de rali a modelos construídos antes da guerra; de protótipos a monolugares; passando pelos mais memoráveis automóveis de turismo. A melhor conservação e o melhor restauro receberão prémios, tal como acontecerá com várias outras categorias.

Neste autêntico museu em movimento, a Maserati irá reinar na edição de 2023. A Vernasca Silver Flag irá celebrar a casa do Tridente, e a sua história exemplar de paixão, de tenacidade, e de génio criativo, de engenharia, e mecânico, bem como os incontáveis sucessos que levaram a marca sedeada em Modena aos circuitos de todo o mundo.

No sábado, 10 de junho, e domingo, 11 de junho, a competir entre as tortuosas curvas panorâmicas de uma das corridas históricas mais aguardadas pelos adeptos dos clássicos, estará o Maserati A6GCS-53 Berlinetta Pininfarina de 1953 – 4 modelos produzidos, a criação dos quais constituiu um marco, e um ponto de viragem, entre os mundos dos automóveis de competição e os automóveis de estrada. Trata-se de uma berlinetta com 170 cv, com uma velocidade máxima de 235 km/h, que é uma verdadeira sessão de treino físico para os especialistas das quatro rodas.

Junto a ele, na passadeira, estará um dos mais bem-sucedidos modelos desportivos de dois litros do seu tempo, o Tipo A6-1500 GranTurismo de 1949, que fez a sua estreia no Salão Automóvel de Genebra de 1947. Caracterizado pelo seu design da autoria da Pininfarina, e a fundamental inovação de um chassis tubular que incluiu componentes com uma secção transversal circular, apenas 58 exemplares foram produzidos.

O Maserati Birdcage Tipo de 1961, do qual foram fabricadas 17 unidades, foi um oponente formidável para todos os fabricantes de automóveis que participaram nas corridas desse tempo, resultado do seu comportamento, e sua facilidade de condução, extraordinários. Por último, mas não menos importante, a estes modelos juntar-se-á o Tipo 320 S de 2001, o ponto de partida para o regresso do Tridente aos circuitos, que, simultaneamente, assinalou o seu, então, iminente relançamento no mercado dos EUA: um espécime único, com o seu popular motor V8 a 90° de 3,2 litros, turbocomprimido, com turbinas duplas, e a capacidade para entregar 370 cv, levando o modelo a uma velocidade máxima próxima dos to 300 km/h.

A “escolta” para as belezas clássicas será composta por um Maserati GranTurismo e por um Maserati Grecale, disponibilizados para test drive pelo TridenteClub: o passado e o presente da marca do Tridente reúnem-se para um evento com uma aura internacional; uma competição dinâmica dos maiores nomes do panorama automobilístico mundial, com um encanto intemporal.

Sérgio Gonçalves

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