Menu Fechar

Escolher o melhor pneu: Pneus todas as estações, de Inverno e de Verão

Escolher o melhor pneu que tenha as caraterísticas que permitam ter uma condução segura em qualquer estação do ano não é fácil. São três as opções principais de pneus:

  • pneus para todas as estações,
  • pneus de Inverno e
  • pneus de Verão.
  • Saber as caraterísticas, vantagens e desvantagens de cada opção é essencial para saber escolher o melhor pneu para a sua situação.

    Pneus de Inverno e de Verão: o que são?

    Os pneus de Inverno e os pneus de Verão são pneus adaptados às condições climáticas presentes em cada uma das estações.

    No caso dos pneus de Inverno, são pneus adaptados a climas extremos, para condução em estradas com muito gelo e neve e em locais em que as temperaturas são, durante o Inverno, constantemente abaixo de 7°C.

    pneus inverno

    Os pneus de Inverno têm um efeito de lâmina, que aumenta a aderência em pisos gelados. As ranhuras do pneu são desenhadas para permitir que a água e neve evacuem com rapidez.

    pneus verão

    Já os pneus de Verão são pneus adaptados a climas quentes, nos quais a condução é feita em asfalto com temperaturas elevadas.

    Estes pneus aderem muito bem à estrada e têm uma qualidade de travagem elevada em pisos quentes e secos.

    Pneus para todas as estações: a melhor escolha?

    Os pneus para todas as estações surgiram nos anos 70 para definir os pneus standard, com caraterísticas que permitem oferecer segurança e estabilidade em climas amenos e temperados.

    Este tipo de pneu é uma solução alternativa, prática e económica para equipar o seu carro com pneus que permitem uma condução o ano todo, sem ser necessário mudar os pneus com regularidade.

    Os pneus para todas as estações são aconselhados unicamente para conduções em climas que não são caraterizados por condições climáticas adversas ou demasiado agressivas.

    Se estiver num local onde é costume nevar no Inverno ou onde as temperaturas ultrapassam sempre os 40°C no Verão, é aconselhado equipar o seu veículo com pneus adaptados à estação em questão.

    Rui Augusto
    Segue-me
    Latest posts by Rui Augusto (see all)

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.