ESTREIA DO PEUGEOT 9X8 NO CAMPEONATO DO MUNDO FIA DE RESISTÊNCIA 

Published On 23 de Maio de 2022 | Desporto, Notícias

No dia 10 de julho de 2022, em Monza (Itália), iniciar-se-á uma nova era para a PEUGEOT e para a Endurance. Após os vitoriosos 905 e 908, o PEUGEOT 9X8, a mais recente criação original da marca francesa, irá estrear-se nas pistas do Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC), trazendo uma filosofia conceptual sem precedentes à disciplina.

Este Hypercar disruptivo, que se distingue, em primeiro lugar, pela ausência de uma asa traseira, cumpre com a nova regulamentação Le Mans Hypercar (LMH) ACO/FIA, que privilegia programas mais acessíveis do que o LMP1, mas igualmente competitivos. O modelo reflete a estratégia da PEUGEOT, através de um visual único, caracterizado por uma postura felina e por uma silhueta de pureza sem precedentes, com uma forte identificação para com a marca através das óticas e a assinatura luminosas de três garras, típica dos modelos de série. Destaca-se ainda pelo seu savoir-faire tecnológico, no domínio da eletrificação / hibridização, essenciais para a transição energética, um requisito de excelência não só em termos de competição como junto dos seus clientes.

Sedução pelo design, Emoção do prazer de condução e paixão pela competição, e Excelência tecnológica: os três pilares da PEUGEOT são os alicerces deste programa de competição, deste regresso ao universo das corridas de Resistência, em particular, às 24 Horas de Le Mans, evento extraordinário e ideal para medir e validar as competências e as tecnologias. É com enormes ambições que a PEUGEOT decidiu assumir este desafio, com a sua equipa e o seu novo modelo de competição.

A preparação deste desafio desportivo e tecnológico

O PEUGEOT 9X8 é um protótipo Híbrido elétrico de quatro rodas motrizes, alimentado por um conjunto mecânico inteiramente concebido, desenvolvido e gerido pelas equipas da PEUGEOT Sport. O bloco V6 biturbo de 2,6 litros, com 520 kW, distribui a potência às rodas traseiras; já o motor elétrico específico, de elevada performance, com 200 kW aplicado às rodas dianteiras, bem como o inversor baseado em carboneto de silício, foram concebidos em parceria com a Marelli; a bateria de alta tensão de 900 V foi, por sua vez, desenvolvida em conjunto com a TotalEnergies / Saft. A Michelin fornece os pneus que cumprem os regulamentos dos Hypercar.

O PEUGEOT 9X8 apresenta-se com medidas atléticas: um comprimento de 4,995 metros por 2 metros de largura e uma altura de 1,145 metros, pesando 1.030 quilogramas. Integra um depósito com capacidade para 90 litros de combustível TotalEnergies 100% renovável, excellium racing 100.

O trabalho de colaboração entre as equipas de Design da PEUGEOT, sob direção de Matthias Hossann, e da PEUGEOT Sport, orientadas por Olivier Jansonnie, realizado a um nível sem precedentes, levou à criação de uma viatura racing e extremada, quebrando os códigos em vigor. Aquando da apresentação da maquete em que se anunciou o concept do PEUGEOT 9X8, em julho de 2021, muitos pensaram que a ausência de uma asa traseira se limitaria a uma pura declaração de intenções. A correta interpretação dos regulamentos LMH ACO/FIA levou a equipa de Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da PEUGEOT Sport, a optar por esta solução.

Os testes em pista, realizados desde dezembro em cinco circuitos diferentes, e com características específicas – Portimão, Le Castellet, Motorland Aragon, Barcelona e Magny-Cours – reforçaram a validade deste conceito inovador: o modelo de competição hoje apresentado, em reveal mundial, em Portimão, antes de uma nova sessão de testes, está em linha com a visão apresentada pelo concept de 2021.

Ao longo de 25 dias, o PEUGEOT 9X8 cumpriu mais de 10.000 quilómetros de testes. Paralelamente, o trabalho de homologação da viatura foi realizado com as equipas da FIA, enquanto os homens de François Coudrain, Diretor da Cadeia de Tração, desenvolviam a sua motorização no banco de ensaios, no simulador e em pista.

Estas fases, essenciais à transformação, fiabilidade e busca de performance do Hypercar, exigiam, assim, uma entrada em competição após a realização das 24 Horas de Le Mans. O PEUGEOT 9X8 irá, por isso, fazer a sua estreia no Campeonato do Mundo FIA de Resistência no próximo dia 10 de julho, nas 6 Horas de Monza, o chamado templo da velocidade. É ali que o modelo se irá apresentar pela primeira vez em termos oficiais, frente ao público e aos adversários.

Uma equipa experiente e competente

Para se destacar dentro e fora da pista, o TEAM PEUGEOT TotalEnergies juntou forças com um lote de parceiros internacionais, essenciais ao desenvolvimento e reconhecidos nas suas áreas de especialização.

A Capgemini (inteligência artificial) e a PEUGEOT Sport trabalham em conjunto nas estratégias de otimização da eficiência do 9X8, incluindo a gestão energética, tanto em aceleração como no domínio da regeneração.

A PEUGEOT Sport e a Modex confrontam as suas ideias, inspirações, visões tecnológicas e de inovação, de forma a gerar sinergias e a tirar partido das ligações entre as duas marcas.

A icónica marca italiana de equipamentos de competição, Sparco, fornece à equipa o equipamento de segurança essencial à competição.

As equipas dinamarquesas da Jack & Jones desenvolveram um vestuário oficial específico para cada membro do TEAM PEUGEOT TotalEnergies.

Todos os parceiros são impulsionados pelo mesmo espírito de competição, inovação e progresso, essenciais para se alcançarem os objetivos.

Le Mans 2022, Le Mans 2023

Em 2023, o TEAM PEUGEOT TotalEnergies irá alinhar na edição do Centenário das 24 Horas de Le Mans, frente a inúmeros adversários internacionais que, tal como a PEUGEOT, optaram por viaturas LMH, ou pelos Le Mans Daytona Hybrid (LMdH). Este encontro, definido pelos inúmeros especialistas como o pináculo da nova era de ouro da Resistência, promete, por isso, tornar-se histórico.

Ainda que não faça alinhar o 9X8 na edição de 2022 da jornada francesa, a PEUGEOT quis, já a partir deste ano, ir ao encontro dos seus fãs, antes e durante as próximas 24 Horas de Le Mans. Em associação com o Automobile Club de l’Ouest, organizador do evento, irá realizar uma exposição intitulada “ALLURE – LE MANS“, dedicada à epopeia da marca PEUGEOT no Circuito de La Sarthe, que abrirá as suas portas no dia 21 de maio, no museu das 24 Horas de Le Mans. A maquete original do PEUGEOT 9X8 irá ali manter-se em lugar de destaque até setembro.

Os espectadores da edição de 2022 das 24 Horas de Le Mans também poderão ter um ponto de encontro no paddock, num espaço dedicado em que se poderá ir ao encontro do PEUGEOT 9X8, e numa loja de merchandising que permitirá adquirir os equipamentos oficiais da equipa, sob o label da Jack & Jones. Os fãs mais fervorosos terão ainda a oportunidade de degustar os cocktails Kryptonite, apelidados em homenagem à nova cor de excelência da PEUGEOT Sport.

Seis Pilotos oficiais ao volante dos PEUGEOT 9X8

Serão seis os pilotos que irão compor as duas formações que irão alinhar em Itália, nas 6 Horas de Monza, no dia 10 de julho: Paul Di Resta (Escócia), Loïc Duval (França), Mikkel Jensen (Dinamarca), Gustavo Menezes (EUA/Brasil), James Rossiter (Inglarerra) e Jean-Éric Vergne (França). A divisão dos pilotos será formalizada ao longo das próximas semanas, na sequência dos derradeiros testes a realizar antes da entrada oficial em competição. Os PEUGEOT 9X8 irão, depois, também competir nas 6 Horas de Fuji (setembro) e nas 8 Horas do Bahrain (novembro).

Linda Jackson, CEO / Diretora Geral da PEUGEOT“O compromisso da PEUGEOT para com o Campeonato do Mundo FIA de Resistência é mais uma prova da criatividade e da paixão inata da marca pela competição. Contribui, ainda, para a transferência essencial de tecnologias das corridas para os modelos de série, nomeadamente no domínio da eletrificação. Para participar na transição energética a PEUGEOT compromete-se a produzir uma gama 100% eletrificada até 2024 e, para que possamos dar os próximos passos para uma oferta europeia 100% elétrica em 2030, queremos destacar-nos neste campo. A competição ajuda-nos a fazê-lo. Muito antes de o PEUGEOT 9X8 se estrear em competição, os seus engenheiros já haviam transferido o seu sistema híbrido para um modelo de série, o 508 PEUGEOT Sport Engineered. Outras aplicações das lições aprendidas com o PEUGEOT 9X8 estão neste momento em preparação.”

Jean-Marc Finot, Diretor da Stellantis Motorsport“Hoje, em Portimão, o TEAM PEUGEOT TotalEnergies apresenta o PEUGEOT 9X8, o protótipo Le Mans Hypercar. Esta proposta ‘racing’ e extrema, que integra o ADN da marca, é o resultado de um intenso trabalho de equipa entre as nossas estruturas Desportivas e de Design, com o apoio valioso dos nossos parceiros principais e cruciais nas respetivas áreas de especialização. O sucesso na competição só pode derivar desta fusão de competências.”

Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da PEUGEOT Sport“Ao apresentarmos hoje o nosso carro de corridas, cumprimos a promessa feita no Verão passado: o PEUGEOT 9X8 de competição não trai, de forma alguma, as intenções desvendadas em julho de 2021. O desafio dos últimos meses tem sido duplo: a nossa equipa reconstruiu-se enquanto concebia uma viatura, desenvolvendo-a para a competição. Algumas semanas antes deste primeiro confronto internacional, em Monza, o PEUGEOT 9X8 multiplicou os quilómetros em testes realizados em diferentes pistas. Nada substitui a competição. Estamos, portanto, ansiosos para avaliar o potencial do nosso Hypercar Híbrido-Elétrico, desenvolvido nos nossos ‘ateliers’, e que serve de montra às nossas competências nomeadamente em matéria de hibridização.”

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.