Menu Fechar

Estreia mundial: Bizzarrini divulga as primeiras imagens completas do Giotto

Em fevereiro de 2023, a Bizzarrini ofereceu o primeiro vislumbre de um Hyper GT totalmente novo: o Giotto. Seis meses mais tarde, após uma análise aerodinâmica que validou o estilo concebido por Giugiaro, são reveladas as primeiras imagens completas do Giotto, juntamente com os primeiros pormenores do grupo propulsor V12 exclusivo da Bizzarrini. Em conjunto, estas imagens constituem um marco importante na viagem rumo às primeiras entregas aos clientes do Giotto, planeadas para o início de 2026.

Batizado com o nome do virtuoso da engenharia e fundador da empresa, Giotto Bizzarrini, o Giotto foi concebido por Giorgetto Giugiaro, juntamente com o seu filho Fabrizio, na GFG Style em Turim, Itália. Isto reacende uma parceria de marca estabelecida pela primeira vez há 60 anos, quando um jovem Giorgetto, enquanto trabalhava na Bertone, contribuiu para o design do icónico Bizzarrini 5300 GT original. Agora, os seus subtis refinamentos na carroçaria de fibra de carbono personalizada do Giotto criaram um sucessor espiritual que oferece beleza, desempenho e facilidade de utilização.

Uma mistura convincente de passado e presente, Giorgetto e Fabrizio capturaram elementos dos mais lendários Bizzarrinis de todos os tempos e reinterpretaram-nos para a era moderna. As proeminentes aberturas duplas do capot dos Bizzarrinis originais evoluíram para um novo carácter visual frontal do Giotto. À medida que os faróis LED ultra finos convergem para o centro do capot, estes enquadram o proeminente emblema Bizzarrini montado ao centro, tal como era enquadrado no 5300 GT.

De perfil, o Giotto é marcado por uma reimaginação do pilar B triangular do 5300GT e um para-brisas traseiro que envolve tão elegantemente que parece cair em cascata sobre as cavas das rodas. Com motor central traseiro, a postura predatória do Giotto é uma representação visual da enorme potência fornecida pelas suas rodas traseiras.

Por baixo das linhas curvas do painel traseiro encontra-se o exclusivo motor V12 Bizzarrini, produzido em parceria com a Cosworth. O novo Bizzarrini V12 de aspiração natural cumprirá todos os regulamentos legislativos e de emissões a nível mundial e está a ser concebido para proporcionar o máximo envolvimento e facilidade de condução. Num tributo pungente e apropriado a Giotto Bizzarrini, conhecido pelo seu trabalho no Lamborghini V12 original, o motor terá uma capacidade de 6626cc – a data do seu nascimento, 6 de junho de 1926.

O génio de Giotto Bizzarrini continua a ser a inspiração para este novo supercarro, não só na escolha do grupo propulsor, mas também na procura da eficiência aerodinâmica. Tal como desenvolveu o design de vanguarda para a lendária “carrinha de pão” baseada no Ferrari 250, as equipas técnicas e de design por detrás do Giotto concentraram-se no desempenho através da pureza da forma. O separador dianteiro e o difusor traseiro em forma de diedro, derivados da Fórmula 1, combinam-se com a elegante asa traseira fixa integrada para assegurar uma força descendente adequada a todas as condições de condução.

Um dos talentos mais reconhecidos de Giotto Bizzarrini foi a sua capacidade de ultrapassar os limites da engenharia contemporânea. Na sua época, Bizzarrini utilizou extensivamente os materiais leves mais resistentes disponíveis. Da mesma forma, a construção do Giotto utiliza os materiais mais leves, mais fortes e mais adequados disponíveis atualmente. Para além da elegante pele em fibra de carbono, o Giotto baseia-se numa estrutura de carroçaria em fibra de carbono, com base em tecnologias e processos de fabrico desenvolvidos nos desportos motorizados de topo.

Para complementar a experiência técnica de Chris, adquirida durante o seu tempo na Aston Martin, Tesla, Apple e Rimac, a organização também beneficia da experiência do seu atual CEO, Ian Fenton, que traz uma experiência significativa da Ford e da Aston Martin, juntamente com o CCO, Julian Jenkins, com os seus 30 anos de experiência a nível sénior em muitas marcas de automóveis de luxo, incluindo a Jaguar Cars, Porsche, Bentley, Aston Martin e Rolls Royce Motor Cars.

Com as entregas do 5300 GT Corsa Revival bem encaminhadas e o projeto Giotto claramente definido, Bizzarrini entra numa nova fase. Para supervisionar a entrega dos futuros automóveis e a expansão contínua da marca Bizzarrini, Julian Jenkins é nomeado Diretor Executivo com efeitos a partir de 1 de novembro de 2023. Ian Fenton, que tem sido fundamental para orquestrar o ressurgimento da marca, deixará o cargo de CEO, mas continuará envolvido como consultor, juntamente com o Dr. Ulrich Bez, anteriormente CEO da Aston Martin e com funções de engenharia sénior na BMW e na Porsche.

Rezam Al Roumi, proprietário da Bizzarrini, faz eco do sentimento que reflecte a sua paixão pessoal pela Marca e o seu empenho no seu futuro. “O legado de Giotto Bizzarrini estende-se por mais de 60 anos e é atribuído a muitos dos automóveis e motores mais emblemáticos do nosso tempo, sobretudo aos que têm o seu próprio nome. Como guardião desta notável Marca, estou empenhado em devolver à Bizzarrini o seu lugar de direito no sector automóvel de luxo, bem como em criar novas oportunidades para envolver e encantar os nossos clientes mais exigentes.”

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.