‘Status quo’ do segmento. A Volkswagen R apresenta o Golf mais potente da atualidade: o novo Golf R1 com 245 kW (333 cv). Os novos valores de potência máxima correspondem a um aumento de 10 kW em relação ao antecessor. De série. Até agora, esta potência só estava disponível em modelos especiais exclusivos e nunca o Golf R esteve disponível com esta potência. Também nesta última geração, a velocidade máxima pode ser aumentada em 20 km/h para 270 km/h2, adicionando o pacote Performance4, fazendo dos modelos Golf R os Volkswagen mais rápidos do mundo, juntamente com o Arteon R Shooting Brake6.
Design mais apurado, novo hardware e software. Os modelos Golf R 2024 são claramente reconhecíveis pela sua frente redesenhada com novos faróis LED, um emblema Volkswagen que é agora iluminado pela primeira vez, novas cortinas de ar no para-choques, novos grupos de luzes traseiras LED e as novas jantes forjadas Warmenau4 de 19 polegadas disponíveis como opção. Os novos detalhes no interior incluem um sistema de infotainment de última geração com um ecrã visualmente independente e uma nova estrutura de menus. O Digital Cockpit Pro nas versões com o pacote Performance foi melhorado com um novo medidor G e um cronómetro de voltas por GPS. Apesar do aumento de potência, do sistema de infotainment de nova geração, das inúmeras melhorias nos detalhes e do sistema de controlo adaptativo do chassis DCC3. As pré-vendas em toda a Europa começam em junho, coincidindo exatamente com o 50º aniversário do Golf. Outros mercados globais seguir-se-ão sucessivamente.
O exclusivo Golf R Black Edition. A estreia dos novos modelos R é mais um ponto alto na longa história de sucesso do Golf R. Começou no verão de 2002 com o lendário Golf R325 (177 kW/241 cv) – este automóvel e os seus quatro sucessores venderam até agora mais de 250.000 unidades. O sistema de tração integral 4MOTION e a máxima performance são denominadores comuns e podem, naturalmente, ser encontrados também nos modelos Golf R 2024. Tal facto é particularmente evidente no exemplo do novo Golf R Black Edition, um modelo exclusivo que estará disponível para encomenda imediatamente após o lançamento no mercado. O Golf R Black Edition foi concebido para ter um visual completamente escuro e tem uma velocidade máxima de 270 km/h2. Possui características como jantes Estoril pretas de 19 polegadas (jantes Warmenau forjadas de 19 polegadas em preto disponíveis como equipamento opcional), emblemas e logótipos R escurecidos da Volkswagen, pinças de travão R pretas com um logótipo R escuro e ponteiras de escape pretas. Os novos faróis LED IQ.LIGHT escurecidos são também de série. O equipamento de série inclui também o pacote Performance: além da velocidade máxima mais elevada, oferece dois modos adicionais para os entusiastas dos desportos motorizados que também conduzem em pistas longe do tráfego rodoviário normal: Drift e Especial. Este último foi especificamente adaptado ao Nordschleife de Nürburgring. O downforce adicional é proporcionado por um spoiler maior no tejadilho através do qual o fluxo de ar é encaminhado. O pacote Performance inclui também o totalizador de voltas GPS e o medidor G. As fronteiras entre a produção em série e o desporto motorizado são aqui quebradas num novo e fascinante nível de performance.
Jantes de alta tecnologia da Volkswagen R. As novidades são as já mencionadas jantes forjadas Warmenau4 de 19 polegadas (com o nome da sede da Volkswagen R na cidade de Warmenau, nos arredores de Wolfsburg). Com um peso de apenas oito quilogramas por jante, são cerca de 20% mais leves do que as jantes de liga leve comparáveis – o que reduz as massas não suspensas e garante um comportamento perfeito. Além disso, o grau de abertura muito grande das jantes (71%) melhora a estabilidade e a resistência ao desgaste, uma vez que os travões são arrefecidos de forma ainda mais eficaz e, por conseguinte, sujeitos a menos stress térmico, especialmente em pista.
Tendo por base o Golf modernizado. Os novos modelos Golf R baseiam-se na oitava geração do Golf, que foi recentemente atualizada. Os faróis LED IQ.LIGHT4 são uma nova característica técnica; oferecem, pela primeira vez, um feixe principal de elevada performance com um alcance até 15% mais longo. Como já foi descrito acima, todos os modelos Golf R estão equipados com um sistema de infotainment completamente novo que é operado através de um novo ecrã tátil independente (32 cm/12,9 polegadas de diagonal). Além disso, a utilização do volante multifunções foi otimizada. Tal como anteriormente, uma característica especial é o botão azul R, que ativa os vários perfis de condução, incluindo o exclusivo modo Race. Para evitar a ativação involuntária do modo Race, o limiar de ativação do botão R foi aumentado. A regulação da velocidade quando o Cruise Control Adaptativo (ACC) está ativo também é agora mais intuitiva: o botão mais (+) no volante aumenta a velocidade em 10 km/h de cada vez que é premido, enquanto o botão menos (-) reduz a velocidade em 10 km/h. O botão SET pode ser utilizado para aumentar a velocidade em incrementos de 1 km/h, enquanto o botão RES reduz a velocidade em 1 km/h cada vez que é premido.
Assistente de voz inteligente. Uma novidade a bordo é o assistente de voz IDA4, que pode ser utilizado para controlar funções clássicas como o sistema de ar condicionado, o telefone ou o sistema de navegação e para ativar características específicas como os perfis de condução e o modo Race. Pela primeira vez, o controlo por voz pode aceder ao ChatGPT e, assim, utilizar o potencial da inteligência artificial (IA) para responder a todas as perguntas de conhecimento geral possíveis.
MECÂNICA TURBO PODEROSA
Fase evolutiva mais poderosa. O motor de injeção direta turbo (TSI) de quatro cilindros e 1.984 cm3 dos novos modelos Golf R representa a fase evolutiva mais potente do bloco EA888 LK3 evo4. A potência máxima do motor afinado pela Volkswagen R está disponível entre as 5.600 e as 6.500 rpm e os 420 Nm de binário máximo entre as 2.100 e as 5.500 rpm. Este motor turbo não tem turbo lag e liberta espontaneamente a máxima potência em todas as exigências de condução. O motor de injeção direta é geralmente caracterizado por soluções inovadoras e detalhes peculiares, como o reencaminhar de gases de escape arrefecidos a água para o turbocompressor. Graças a uma unidade reguladora do líquido de refrigeração totalmente eletrónica, o TSI apresenta uma gestão térmica muito eficiente com uma fase de aquecimento curta. A consequente redução das perdas por fricção contribui para reduzir o consumo de combustível. O motor também se caracteriza por uma regulação variável das válvulas com duplo controlo da árvore de cames. Além disso, a elevação da válvula pode ser comutada em duas fases no lado do escape. Esta solução permite um controlo ótimo das trocas gasosas no que diz respeito à performance, ao consumo e às emissões de escape. O TSI transfere a sua potência para uma caixa de velocidades automática de sete velocidades (DSG) e para o sistema de tração integral 4MOTION com R Performance Torque Vectoring.
Perfis de condução: 5+2. No Golf R, estavam anteriormente disponíveis os perfis de condução Comfort, Sport, Race e Individual, bem como Special e Drift em conjunto com o pacote Performance. Este espetro é agora alargado com o perfil de condução Eco, que torna as viagens de lazer ainda mais sustentáveis. O perfil Comfort foi modificado: nas novas versões do Golf R, as características da caixa de velocidades DSG de sete velocidades foram alteradas para que a troca de relações seja efetuada cerca de 100 rpm mais tarde. O perfil Comfort é, assim, ainda mais desportivo. No perfil Sport, o sistema Start/Stop e a função de desaceleração são desativados. Além disso, o controlo seletivo do binário das rodas e todo o sistema de tração são configurados para se tornarem extremamente desportivos. No perfil Race, características como o DCC, o controlo seletivo do binário das rodas, a direção progressiva e a tração integral são ajustadas mais uma vez para uma configuração significativamente mais desportiva. No modo Individual, o condutor pode definir ele próprio uma vasta gama de parâmetros.
Perfil R ainda mais apurado. A performance da nova geração do Golf R é ainda melhorada no perfil de condução Race – que pode ser ativado através do botão azul R à esquerda no volante, no sistema de infotainment ou por controlo de voz. Neste caso, o turbocompressor é pré condicionado para que a turbina seja mantida a uma velocidade mais elevada, mesmo quando se conduz com carga parcial, por exemplo, a uma velocidade constante. Como resultado, a entrega de potência é mais espontânea sempre que se volte a acelerar. No modo Race, a válvula do acelerador também é aberta nas fases de ultrapassagem: se o condutor aliviar o acelerador antes de uma curva e voltar a acelerar depois do apex, pode sentir claramente o aumento mais rápido do binário do motor. Tudo isto otimiza o comportamento e a dinâmica do veículo. Os perfis adicionais Special e Drift estão disponíveis no pacote Performance.
Perfil Special. O perfil Special foi configurado especificamente para o Nordschleife de Nürburgring e configura uma afinação mais suave para o amortecimento do DCC em comparação com o modo Race, para garantir que o Golf R consegue manter o máximo contacto com a estrada na pista ondulante e irregular do Nordschleife. O controlo adaptativo do chassis DCC é aqui configurado com uma configuração vertical especial; uma afinação otimizada para a dinâmica lateral é também conseguida através do Vehicle Dynamics Manager e do controlo seletivo do binário das rodas, para que o veículo lide perfeitamente com as curvas de Nürburgring. O condutor pode também desativar manualmente o Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC). Além disso, as reduções de velocidade no modo automático da caixa DSG – efetuadas em função da pressão no pedal de travão – correspondem perfeitamente a cada desaceleração antes das curvas. A mudança atual é mantida em função da aceleração lateral e da velocidade a que o acelerador é libertado (“Fast Off”). No modo manual da caixa DSG, as habituais mudanças de velocidade forçadas e o kickdown também são omitidos, de modo a oferecer ao condutor o máximo controlo sobre as relações engrenadas. Para o motor turbo, isto significa que as mudanças de carga são ajustadas de forma a otimizar a resposta da direção e a dinâmica em curva. Além disso, a rotação do motor é aumentada para melhorar a performance em arranque e o acelerador é adaptado para um controlo ótimo.
Perfil ‘Drift’. No perfil Drift, os parâmetros para o controlo ESC (mudar para ESC Sport) e a distribuição de potência através do sistema de tração integral permitem ao Golf R fazer drift em pistas privadas. Para garantir que o perfil só é selecionado em estradas privadas, o sistema de infotainment apresenta sempre uma mensagem de confirmação antes de ser ativado.
O motor arranca a uma rotação superior. Os novos Golf R oferecem inúmeras características de performance melhoradas que tornam a condução deste Volkswagen uma experiência especial. O arranque do motor a rotações mais elevadas é um exemplo: se o condutor premir o botão de arranque (Engine/Start) sem travar durante pelo menos 1,5 segundos e depois ligar o motor carregando no pedal do travão, a rotação de arranque aumenta automaticamente, por breves instantes, para 2.500 rpm. Este modo é sublinhado por uma declaração acústica, cum um profundo borbulhar.
Sonoridade de competição – no interior e no exterior. O som do sistema de escape foi, de um modo geral, desenvolvido para melhorar o feedback acústico e a sensação característica de desporto motorizado do Golf R. No exterior, é possível ouvir a sonoridade do escape a partir das 2.500 rpm, um som típico do mundo do desporto motorizado. No interior, um atuador de som assegura que o motor tem um timbre ainda mais áspero, mais uma vez evocando os desportos motorizados. O som do sistema de escape em titânio R-Performance da Akrapovič4, agora ainda mais rico, foi igualmente otimizado.
TRAÇÃO INTEGRAL – FORÇA BEM DISTRIBUÍDA
4MOTION com R Performance Torque Vectoring. Todas as versões do Golf R estão equipadas com um sistema de tração integral 4MOTION com R Performance Torque Vectoring. A transmissão desenvolvida pela Volkswagen R distribui a potência de forma variável entre os eixos dianteiro e traseiro e entre as rodas traseiras esquerda e direita. Funciona da seguinte forma: o diferencial do sistema de tração 4MOTION, já conhecido de outros modelos Volkswagen com plataforma MQB, transfere a potência através de uma embraiagem multidiscos para as rodas traseiras esquerda e direita, com uma relação de 50:50 – mesmo quando o diferencial lhes permite rodar a velocidades diferentes nas curvas. O novo sistema de tração integral 4MOTION com vectorização de binário R Performance, desenvolvido para o Golf R, pode adicionalmente distribuir o binário de forma variável entre as duas rodas traseiras. Graças à potência seletiva nas rodas, até 100% do binário possível pode ser direcionado para a roda do lado de fora da curva, o que permite reduzir o raio de curva e eliminar a subviragem, levando a um comportamento visivelmente mais ágil. A intensidade da distribuição de potência é determinada pelo ângulo de direção atual, pela posição do pedal do acelerador, pela aceleração lateral e pela velocidade. O condutor pode utilizar os perfis de condução para influenciar o funcionamento dos sistemas da dinâmica do veículo e do sistema de tração integral 4MOTION com R Performance Torque Vectoring.
GERIR AS LIGAÇÕES À ESTRADA
Eixo dianteiro MacPherson, eixo traseiro four-link, direção progressiva, travões de 18 polegadas. A configuração base do equipamento desportivo, com suspensão rebaixada em 20 mm em relação à versão de série, é composta por um eixo dianteiro MacPherson, um eixo traseiro four-link e um sistema de travões de 18 polegadas de elevada estabilidade. A direção progressiva faz parte do equipamento de série e reduz significativamente o esforço necessário durante a realização de manobras e estacionamento. Em estradas sinuosas, os condutores irão notar uma resposta mais dinâmica graças à configuração mais direta, permitindo que os condutores não tenham de mudar a posição da mão com tanta frequência.
Vehicle Dynamics Manager inteligente. No Golf R, um inovador Vehicle Dynamics Manager não só integra os bloqueios eletrónicos do diferencial (XDS) e os componentes dos amortecedores adaptativos (DCC), mas também – pela primeira vez – o sistema de tração integral 4MOTION com R Performance Torque Vectoring. Os sistemas de transmissão electromecanicamente ajustáveis voltam a melhorar significativamente o equilíbrio entre a máxima dinâmica e os mais elevados níveis de conforto. O Vehicle Dynamics Manager coordena as funções eletromecânicas do sistema de tração integral, o bloqueio eletrónico do diferencial e os amortecedores DCC durante cada manobra de condução. A regulação do amortecimento específico das rodas garante um comportamento particularmente ágil e preciso. O Vehicle Dynamics Manager também permite o cálculo do controlo perfeito da embraiagem para a função de controlo seletivo do binário das rodas, para otimizar ainda mais a agilidade e a estabilidade. Paralelamente, a intervenção de travagem direcionada para o lado do veículo no interior de uma curva reduz ainda mais a subviragem em situações limite. A tração é melhorada através de um bloqueio aumentado no controlo individual do binário às rodas, e o comportamento do veículo é ligeiramente mais direcionado para a traseira, em vez de uma tendência para a subviragem.
Controlo adaptativo do chassis DCC. O controlo adaptativo do chassis DCC reage continuamente à superfície da estrada e às exigências de condução, tendo em conta vários elementos, incluindo a direção, a travagem e a aceleração. Os componentes dinâmicos laterais do sistema DCC são coordenados e otimizados pelo Vehicle Dynamics Manager. Utilizando o perfil de condução definido, o condutor pode influenciar a redução do movimento da carroçaria conforme desejado. O amortecimento necessário é calculado para cada roda e ajustado nos quatro amortecedores em frações de segundo. Consequentemente, o DCC proporciona sempre o mais elevado nível de conforto de condução e uma excelente dinâmica.
Controlo individual do ESC. O condutor pode desativar o ESC através do menu do veículo. Ao ligar o Golf R, o ESC está sempre ativo como um sistema completo. O ESC pode ser adaptado em duas fases: no modo ESC Sport, os limiares do ESC e os limiares de deslizamento do TCS são aumentados para reduzir a intensidade das intervenções. No modo ESC Off, os condutores experientes podem, adicionalmente, desativar completamente o ESC em todas as situações de condução. No entanto, o Front Assist e a função de apoio à manobra de desvio reativam todas as funções do ESC em caso de emergência.
O EXTERIOR – SUPERIORIDADE VISUAL
Design distinto. O Golf R caracteriza-se pelo aspeto exterior e equipamento exterior que os distinguem de todos os outros modelos da gama. Toda a secção dianteira abaixo dos faróis, as longarinas laterais, as capas dos espelhos retrovisores exteriores, as jantes, bem como a zona inferior do avental traseiro e o sistema de escape de quatro saídas foram concebidos e desenvolvidos especificamente pela Volkswagen R.
Secção dianteira com design R. Os modelos Golf R 2024 são reconhecidos de frente pelos para-choques de design totalmente novo e pelos novos faróis LED. Os faróis têm agora linhas mais direitas, são visualmente mais marcantes e estreitam-se significativamente para o interior. Todos os modelos Golf R estão equipados de série com faróis LED Plus. Uma faixa horizontal LED e o emblema Volkswagen iluminado estão integrados no sistema de iluminação. O emblema Volkswagen iluminado dá origem a um novo e inconfundível design de luzes Volkswagen. O logótipo R está integrado na grelha do radiador. A aplicação azul acima da faixa horizontal LED é outra característica do R. Um outro destaque luminoso é a última geração dos faróis de matriz LED IQ.LIGHT, disponíveis como opção. Estão equipados com um novo feixe principal de LED de alta performance que tem um alcance até 15% mais longo do que o sistema anterior. Por baixo, encontra-se o novo para-choques, com os seus elementos aerodinâmicos em preto brilhante (incluindo o encaminhamento de ar para arrefecer os travões) e a grelha de ventilação em preto brilhante.
Silhueta com design R. Nas laterais, o novo Golf R distingue-se de todos os outros modelos da gama pelas caixas dos espelhos retrovisores exteriores em cromado mate (com projeção do logótipo R como parte da iluminação de fundo exterior), o logótipo R nas portas por baixo dos espelhos retrovisores exteriores, barras laterais com um design específico e uma oferta de jantes independente. Pela primeira vez, a zona central das jantes de 18 e 194 polegadas apresentam o logótipo R em vez do emblema Volkswagen.
Visão geral das jantes R. Os modelos Golf R (exceto o Golf R Black Edition) estão equipados de série com jantes Jerez de 18 polegadas e pneus 225/40. A jante Estoril de 19 polegadas com superfície diamantada (de série no pacote Performance) ou com acabamento totalmente preto (de série no Golf R Black Edition) com pneus 235/35 está disponível como equipamento opcional. As novas jantes forjadas Warmenau de 19 polegadas estão opcionalmente disponível para todos os modelos em preto ou com acabamento diamantado (também com pneus 235/35). A jante de inverno Bergamo de 18 polegadas em Prata Sterling com pneus 225/40 também está disponível para todos os modelos Golf R. As pinças de travão pintadas de azul (pretas no Golf R Black Edition) com o logótipo R são reconhecíveis por detrás de todas as jantes.
Traseira com design R. Os grupos óticos traseiros LED de design novo são equipamento de série nos modelos Golf R. Em conjunto com os faróis LED IQ.LIGHT, os novos grupos óticos traseiros LED 3D com função de piscas dinâmicos estão disponíveis opcionalmente. Os seus efeitos de boas-vindas e de despedida podem ser personalizados através das definições do veículo (no sistema de infotainment). Há três efeitos à escolha. Abaixo, encontra-se um para-choques com design R, um difusor em preto de alto brilho e as quatro saídas de escape (duas saídas de escape à esquerda e à direita). O Golf R (versão clássica hatchback) pode ser encomendado opcionalmente com o sistema de escape R Performance em titânio de alta performance (Akrapovič), agora com um som ainda mais rico. Ambos os sistemas têm válvulas de som controláveis. Os modelos com o pacote Performance podem ser reconhecidos na traseira por um spoiler particularmente grande no tejadilho, através do qual o fluxo de ar é direcionado, otimizando, assim, â aerodinâmica.
O INTERIOR – SUPERIORIDADE ERGONÓMICA
Novos sistemas de infotainment. A Volkswagen desenvolveu novo hardware e software para o sistema de infotainment. A navegação foi significativamente melhorada graças a gráficos completamente renovados e uma nova estrutura de menu para o ecrã tátil. Além disso, um grafismo especial R foi integrada no sistema. O sistema de infotainment autoexplicativo é sempre combinado com a versão maior do ecrã (32,8 cm/12,9 polegadas de diagonal) nos modelos Golf R. Os ecrãs são divididos em duas barras táteis na parte superior e inferior e um grande ecrã inicial no meio. O condutor pode atribuir funções de acesso direto a grandes áreas da barra superior e do ecrã inicial. A grande vantagem: a barra superior configurada individualmente e a barra inferior estática permanecem continuamente visíveis quando o condutor abre várias funções na forma de aplicações no ecrã inicial, tornando o sistema fácil de usar. Como parte disso, os controladores táteis para controlo de temperatura e volume foram recentemente desenvolvidos e agora são iluminados. Um head-up display no para-brisas estará disponível como opção.
Digital Cockpit Pro. Os novos modelos Golf R estão equipados de série com a última versão do Digital Cockpit Pro (diagonal do ecrã: 26 cm/10,2 polegadas). O condutor pode usar os botões correspondentes no volante multifunções para configurar diferentes perfis gráficos básicos (perfis de informação): além das vistas clássicas de outros modelos da gama, o Digital Cockpit Pro no Golf R oferece uma configuração visual desportiva atualizada, com um conta-rotações central redondo com um design específico R, incluindo o logótipo R. Está também disponível um layout tridimensional – a vista R – com campos numéricos. Como característica exclusiva, há um conta-rotações horizontal na zona superior do ecrã. A escala deste display plano e horizontal varia de 0 a 8 (equivalente de 0 a 8.000 rpm). Nos modelos com o pacote Performance, o display propõe recomendações de relação de caixa a engrenar quando o modo manual da DSG está ativado. No modo DSG manual, o condutor usa os botões shift-by-wire na consola central ou as patilhas no volante para realizar mudanças sequencialmente. Quando em circuito, a recomendação de caixa oferece assistência valiosa, uma vez que as mudanças automáticas para cima são intencionalmente desativadas no modo manual nos perfis de condução Special e Drift. Novas funções no Digital Cockpit Pro em conjunto com o pacote Performance incluem um cronómetro GPS para aferir tempos por volta e um medidor de forças G (G-meter). Como informação adicional, é possível exibir dados atuais, como a pressão de sobrealimentação, a temperatura da caixa de velocidades, o binário, a potência, um medidor de forças G e a distribuição de binário do sistema de tração integral. A distribuição de binário entre as quatro rodas agora é mostrada por meio de uma visualização renovada.
Cronómetro GPS de voltas em pista. Comparado com o cronómetro já familiar, o cronómetro GPS aqui apresentado utiliza sinais de satélite, permitindo, assim, medir automaticamente os tempos parciais. Este é o funcionamento do cronómetro GPS de voltas: a pista é percorrida uma vez para aprender o percurso, e as linhas de partida e chegada são definidas. Além disso, até três pontos de medição GPS podem ser configurados para registar tempos parciais. A partir da volta seguinte, os tempos totais e parciais são automaticamente registados e guardados. O cronómetro GPS de voltas também mostra ao condutor a diferença nos tempos em comparação com a volta mais rápida até o momento. Após cruzar a linha de chegada, são exibidas as últimas e as voltas mais rápidas com os respetivos tempos parciais nos pontos de medição. Graças à cronometragem automatizada, o condutor pode concentrar-se totalmente na pista. Além disso, a precisão é muito elevada.
Medidor de forças G para o sprint clássico. O novo medidor de forças G oferece três modos: 0 a 100 km/h, 80 a 120 km/h e quarto de milha. A medição respetiva pode ser iniciada a partir de uma paragem ou por meio de um semáforo visualizado. Tal como no desporto motorizado, cinco pontos luminosos fazem a contagem decrescente para o arranque no semáforo. O medidor de forças G é um recurso empolgante para testar a performance do Golf R e para descobrir como o clima, os pneus e a superfície da estrada podem afetar a aceleração.
Equipamento da Volkswagen R. A ergonomia interior está adaptada ao condutor e é refinado exclusivamente no estilo R. O condutor e o passageiro da frente sentam-se em bancos desportivos premium com apoios de cabeça integrados. As superfícies internas dos bancos são em preto-azul, enquanto as áreas exteriores são em ArtVelours. As superfícies internas dos encostos apresentam um logótipo R na parte superior. Estão também disponíveis opcionalmente, mais uma vez, bancos em couro preto nappa, com elementos em aspeto de carbono, acentos azuis nas secções laterais e um logótipo R no encosto. Outros equipamentos opcionais incluem aplicações interiores em carbono genuíno. Estes detalhes de equipamento sublinham a alta qualidade do conceito exclusivo do novo Golf R. O volante desportivo multifunções em couro também recebeu um design específico: está equipado com ergonómicas patilhas da caixa DSG de maiores dimensões, uma marca azul no volante na zona inferior, costuras contraste azuis e, naturalmente, o botão R para seleção direta dos vários perfis de condução. Os painéis das portas específicos R, tapetes com o logótipo R, capas dos pedais e apoio para o pé do condutor em aço inoxidável escovado fazem parte do equipamento de série ampliado, assim como o forro do teto preto e a iluminação de fundo com muitas opções (30 cores). Pela primeira vez, um engate para reboque com uma capacidade de carga de 80 kg está disponível para o Golf R na versão hatchback; o peso máximo do reboque é de 1.900 kg (com travões, com inclinação de 8%).
SOBRE A VOLKSWAGEN R – SUPERIORIDADE DE DESIGN
A Volkswagen R é a marca premium de performance da Volkswagen e é responsável pelos veículos mais desportivos que complementam a gama de produtos. Com mais de 35.000 veículos produzidos, o ano de 2023 foi um ano recorde para a Volkswagen R. Um total de mais de 300.000 modelos R foram entregues desde 2002. A Volkswagen R está agora a redefinir-se para o futuro. Com base nos quatro pilares – performance, design, inovação e qualidade – o portfólio verá gradualmente uma transição para modelos R totalmente elétricos até 2030. A Volkswagen R foi fundada em 2002 como Volkswagen Individual GmbH. Desde 2020, o departamento tornou-se numa unidade de negócio separada dentro da marca Volkswagen. O “R” no nome continua a simbolizar a paixão pelo desporto motorizado e pela competição até aos dias de hoje.
1 – Veículos que brevemente irão chegar aos mercados
2 – Especificação de acordo com o país
3 – Equipamento de acordo com o país
4 – Equipamento de acordo com o país
5 – Modelo que já não se produz
6 – Arteon R Shooting Brake – Consumo combinado: 8.9–8.6 l/100 km; emissões de CO₂ combinadas: 203–195 g/km
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