A Volkswagen Veículos Comerciais apresentou o novo Transporter numa estreia mundial que teve lugar no IAA Transportation em Hanover. Todos os detalhes deste ícone da marca foram melhorados. Nunca o Transporter ofereceu tanto espaço e capacidade de carga, nem foi tão sustentável e económico; nunca o Transporter foi pensado de forma tão sistemática, até ao mais ínfimo detalhe. Pela primeira vez na história do Transporter, este veículo multiuso para profissionais, estafetas e operadores de frotas estará disponível, de fábrica, como híbrido plug-in e como veículo elétrico, além das opções tradicionais a Diesel. Será também lançada, juntamente com a sétima geração do Transporter, a nova Caravelle – o veículo VW entre os furgões. O facto de o design de ambos os modelos ter sido renovado é imediatamente evidente – mas igualmente claro é que a nova geração transportou o ADN dos seus antecessores de sucesso para a atualidade. O que podemos afirmar com certeza é que os visitantes do IAA Transportation 2024 poderão ver o Transporter e o Caravelle mais modernos de sempre. Com as pré-vendas das versões de carga do Transporter já em curso, a estreia mundial no IAA marcará o início das encomendas para a maioria da gama.
O Cargo para todos. Com o lançamento da nova geração do Transporter, a Volkswagen Veículos Comerciais está a concretizar a sua estratégia de oferecer o veículo ideal para cada cliente. A atual gama de sétima geração centra-se em três veículos: o novo Transporter, o Multivan e o ID. Buzz. A linha de produtos Transporter está dividida em duas categorias: veículos puramente comerciais e a gama Caravelle. O Multivan é o veículo de lazer e negócios da gama e foi recentemente lançado também como a nova California, um veículo ‘camper’ redesenhado. Entretanto, o elétrico ID. Buzz e a sua versão comercial, o ID. Buzz Cargo, estão a tornar-se rapidamente os primeiros ícones da mobilidade elétrica sem emissões de carbono locais. Juntos, os três modelos Volkswagen formam a gama mais extensa de furgões, autocarros e veículos ‘camper’ na sua classe no mercado. A nova gama de veículos da Volkswagen é exibida na sua totalidade pela primeira vez no IAA Transportation.
Tudo é possível. A gama de modelos das novas gerações do Transporter e Caravelle é impressionantemente ampla. O Transporter está disponível como furgão e com várias divisões e configurações de assentos, duas distâncias entre eixos e duas alturas de teto. O Kombi (transporte de passageiros) e o mais exclusivo Caravelle (shuttle, táxi de grande capacidade, furgão VW para famílias) também estão disponíveis com duas diferentes distâncias entre eixos. Único no segmento e uma variante característica da gama é a versão de caixa aberta e cabina dupla. Icónico: o Transporter e o Caravelle também estão disponíveis na versão todo-o-terreno PanAmericana.
Gama de sistemas de motorização perfeita para os nossos tempos. As exigências para os sistemas de motorização são mais complexas e diversificadas do que nunca. Empresas que operam principalmente em áreas urbanas procuram mobilidade elétrica para manter os custos de operação o mais baixos possível, enquanto as empresas urbanas com distâncias de viagem mais longas muitas vezes preferem híbridos plug-in. Já as empresas envolvidas no transporte de mercadorias de longa distância, montagem no local e transporte industrial geralmente optam por motores turbodiesel limpos. A Volkswagen Veículos Comerciais responde precisamente a este espectro de necessidades com os novos Transporter e Caravelle. A potência das sete versões eficientes de motorização varia entre 81 kW (110 cv) e 210 kW (286 cv). Pela primeira vez, a gama de motores inclui um híbrido plug-in (eHybrid) e três motores elétricos (e-Transporter e e-Caravelle), além de três motores turbodiesel (TDI). Dois dos TDI estão também disponíveis com tração integral 4MOTION. Esta é a gama de motorização ideal para as necessidades de mobilidade em constante mudança.
Notavelmente melhor em todos os aspetos. Comparado com o modelo anterior (T6.1), o Transporter e o Caravelle oferecem significativamente mais espaço, maior capacidade de carga útil e maior capacidade de reboque. O volume de carga do furgão com distância entre eixos e teto padrão aumentou mais de 10%, chegando a 5,8 m³. Com a longa distância entre eixos e teto alto, o volume de carga do furgão aumentou para 9,0 m³. Três paletes europeias cabem no compartimento de carga das versões de distância entre eixos longa. A carga útil máxima também aumentou, podendo chegar a 1,33 toneladas (mais 0,13 toneladas). A Volkswagen também aumentou o peso máximo do reboque, que agora pode ser de até 2,8 toneladas, dependendo do sistema de motorização e do modelo (anteriormente 2,5 toneladas).
Posto de condução ergonómico e de alta tecnologia. O posto do condutor e dos passageiros foram significativamente melhorados. No novo cockpit, a Volkswagen Veículos Comerciais combinou o mundo digital de ecrãs e controlos com teclas físicas robustas, tornando os veículos fáceis e seguros de operar em qualquer situação profissional. Isso inclui também a integração de várias portas USB-A, USB-C e de 12 V, bem como uma tomada de 230 V no assento do condutor, permitindo carregar ferramentas e dispositivos de todos os tipos. Os modelos híbridos plug-in e elétricos podem ser equipados com duas tomadas adicionais de 230 V no compartimento de carga; a potência total é de 2,3 kW. Os mais recentes sistemas de assistência e iluminação proporcionam um aumento tangível em segurança e conforto. Em resumo, a sétima geração do Transporter é também a melhor geração do Transporter. A sua história começa na IAA Transportation 2024.
NOVA GAMA DE VARIANTES – VEÍCULOS PENSADOS PARA ESPECIALISTAS
A nova gama Transporter inclui um vasto número de variantes. A Volkswagen Veículos Comerciais oferece o Transporter como furgão (compartimento de carga destinado apenas ao transporte de mercadorias), como furgão Plus (compartimento de carga com banco corrido de três lugares na segunda fila e divisória com janela de plástico) e como furgão com divisória em L (divisória metálica contínua em forma de L, atrás do banco do condutor e dos dois assentos individuais na segunda fila). As pré-vendas destas versões já estão abertas. Além disso, o Transporter está agora disponível como Kombi, com até nove lugares (para transporte de passageiros) e – exclusivamente no segmento – como cabina dupla de seis lugares com distância entre eixos longa. Os modelos Kombi e furgão também estão disponíveis com teto alto e distância entre eixos alargada.
Caravelle nas versões base, Life e Style: O Caravelle é um modelo único: com até nove lugares, é a solução ideal para shuttle ou táxi de grande capacidade, desenvolvido para o transporte comercial de passageiros. A Volkswagen Veículos Comerciais oferece o Caravelle numa versão de entrada, como Life, com uma especificação de equipamento intermédia, ou como a versão topo de gama Style. O Caravelle também está disponível com distância entre eixos aumentada. Opcionalmente, o Caravelle pode ser aprimorado com detalhes como um grande teto panorâmico, transformando-o numa espécie de moderno autocarro Samba.
Transporter e Caravelle como PanAmericana: A quarta geração do Transporter esteve disponível com um pacote de equipamento PanAmericana a partir de 2001. Com a quinta geração, o PanAmericana tornou-se uma versão independente e exclusiva do modelo, evoluindo para um verdadeiro clássico de culto. Por isso, não é surpresa que a Volkswagen Veículos Comerciais esteja também a oferecer esta sétima geração da linha de produtos como PanAmericana. Esta versão estará disponível tanto nas variantes furgão como Caravelle. Com o seu design robusto para todo-o-terreno e detalhes de equipamento exclusivos, os modelos resistentes PanAmericana – especialmente nas versões com tração integral 4MOTION – são a escolha ideal para qualquer grande obra ou aplicação profissional fora de estrada.
EQUIPAMENTO RECÉM-CONFIGURADO – TUDO A BORDO
Transporter bem equipado. A Volkswagen Veículos Comerciais expandiu significativamente o pacote de equipamento dos novos modelos Transporter em comparação com as versões anteriores. As seguintes funcionalidades são agora de série: faróis LED com Light Assist, faróis traseiros LED, travão de estacionamento eletrónico com função Auto Hold, painel de instrumentos digital de 12 polegadas (Digital Cockpit), sistema de infotainment (incluindo DAB+, Apple CarPlay, Android Auto, serviços online e ecrã tátil de 13 polegadas), volante multifunções, sistema Keyless Start, sensor de chuva, sistema de manutenção de faixa Lane Assist, sistema de travagem de emergência Front Assist e exibição dinâmica de sinais de trânsito. O furgão agora também vem equipado com uma divisória. O Kombi, equipado com janelas na parte traseira, destaca-se pelos três assentos individuais na segunda fila de assentos e por um sistema de áudio com seis, em vez de quatro, altifalantes.
Fonte de alimentação para o dia de trabalho. O equipamento elétrico é alimentado através de várias portas e tomadas, incluindo USB-A, USB-C e 12 V. Tomadas para dispositivos de 230 V estão disponíveis como extras. Nas versões Diesel, a tomada de 230 V está localizada na estrutura do assento do condutor. Os modelos Transporter com motorização híbrida plug-in e elétrica podem ser equipados opcionalmente com duas tomadas adicionais de 230 V na área do pilar D. A potência total do sistema de 230 V é de 2,3 kW, garantindo que existe uma fonte de energia adequada no Transporter para qualquer dispositivo elétrico – desde portáteis até serras circulares.
Caravelle e Caravelle Life bem equipados. O novo Caravelle é a escolha ideal para táxis de grande capacidade ou serviços de shuttle. A versão de entrada já oferece um banco de três lugares removível na terceira fila, proporcionando um total de nove assentos. Comparado com as versões do Transporter, o Caravelle apresenta tecidos de bancos personalizados, airbags laterais e de cortina e um sistema de áudio com dez altifalantes. O nível de equipamento intermédio, Life, é aprimorado com funcionalidades como para-choques e puxadores de porta pintados na cor do veículo, capas dos espelhos exteriores em preto brilhante, sistema de ar condicionado, apoios de braços para o banco do condutor, banco do passageiro dianteiro ajustável em altura com ajuste lombar e apoios de braços a combinar com o banco do condutor, acabamentos decorativos exclusivos, quatro portas USB adicionais no compartimento de passageiros e jantes de liga leve de 16 polegadas.
Caravelle Style exclusivamente equipado. O topo de gama Caravelle Style destaca-se pelo seu design exterior, com uma faixa frontal contrastante escura, que inclui uma tira de cromado integrada. Esta linha elegante estende-se até aos faróis IQ.LIGHT LED com função de matriz, que fazem parte do equipamento de série do Caravelle Style. Estes faróis incluem ainda luzes dinâmicas e estáticas de curva e luz para condições de mau tempo. Outras características do Caravelle Style incluem faróis traseiros LED com assinatura luminosa personalizada, vidros escurecidos na parte traseira e jantes de liga leve de 17 polegadas. Também de série: o sistema de fecho e arranque sem chave Keyless Access, espelhos exteriores rebatíveis eletricamente, assentos em pele sintética de dois tons, acabamentos distintos no interior, volante multifunções em pele, uma grande consola central com suportes para copos, ar condicionado automático de três zonas com painel de controlo adicional para a parte traseira (no teto) e cortinas de sol na segunda fila de bancos. O Caravelle pode ser opcionalmente equipado com detalhes como um grande teto panorâmico e um sistema de som Harman Kardon com 14 altifalantes.
Modelos icónicos PanAmericana. Tanto o Transporter (versão furgão) como o Caravelle estão disponíveis com o popular pacote de equipamentos PanAmericana. No exterior, estes modelos destacam-se pelos revestimentos robustos para todo-o-terreno nas soleiras laterais e nos arcos das rodas, para-choques preparados para condições difíceis e uma grelha de radiador pintada. Películas protetoras cobrem a tampa da bagageira e as portas traseiras na parte inferior. No interior, o equipamento PanAmericana inclui degraus iluminados com aplicações em aço inoxidável e o logótipo PanAmericana, acabamentos decorativos marcantes no painel de instrumentos e puxadores das portas interiores cromados. Outras características distintivas incluem tecidos exclusivos nos assentos com o lettering PanAmericana incorporado nos encostos e costuras contrastantes coordenadas por cor. O Caravelle PanAmericana vem equipado de série com jantes de liga leve de 19 polegadas Indianapolis (em preto com acabamento diamantado); estas também estão disponíveis como opção para o Transporter PanAmericana.
NOVA GAMA DE MOTORES – DIESEL, HÍBRIDO PLUG-IN E ELÉTRICO
Três novos motores TDI. Uma gama de motorização completamente nova está disponível para o Transporter e Caravelle. Pela primeira vez, esta linha de produtos estará disponível não só com os importantes motores turbodiesel (TDI), mas também com um motor híbrido plug-in (eHybrid) recentemente desenvolvido e novos motores elétricos (e-Transporter e e-Caravelle). Três novos motores TDI de 2,0 litros e quatro cilindros formam a base da gama de motores para a sétima geração do Transporter: eles desenvolvem 81 kW (110 cv), 110 kW (150 cv) e 125 kW (170 cv), respetivamente. Os motores TDI até 110 kW vêm equipados com uma caixa manual de seis velocidades. O TDI de 125 kW é sempre combinado com uma caixa automática de oito velocidades; esta é opcional para o TDI de 110 kW. Os modelos TDI a partir de 110 kW podem ser encomendados com tração integral 4MOTION.
Motores TDI potentes e de baixo consumo. O TDI de 81 kW produz um binário máximo de 310 Nm; o consumo WLTP do furgão com distância entre eixos curta (NWB) varia entre 7,7 e 6,9 l/100 km, enquanto com distância entre eixos longa (LWB), o consumo é de 7,8 a 7,0 l/100 km. O TDI de 110 kW produz um binário máximo de 360 Nm. Como furgão, consome entre 7,6 a 6,9 l/100 km (NWB, manual), 8,2 a 7,5 l/100 km (NWB, automático), 8,8 a 8,3 l/100 km (NWB, automático, 4MOTION), 7,8 a 7,0 l/100 km (LWB, manual), 8,3 a 7,5 l/100 km (LWB, automático) e 9,0 a 8,4 l/100 km (LWB, automático, 4MOTION). Para o furgão com motor TDI de 125 kW e binário máximo de 390 Nm, foram calculados os seguintes valores WLTP: 8,2 a 7,5 l/100 km (NWB, automático), 8,8 a 8,3 l/100 km (NWB, automático, 4MOTION), 8,3 a 7,5 l/100 km (LWB, automático) e 9,0 a 8,4 l/100 km (LWB, automático, 4MOTION).
Novo híbrido plug-in. O sistema de motorização híbrido plug-in (eHybrid), combinado com uma transmissão automática, oferece uma potência total de 171 kW (232 cv). O motor a gasolina turbo de 2,5 litros fornece sozinho um binário máximo de 320 Nm, enquanto o motor elétrico gera 205 Nm de binário. Os valores de consumo de combustível para as versões híbridas plug-in, que também estarão disponíveis com distância entre eixos curta e longa, serão publicados em breve. Os modelos com sistema híbrido plug-in possuem tração dianteira.
Três novos motores elétricos. O e-Transporter e o e-Caravelle estão disponíveis com potências de 100 kW (136 cv), 160 kW (218 cv) e 210 kW (286 cv). As baterias possuem uma capacidade de 64 kWh (úteis). Além disso, numa data posterior, haverá uma versão elétrica com potência reduzida e uma bateria menor, destinada ao transporte urbano de mercadorias. Tal como os modelos TDI e eHybrid, o e-Transporter e o e-Caravelle serão oferecidos com duas distâncias entre eixos. Os modelos totalmente elétricos têm tração traseira.
NOVAS DIMENSÕES EXTERIORES – COMPRIMENTO E LARGURA OTIMIZADOS
Novas dimensões exteriores. O novo Transporter e o novo Caravelle têm 5.050 mm de comprimento na versão base, o que representa um aumento de 146 mm em relação à versão anterior, o T6.1. A distância entre eixos foi aumentada em 97 mm, passando para 3.100 mm. O Transporter e o Caravelle também estão disponíveis com uma distância entre eixos aumentada em 400 mm (comprimento total: 5.450 mm). A versão de plataforma aberta do Transporter vem com a longa distância entre eixos de série. Com 2.032 mm, a largura exterior (sem espelhos laterais) de todos os modelos aumentou em 128 mm em comparação com os seus antecessores. Nas versões standard, a altura é de 1.983 mm (teto normal). Com um diâmetro de viragem de apenas 11,9 metros (distância entre eixos normal), também é fácil de manobrar.
NOVAS DIMENSÕES INTERIORES – MAIS ESPAÇO DO QUE NUNCA
Maiores dimensões do compartimento de carga. O interior da sétima geração do Transporter possui um volume consideravelmente maior em comparação com as versões anteriores. A largura máxima entre as cavas das rodas foi aumentada em 148 mm, chegando agora a 1.392 mm. O comprimento do compartimento de carga no piso do Transporter com distância entre eixos normal é de 2.602 mm, o que representa um aumento de 61 mm; com a distância entre eixos alargada, o comprimento do compartimento de carga cresce para 3.002 mm. Graças ao aumento do comprimento, da largura e da distância entre eixos, a Volkswagen Veículos Comerciais conseguiu aumentar significativamente a capacidade de carga do novo Transporter. O maior volume de armazenamento do furgão com distância entre eixos normal é agora de 5,8 m³; as versões com distância entre eixos longa e teto alto podem acomodar até 9,0 m³. O Transporter com distância entre eixos longa pode agora transportar até três paletes europeias (duas carregadas de lado e uma pela zona traseira).
NOVOS VALORES DE CARGA ÚTIL, CAPACIDADE DE REBOQUE E CARGA NO TEJADILHO – MAIS CAPACIDADE
Capacidade de carga e de reboque melhoradas. Em todas as versões da nova geração do Transporter e do Caravelle, a Volkswagen Veículos Comerciais assegurou que os veículos podem transportar o peso que o seu volume permite: a carga útil máxima é agora de 1,33 toneladas, um aumento de 0,13 toneladas em relação à versão anterior. E se tal ainda não for suficiente, os novos Transporter e Caravelle podem rebocar até 2,8 toneladas, dependendo da variante, garantindo que as cargas chegam onde são necessárias. O modelo anterior rebocava até 2,5 toneladas. A capacidade de carga no tejadilho também foi melhorada, passando de 150 kg para 170 kg.
NOVO POSTO DE CONDUÇÃO – POR PROFISSIONAIS PARA PROFISSIONAIS
Sentimento característico. Os interiores do Transporter e do Caravelle foram totalmente redesenhados e aperfeiçoados até ao menor detalhe. O objetivo claro do desenvolvimento foi criar um Transporter com as habituais características de design da Volkswagen, combinadas com o máximo de espaço e funcionalidade. A nova geração desta linha de produtos mostra que este objetivo foi plenamente alcançado. Todos os proprietários de um T6.1 reconhecerão a posição elevada típica dos assentos, os ombros largos das portas e – nas versões com caixa manual – a posição elevada da alavanca da caixa de velocidades na nova geração do Transporter. Abra a porta, entre e experimente a sensação familiar de uma carrinha Volkswagen
Nova configuração do cockpit. O novo Transporter é ligado através do botão de arranque do sistema Keyless Start, situado na parte superior do cockpit. O novo painel digital estende-se para a esquerda e para a direita, formando um eixo visual. Ele é composto pelo painel de instrumentos digital configurável de 12 polegadas (Digital Cockpit, com 30 cm de diagonal) e pelo ecrã tátil de 13 polegadas (33 cm de diagonal) para o sistema de infotainment de série (incluindo DAB+ e App Connect Wireless para Apple CarPlay/Android Auto). Outro equipamento de série: um novo volante multifunções com botões fáceis de operar, mesmo com luvas. Tal como no Multivan e no ID. Buzz, o novo Transporter agora conta com travão de estacionamento elétrico com função Auto Hold. O comando do travão de estacionamento elétrico foi movido para a zona do painel de instrumentos, libertando mais espaço no piso para permitir o acesso à parte traseira (dependendo da versão e do tipo de divisória). O seletor da caixa automática (de série ou opcional, dependendo da motorização) agora é um comando na coluna de direção. Como antes, a alavanca da caixa manual permanece na consola central. Nas versões automáticas, esta área inclui dois suportes para copos, que podem ser cobertos com uma tampa deslizante. Existem ainda suportes adicionais para copos e compartimentos práticos para armazenar diversos objetos na parte superior do painel de instrumentos.
NOVO DESIGN DA CARROÇARIA – O DNA DOS ÍCONES
DNA icónico. “Embora tenha sido redesenhado desde o primeiro até ao último milímetro, um breve olhar é suficiente para confirmar que este é o sucessor do T6.1 e, portanto, um membro da família de carrinhas Volkswagen”, afirma Albert Kirzinger, Designer Chefe da Volkswagen Veículos Comerciais, resumindo o design da sétima geração. De facto, o design segue consistentemente o icónico DNA do Volkswagen ‘Pão de Forma’, evidente na carroçaria, que apresenta a linha característica do mesmo abaixo da linha das janelas. O DNA das seis gerações anteriores do Transporter pode ser encontrado em quase todos os aspetos da nova geração. O design exterior em detalhe:
Frente. O T5 pode ser brevemente reconhecido na forma da grelha do radiador, o T6.1 nos faróis e o T1 na icónica simplicidade – mas todas essas características evoluíram significativamente, criando um novo visual para os Volkswagen Transporter e Caravelle. Os marcantes faróis LED são um importante elemento de estilo, ajudando a tornar os novos Transporter e Caravelle rostos inconfundíveis na multidão.
Silhueta: A secção lateral exibe as linhas limpas típicas de uma carrinha Volkswagen. Semelhante ao T6.1, a linha superior dos faróis foi prolongada para a lateral, continuando até à traseira. Acima disso, encontra-se a já mencionada linha ‘Pão de Forma’ – uma curvatura linear pronunciada. Esta linha divide as áreas superior e inferior da carroçaria e é a forma como os designers prestam homenagem à primeira geração do Transporter. As jantes de 16, 17 e 19 polegadas do Transporter e do Caravelle também foram redesenhadas. Destaca-se particularmente a jante de liga leve de 19 polegadas Indianapolis, disponível inicialmente para as versões PanAmericana: possui um aro diamantado, além de seis raios pretos e superfícies interiores. Posicionada para fácil acesso, como no T6.1: a tampa do depósito para as versões com motor Diesel e híbrido plug-in está integrada na área do pilar B. A tampa da tomada de carregamento nos modelos híbridos plug-in e totalmente elétricos está localizada abaixo do farol direito.
Traseira: A traseira dos novos Transporter e Caravelle apresenta um design homogéneo, conferindo-lhe o aspeto limpo típico de uma carrinha Volkswagen. Tal como no T6.1, a nova geração pode ser encomendada com uma tampa de bagageira ou portas traseiras. Embora completamente redesenhadas e tecnicamente atualizadas, a forma marcante das luzes traseiras, com pontos LED nas laterais, cria uma ligação estilística com o T5. Mais uma vez, as formas seguem sempre a função. A tampa da bagageira e as portas traseiras são outro exemplo: a abertura estende-se até ao para-choques, proporcionando ao furgão uma altura de soleira de carga baixa, entre 575 mm e 622 mm (dependendo da versão).
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