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ESTREIA MUNDIAL DO CONCEPT ID. 2ALL: O AUTOMÓVEL ELÉTRICO DA VOLKSWAGEN QUE CUSTARÁ MENOS DE 25.000 EUROS

A marca Volkswagen dá continuidade à história de sucesso dos seus automóveis compactos na era da mobilidade elétrica e está agora a proporcionar um primeiro vislumbre de um novo modelo totalmente elétrico que irá custar menos de 25.000 euros através do concept ID. 2all. Factos iniciais: tração dianteira, autonomia até 450 quilómetros, características tecnológicas inovadoras tais como o Travel Assist, a IQ.LIGHT ou o Electric Vehicle Route Planner, bem como uma nova linguagem de design Volkswagen. A versão de produção será baseada na plataforma MEB Entry e é um dos dez novos modelos elétricos que a Volkswagen irá lançar até 2026.

Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen: “Estamos a transformar a empresa de uma forma rápida e fundamental – com o objetivo claro de fazer da Volkswagen uma verdadeira marca de paixão. O ID. 2all mostra até onde queremos levar a marca: para perto do cliente, com tecnologias de ponta e um design fantástico. Estamos a implementar a transformação a bom ritmo para levar a mobilidade elétrica às massas“.

A Volkswagen vai apresentar a versão de produção do ID. 2all para o mercado europeu em 2025. O objetivo é um preço inicial inferior a 25.000 euros.

Imelda Labbé, Membro do Conselho de Administração da Marca para as Vendas, Marketing e Após-venda: “Estamos a transferir as virtudes típicas da Volkswagen para o novo mundo da mobilidade: qualidade e mão-de-obra de topo, ‘software’ excecional e serviços digitais com genuíno valor acrescentado. O foco aqui é sempre nas necessidades e exigências dos nossos clientes“.

O desenvolvimento do ID. 2all baseia-se na mais recente evolução da plataforma modular de propulsão elétrica (MEB). Kai Grünitz, Membro do Conselho de Administração da Marca responsável pelo Desenvolvimento: “O ID. 2all será o primeiro veículo MEB com tração às rodas dianteiras. Estamos a explorar a grande flexibilidade oferecida pela nossa plataforma modular de propulsão elétrica (MEB) e iremos estabelecer novos padrões em termos de tecnologia e usabilidade no quotidiano com a plataforma MEB Entry“.

Com a versão evoluída MEB Entry da plataforma, o ID. 2all está equipado com tecnologias de propulsão, bateria e de carregamento particularmente eficientes. Dispõe de um potente motor elétrico com uma potência de 166 kW / 226 cv e terá uma autonomia WLTP calculada de até 450 quilómetros.

A Volkswagen está novamente a colocar maior ênfase no designAndreas Mindt, Diretor de Design da Volkswagen Automóveis de Passageiros: “O ID. 2all proporciona uma antevisão da nova linguagem de design da Volkswagen, a qual se baseia nos três pilares da estabilidade, agradabilidade e entusiasmo“.

Design exterior: uma face amigável, muito dinâmico e uma nova assinatura do pilar C

Um elemento desta nova linguagem de design é o conceito do pilar C desenvolvido para o primeiro Golf. O ID. 2all é o primeiro Volkswagen com uma nova interpretação desta assinatura. Outras características de design do concept incluem uma carroçaria com uma postura clara e poderosa sobre as rodas, uma face amigável, uma boa porção de dinâmica e uma elegância intemporal.

Design interior: apresentação espaçosa e de alta qualidade, bem como um funcionamento intuitivo

O interior também apresenta um design claro e caracteriza-se por um visual de alta qualidade, um sistema de infotainment intuitivo com controlo de volume clássico e comandos de ar condicionado em separado. O generoso volume de armazenamento varia entre os 490 e os 1.330 litros, mais do que o oferecido em classes superiores de veículos.

Aceleração da ofensiva elétrica: dez novos modelos elétricos até 2026

A versão de produção do ID. 2all é um dos dez novos modelos elétricos que serão lançados pela Volkswagen até 2026. Só este ano será introduzido o novo ID.3, o ID. Buzz com longa distância entre eixos e a berlina ID.7. Seguir-se-á um SUV elétrico compacto em 2026 e, apesar de todos os desafios, a Volkswagen está também a trabalhar num automóvel elétrico com um preço inferior a 20.000 euros. Isto dará ao fabricante de automóveis a mais vasta gama de veículos elétricos em comparação com os seus concorrentes, sendo que a empresa pretende, também, atingir uma quota de 80% de veículos elétricos na Europa. A Volkswagen Automóveis de Passageiros baseou anteriormente os seus cálculos numa quota de 70%.

O design DO ID. 2all

Andreas Mindt, Diretor de Design:

Estamos a transferir o ADN dos nossos ícones para o futuro.”

concept ID. 2all foi concebido por Andreas Mindt, que assumiu o cargo de novo Diretor de Design da Volkswagen a 1 de fevereiro de 2023. A Volkswagen está no seu sangue, já que o seu pai foi igualmente designer em Wolfsburg. Andreas Mindt juntou-se à Volkswagen em 1996 após ter estudado design. Ele é o responsável pela criação de bestsellers como o primeiro Tiguan e a sétima geração do Golf. Em 2014 mudou-se para a Audi em Ingolstadt como Diretor de Design Exterior. O passo seguinte deu-se em 2021, quando Mindt se tornou Diretor de Design na Bentley em Crewe, Inglaterra. Contudo, manteve sempre os seus laços estreitos com a Volkswagen e continua a ser o orgulhoso proprietário de um Beetle. Andreas Mindt no seu primeiro projeto como Diretor de Design da Volkswagen: “Estamos a transferir o ADN dos nossos ícones para o futuro. O ID. 2all é, portanto, também uma homenagem ao Beetle, ao Golf e ao Polo“.

O ADN do design da Volkswagen – uma nova estratégia

Andreas Mindt desenvolveu uma nova estratégia de design Volkswagen – uma estratégia que garantirá que o ADN da marca permaneça claramente reconhecível no futuro. Mindt refere: “Estou a concentrar-me em três pilares principais: estabilidade, agradabilidade e entusiasmo“.

O valor mais importante para o design Volkswagen é a estabilidade“, diz Andreas Mindt. Isto inclui a estabilidade de valor, estabilidade de forma, fiabilidade e ser reconhecível. “Um segundo elemento central da marca é a agradabilidade“, explica o designer. O Beetle, o Volkswagen Type 2, o novo Beetle e o ID. Buzz demonstram-no claramente. “Estabilidade e agradabilidade, temos de alcançar estes dois valores em todos os aspetos“. Mas há muito mais do que esses valores num Volkswagen de sucesso: “Também queremos criar entusiasmo nos nossos clientes“. Por exemplo, com uma dinâmica melhorada, uma melhor operacionalidade ou através do princípio “a forma segue a função” de um ID. Buzz ou Golf. Tecnologias, formas e conceitos são aquilo que torna um Volkswagen apetecível. Estabilidade, agradabilidade e entusiasmo são características típicas do design Volkswagen, do sentimento Volkswagen. Mindt atribui três elementos de design a cada um destes três valores. Todos eles estão refletidos no ID. 2all.

O design exterior do ID. 2all – três valores de marca, nove elementos de design.

Estabilidade: Um elemento de estabilidade carismático é o design do pilar C originalmente desenvolvido para o primeiro Golf, que evoca a corda tensionada de um arco que aponta no sentido da condução. O Diretor de Design criou uma interpretação deste elemento como uma característica geral dos modelos Volkswagen compactos. O ID. 2all é o primeiro Volkswagen com esta nova assinatura do pilar C. Andreas Mindt: “O pilar C é a espinha dorsal do design da Volkswagen. No ID. 2all, a estabilidade do pilar C flui inicialmente da sua espinha dorsal para os elementos laterais da carroçaria“. O pilar C é atraído para o contorno lateral da silhueta e forma assim um design completamente novo, mas ainda tipicamente Volkswagen – como foi demonstrado, por exemplo, pelo Golf 7. Este design dispensa intencionalmente um ombro, dando assim a toda a lateral do veículo um volume forte e uma aparência marcadamente individual.

O segundo elemento estabilizador é o contorno lateral completamente plano entre os pilares A e C. Mindt: “O ombro da janela, a linha característica por baixo dela e a soleira lateral devem estabelecer uma tensão positiva em conjunto com a secção frontal. Tal como no ID. 2all“. Esta linha de janela plana tem sido um elemento característico de estilo durante várias gerações de modelos Volkswagen ao longo de muitas décadas.

O terceiro elemento é o que é conhecido na linguagem do designer como a postura – a estabilidade visual. Andreas Mindt: “O volume acima das rodas deve ser reduzido para que o veículo pareça assumir uma postura estável sobre a estrada. É esse o caso do ID. 2all“. Uma postura poderosa cria uma impressão positiva, particularmente quando as rodas dianteiras estão viradas num determinado ângulo. No caso do ID. 2all, estabilidade significa, portanto, a interação do pilar C a fluir poderosamente para a lateral, a tensão positiva da silhueta e a postura confiante.

Agradabilidade: O design automóvel é uma forma de arte, mas ainda existem leis claras que se aplicam – tais como a chamada “golden ratio” ou proporção áurea. Andreas Mindt: “A agradabilidade é criada por esta proporção do ‘golden ratio’. Esta é, muito simplesmente, a razão de três quintos para dois quintos“. Leonardo da Vinci já seguiu este princípio geométrico em obras como a Mona Lisa. O designer continua: “A linha característica que se estende abaixo do ombro das janelas está localizada exatamente na linha ‘golden ratio’ do ID. 2all. Tanto o Beetle como o Golf também seguiram sempre o princípio da ‘golden ratio’“. As pessoas consideram esta divisão criada pela natureza como sendo algo agradável e fácil de gostar.

O segundo elemento decisivo em termos de agradabilidade é o design da secção dianteira. Mindt: “A dianteira do ID. 2all é caracterizada por elementos ascendentes. A utilização cuidadosa destes elementos cria um sorriso de confiança“. O terceiro elemento de agradabilidade enquadra-se perfeitamente neste cenário, nomeadamente a humanidade. Mindt: “É importante para nós que a zona dianteira de um Volkswagen mostre uma expressão humana. Tal como o ID. 2all“.

Entusiasmo: Neste capítulo, o primeiro elemento é a dinâmica, concebida para que um modelo desportivo seja também facilmente concebível com base no ID. 2all. Isto dificilmente seria possível sem características dinâmicas gerais que foram implementadas. A alta qualidade é o segundo elemento de design de entusiasmo. O Diretor de Design refere um exemplo: “O ‘concept’ dispõe no interior de um interruptor para seleção do modo de condução que é feito de um material de alta qualidade e que permite um funcionamento preciso. Este é um detalhe que normalmente não seria de esperar num veículo desta classe de preço“. O terceiro elemento inteligente é a elegância – um elemento de estilo que torna um Volkswagen intemporal e assegura a manutenção do seu valor. Entre outras coisas, o ID. 2all demonstra esta elegância na interação entre o capô e a silhueta linear que prolonga a aparência do concept e que transmite confiança.

O CONCEITO DE TECNOLOGIA DO ID. 2all

MEB Entry como base – um maior desenvolvimento da plataforma modular de propulsão elétrica (MEB)

O ID. 2all baseia-se no desenvolvimento evolutivo da plataforma modular de propulsão elétrica (MEB). Kai Grünitz: “A sua variabilidade oferece grandes benefícios para os clientes e os efeitos de escala da MEB permitem-nos integrar, a baixo custo, tecnologias de classes superiores no ID. 2all. Todos os clientes beneficiarão com esta solução“.

ID. 2all equipado com sistemas de última geração – Travel Assist para uma condução parcialmente autónoma

A Volkswagen planeia lançar a versão de produção do ID. 2all com inúmeras tecnologias de alto valor de modelos ID. de segmentos acima. Isto incluirá a mais recente versão do Travel Assist – um sistema de condução parcialmente autónoma. Outros elementos que serão utilizados no ID. 2all incluem os faróis de matriz IQ.LIGHT LED, farolins 3D LED com iluminação LED horizontal entre eles, Park Assist Plus com função de memória, ID.Light (sinais luminosos intuitivos para o condutor) e bancos elétricos com função de massagem. Um grande tejadilho panorâmico cria um ambiente de bem-estar adicional no interior.

Mobilidade no quotidiano sem quaisquer obstáculos e uma utilização intuitiva

concept ID. 2all apresenta um design claro no seu interior e uma utilização intuitiva. O ecrã tátil (diagonal: 32,7 cm / 12,9 polegadas) do sistema de infotainment tem uma nova estrutura de menu. Por baixo deste, existe um novo painel de controlo do ar condicionado em separado, recentemente desenvolvido. As principais funções do ar condicionado são aqui controladas através de botões iluminados. Ao centro do painel de controlo do ar condicionado – facilmente acessível tanto pelo condutor como pelo passageiro da frente – existe um pequeno e prático botão rotativo para ajustar o volume do sistema de infotainment. Localizados num nível inferior encontram-se dois grandes interfaces de carregamento indutivo para smartphones, magneticamente bloqueados na sua posição. Outras funções do veículo são operadas através de um comando de menu na consola central, que também pode ser utilizado para alterar o aspeto dos instrumentos digitais. O novo volante multifunções está concebido para ser claro e intuitivo – dois comandos rotativos à esquerda e à direita e dois botões em cada um, nada mais. O condutor do concept recebe todas as informações importantes num único eixo visual através do cockpit digital (27,7 cm / 10,9 polegadas) e de um head-up display. Os smartphones são alimentados com energia através de várias interfaces USB-C (45 Watts) em diversos locais do interior e por suportes magnéticos com função de carga indutiva nos encostos dos bancos dianteiros. Todos os aparelhos de maior capacidade podem ser alimentados por uma tomada de alimentação de 230 V.

Além disso, o interior do concept oferece a máxima eficiência em termos de espaço. As soluções de pormenor incluem um encosto do banco do passageiro da frente rebatível: isto cria uma área de carga contínua de 2,20 metros de comprimento quando rebatido em combinação com o encosto do banco traseiro – que pode ser reclinado numa proporção de 40:60 – e com o piso da bagageira. Esta disponibiliza uma capacidade de 440 litros e é concebida em formato extra grande. Como destaque, está aqui disponível uma caixa retangular de arrumação sob o piso duplo da bagageira e que pode acomodar vários sacos de compras do supermercado, por exemplo. Existe igualmente uma área de arrumação adicional com uma capacidade de 50 litros debaixo do banco traseiro, o qual pode ser rebatido através de um simples movimento. Esta área de arrumação foi especialmente concebida para o cabo de carregamento e artigos como o kit de primeiros socorros, coletes de alta visibilidade e kit de avarias. Além disso, há espaço suficiente neste compartimento com fecho (seguro) para dispositivos maiores, tais como computadores portáteis e tablets que também podem ser aí carregados. Quando o banco traseiro é rebatido, a capacidade do compartimento de carga aumenta para 1.330 litros.

Carregamento até 80% em menos de 20 minutos

Com a plataforma MEB Entry, o ID. 2all está equipado com tecnologias de propulsão, bateria e carregamento particularmente eficientes. O potente motor elétrico de 166 kW / 226 cv da Volkswagen está integrado e propulsiona o eixo dianteiro, permitindo ao veículo acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos. A bateria permite uma autonomia WLTP calculada de até 450 quilómetros. Nas estações de carregamento rápido DC, a bateria pode ser carregada de 10 a 80 por cento em 20 minutos. A bateria pode ser carregada em casa ou em pontos de carregamento públicos AC até uma potência de 11 kW. Kai Grünitz sublinha: “A versão de produção do ID. 2all será um veículo elétrico de valor seguro para todos os dias do ano. Um Volkswagen típico com espaço suficiente e uma longa autonomia para que o destino possa ser alcançado sem problemas, mesmo em viagens longas. Graças à plataforma MEB extremamente variável, os nossos clientes também beneficiarão de tecnologias de ponta na classe de preço de cerca de 25.000 euros. A Volkswagen está mais uma vez a democratizar o progresso neste domínio. E esse é também exatamente o nosso objetivo“.

1 ID. 2all – o veículo revelado é um ‘concept’ e não está em comercialização.

Dados técnicos do ID. 2all
PropulsãoMEB Entry, tração dianteira
Potência166 kW / 226 cv
Autonomiaaprox. 450 km (WLTP)
Tempo de carregamento10 a 80% em aprox. 20 minutos
0-100 km/h< 7 s
Velocidade máxima160 km/h
Comprimento4.050 mm
Largura1.812 mm
Altura1.530 mm
Distância entre eixos2.600 mm
Bagageira490 a 1.330 l
Rodas225/40 R20

Sérgio Gonçalves

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