Menu Fechar

Estreia mundial do novo CONCEPT da Califórnia

Antes de mais: a California CONCEPT será também equipada com um tejadilho elevatório a quase dois metros de altura. Este elemento é partilhado por todas as gerações – desde a primeira California lançada em 1988 até à California 6.1 de hoje. Embora os detalhes icónicos tenham permanecido os mesmos ao longo de todo este tempo, cada geração desta linha de produtos apresentou novos desenvolvimentos. E a nova California CONCEPT marca mais um grande passo em frente. As suas características técnicas fazem dela a carrinha de campismo ideal para a era moderna. Pela primeira vez, a California CONCEPT oferece as vantagens da tecnologia híbrida plug-in. O veículo-conceito dispõe de um motor híbrido a bordo: com a sua autonomia eléctrica, funciona como uma ponte para o mundo da mobilidade eléctrica e é capaz de proporcionar uma condução sem emissões para a vida urbana quotidiana, oferecendo ao mesmo tempo grandes distâncias totais para viagens longas. As baterias de iões de lítio a bordo do veículo fornecem uma alimentação de 12 V quase totalmente autónoma.

As áreas de estar e de cozinha da autocaravana foram completamente renovadas. Pela primeira vez, esta California está equipada com uma porta de correr também no lado da cozinha. Isto permite uma utilização alargada do espaço em redor do veículo e acrescenta uma nova dimensão ao campismo de verão ao ar livre. No passado, todos os modelos da California baseados na série Transporter tinham uma área de cozinha que se estendia até ao pilar B do lado esquerdo e uma porta deslizante do lado direito; esta porta era a entrada principal – tanto no uso quotidiano como no campismo. Por isso, as cadeiras de campismo dobráveis, a mesa dobrável e o toldo foram sempre instalados no lado direito do veículo. A partir de agora, a adição da porta deslizante adicional no lado do condutor da California CONCEPT e a área da cozinha que agora se encontra mais atrás no veículo – tal como na Grand California maior – significa que o lado esquerdo do veículo pode agora ser aberto quando se acampa. Isto significa que a California como carrinha de campismo é agora mais versátil do que nunca. Como o veículo concetual está equipado com um toldo de braço rebatível do lado esquerdo e uma vela de sol do lado direito, ambos os lados do veículo podem ser protegidos do sol ou da chuva. A vela solar pode ser montada para utilização numa questão de momentos. O toldo também vem com uma manivela integrada, que é guardada em segurança na caixa do toldo.

Conceito de três zonas
A Volkswagen Veículos Comerciais apresenta, pela primeira vez, um conceito de três zonas com o veículo de exposição. Estes diferentes cenários exteriores e interiores para campismo e condução quotidiana alargam significativamente as possibilidades de utilização da California.

Zona 1 (exterior)
Com a sua porta deslizante, o lado direito do veículo proporciona um ponto de entrada e saída seguro no lado do pavimento do veículo, tal como no atual California 6.1. Carregar e descarregar o veículo também é fácil e seguro. No parque de campismo, a vela solar transforma esta zona numa tenda aberta, aumentando a sensação de vida ao ar livre.

Zona 2 (interior)
Atrás dos bancos dianteiros reguláveis em altura – que podem rodar 180 graus – todo o interior do veículo é um compartimento de passageiros ideal para a condução quotidiana, oferecendo a flexibilidade familiar de uma Multivan. Em comparação com a Califórnia atual, está equipada com bancos individuais, leves, amovíveis e muito confortáveis.

Graças a estes bancos variáveis, as pranchas e as bicicletas podem agora ser facilmente transportadas no interior do veículo. Quando utilizada como carrinha de campismo, a zona de assentos da California CONCEPT pode ser rapidamente convertida numa zona plana de chill-out ou em lugares frente a frente para refeições ou jogos conjuntos. O sólido banco traseiro do California 6.1 dá lugar a bancos traseiros individuais variáveis com funções de cama no California CONCEPT. Os bancos são estofados com um tecido resistente e agradável ao tato no design Mélange.

Zona 3 (exterior)
Graças à porta deslizante adicional do lado do condutor e ao novo conceito da unidade de cozinha e do toldo, é criada uma nova zona exterior do lado esquerdo do veículo – nunca antes vista em conjunto com uma cozinha exterior em qualquer outra Califórnia. Para a condução quotidiana, a segunda porta deslizante proporciona um ponto de entrada e saída adicional e uma opção de carregamento adicional no caminho para casa ou para o supermercado. Quando acampar, cria também uma área separada para cozinhar e comer e para os longos serões de verão passados debaixo do toldo. Isto porque a cozinha – incluindo o lava-loiça, a placa de indução deslizante e o frigorífico – é agora também acessível a partir do exterior. Para além da placa de indução de 230 V, existe também um fogão a gás integrado, já conhecido das gerações anteriores da carrinha. Uma tomada de 230 V no exterior da cozinha e uma mesa dobrável exterior dão o toque final perfeito para a vida no parque de campismo. As gavetas da cozinha podem ser acedidas a partir do interior e do exterior. Outro destaque é o grelhador compacto, que é arrumado na unidade da cozinha e pode ser convenientemente retirado do exterior do veículo. Tal como na Grand California baseada na Crafter, o frigorífico oferece vantagens práticas, uma vez que pode ser acedido a partir do exterior e está equipado com uma gaveta: agora demora ainda menos tempo a servir o pequeno-almoço. Além disso, os produtos frescos de verão podem ser carregados diretamente do carrinho de compras para o frigorífico.

A segunda porta deslizante oferece também uma vantagem adicional para os mercados com volante à direita, como o Reino Unido, a Austrália e a Nova Zelândia, onde os utilizadores podem agora entrar e sair da Califórnia em segurança pelo lado do passeio. Uma coisa é certa: o conceito dual – utilização como um VW Bus para a condução quotidiana e como uma versátil carrinha de campismo para lazer – foi agora ainda mais aperfeiçoado graças ao novo conceito de três zonas.

Design interior inteligente, até ao mais ínfimo pormenor
O design interior do veículo de exposição foi perfeitamente pensado até ao último pormenor e oferece uma série de novas características e vantagens. Tudo começa na frente: uma vez que a Multivan está equipada com um travão de estacionamento eletrónico em vez de um travão manual, o espaço entre o banco do condutor e o do passageiro da frente, em direção à traseira, pode ser muito melhor aproveitado. As práticas gavetas sob os bancos dianteiros giratórios reguláveis em altura e os bancos individuais na traseira também oferecem espaço de arrumação adicional. Atrás do banco do condutor ou do passageiro da frente existe agora espaço para objectos como uma sanita de compostagem a seco amovível. Há também muito espaço de arrumação nos armários superiores e inferiores da cozinha, que se encontram atrás do frigorífico. Além disso, existe uma área de arrumação separada por baixo da extensão da cama. O interior do veículo é iluminado com uma luz agradável através de uma iluminação de fundo regulável em toda a volta na estrutura do tejadilho. Com uma gama de cores disponível, a iluminação de fundo dos armários pode ser ajustada de acordo com o estado de espírito de cada um. Para criar a atmosfera certa no exterior, a unidade de cozinha tem um candeeiro de mesa amovível integrado para criar um ambiente acolhedor à volta da mesa de campismo. Se for necessária mais luz, as luzes LED nos braços do toldo banham o “terraço” do veículo com uma luz agradável.

Teto rebatível e cama de tejadilho de alta qualidade
É inconcebível um autocarro VW como a California sem o clássico tejadilho rebatível. Por isso, a California CONCEPT não é diferente. É composto por uma cobertura de alumínio leve e um fole de três camadas com uma grande abertura panorâmica à frente. As grandes janelas laterais proporcionam vistas panorâmicas incríveis. Tal como em todos os modelos California, a posição mais elevada para o tejadilho retrátil é a dianteira. As tomadas USB-C e as luzes LED fornecem energia e luz no tejadilho rebatível. Uma cama de tejadilho de alta qualidade com placas de molas também garante uma boa noite de sono sob as estrelas.

Controlado por uma unidade de controlo da autocaravana, por um smartphone ou pelo sistema de informação e lazer
O mecanismo de abertura do tejadilho é comandado por um tablet vertical multifunções situado no armário do pilar C. Todas as funcionalidades relevantes para o campismo podem ser controladas no ecrã tátil. Para além do tejadilho retrátil, este inclui informações sobre os níveis de água doce e de águas residuais, as funções de iluminação interior, incluindo a iluminação de fundo, o estado da alimentação eléctrica, o frigorífico e o aquecedor auxiliar. Todas estas funções podem também ser controladas num smartphone através da aplicação “Cali on Tour” ou no sistema de informação e lazer. O sistema de infoentretenimento também pode ser utilizado para aceder a um ecrã de inclinação que permite nivelar a autocaravana.

No entanto, o tablet não fornece apenas informações sobre o veículo, mas também pode proporcionar um bom entretenimento. Por exemplo, pode ser rodado para fora num braço articulado e posicionado de forma a ser facilmente visível a partir de qualquer posição no compartimento dos passageiros. Também pode ser rodado a 90 graus, o que significa que não há nada que impeça um serão divertido a ver a sua série de TV favorita.

O California CONCEPT mostra que a Volkswagen Veículos Comerciais acompanhará todos os fãs dos autocarros VW nas suas viagens pelo mundo, também no futuro, graças aos seus inovadores conceitos de autocaravana. Este futuro tornar-se-á realidade em 2024 com todos os sistemas de propulsão da Multivan.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.