ESTREIA MUNDIAL DO NOVO MASERATI MC20 CIELO

Published On 26 de Maio de 2022 | Notícias, Novidades

O superdesportivo MC20, agora também como spyder: a Maserati apresenta o MC20 Cielo, um automóvel único no seu género, capaz de oferecer a performance de um verdadeiro superdesportivo, juntamente com um prazer de condução holístico e imersivo, como nunca antes visto.

O MC20 Cielo revela os seus atributos especiais logo no seu próprio nome: MC significa Maserati Corse (‘Competição’); 20 refere-se a 2020, o ano em que teve início a nova era da marca; Cielo (‘céu’) sublinha o facto de ser um modelo devotado ao prazer de condução nos grandes espaços abertos, ao mesmo tempo mantendo todas as prerrogativas do coupé.

Equipado com o revolucionário motor V6 Nettuno, o Cielo oferece uma combinação perfeita de desportividade e luxo, graças a uma especificação única no segmento: o inovador tejadilho em vidro retrátil. 

O novo spyder constitui, efetivamente, um ponto de encontro entre a audácia da Maserati e o céu infinito, caraterizado por um “sky feeling” muito especial.

O modelo está equipado com um vidro electrocromático (vidro inteligente) de última geração, que pode, instantaneamente, passar de transparente a opaco através do toque num botão no ecrã central, por via da tecnologia PDLC (Polymer-Dispersed Liquid Crystal – Cristais Líquidos Dispersos em Matriz Polimérica). O tejadilho é, também, o melhor da class em termos de isolmento térmico e de velocidade de abertura e fecho (somente 12 segundos).

Por via desta máxima expressão da tecnologia, o MC20 Cielo proporciona uma experiência de condução multissensorial: totalizante com o tejadilho fechado e opaco; única, no que à luminosidade do habitáculo diz respeito, quando o tejadilho está transparente; holística com co. o tejadilho recolhido.

Desenvolvido no Maserati Innovation Lab, e produzido na histórica fábrica da Viale Ciro Menotti, o spyder é 100% made in Italy e 100% made in Modena, tal como a versão coupé.

O MC20 Cielo foi concebido para a perfeição. Pesa apenas mais 65 kg do que o coupé, o que só foi possível através de um trabalho meticuloso e preciso durante as fases de design do modelo. Para além de uma notável relação peso/potência, o chassi em fibra de carbono (o mesmo para todas as três configurações a lançar: coupé, spyder e a futura versão elétrica) também garante uma rigidez torsional sem compromissos, oferecendo uma combinação de um extraordinário comportamento em estrada e em pista.

O novo spyder é um automóvel com um design elegante, porém, altamente desportivo. O seu caráter e a sua personalidade são absolutamente cativantes, pela pureza das suas formas e pela refinada aerodinâmica, estudada a 360° em túnel de vento, tanto com o tejadilho aberto como fechado.

No design, nada é supérfluo; tudo possui a sua própria função. A única concessão para criar um efeito surpresa são as portas tipo asa de borboleta, tal como no superdesportivo MC20.

As portas tipo asa de borboleta permitem entrar e sair do habitáculo com muito maior facilidade, além de permitirem admirar o cockpit em fibra de carbono e as rodas dianteiras totalmente livres.

Sob uma perspetiva estilística, a versão de lançamento apresenta uma nova cor metalizada de tripla camada conhecida como Acquamarina, disponível enquanto parte do programa de personalização Maserati Fuoriserie.

Uma cor que interage com a luz, revelando-se de forma surpreendente. A base é um cinzento pastel inspirado pela competição, reminiscente do ADN desportivo do MC20, acompanhada de uma mica iridescente água marinha, que dá vida e torna excecional esta tonalidade.

O novo modelo também acrescenta um amplo leque de Sistemas de Segurança Ativa. Para além dos sensores de estacionamento, da câmara traseira e do sistema de monitorização do ângulo morto, incluídos no MC20 desde o ano modelo MY22, o novo spyder introduz a travagem autónoma de emergência, a informação de sinais de trânsito e uma nova câmara de 360°.

O MC20 Cielo pode ser equipado com um opcional sistema de som High Premium Sonus faber. O sistema do MC20 Coupé, vencedor do prémio EISA para o melhor sistema de som a bordo de um veículo, foi especificamente otimizado para ajustar-se as necessidades acústicas e de posicionamento únicas do habitáculo do spyder, estando os 12 altifalantes do sistema colocados de modo a que o resultado seja a caraterística Sonoridade Natural que distingue os sistemas da Sonus faber.

Por fim, a experiência a bordo do automóvel é gerida através do sistema multimédia Maserati Intelligent Assistant (MIA) e do Maserati Connect.

Na Estreia Mundial do novo spyder da Maserati, a ligação com o céu será o tema central, permitindo entrar numa nova dimensão holística: basta levantar os olhos e olhar diretamente para o céu.

Sérgio Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.