Expo Clássicos – os carros dos presidentes

Published On 30 de Setembro de 2012 | Clássicos

No ano em que Guimarães é Capital Europeia da Cultura, a Expo Clássicos – 5º Salão de Automóveis e Motos Antigos, que decorrerá no Multiusos de Guimarães nos dias 27 e 28 de Outubro, promete surgir com muitas novidades.

Um dos destaques deste evento é a apresentação da colecção de carros da Presidência da República. Viaturas em que viajaram, por exemplo, o Papa João Paulo II, a rainha Isabel II de Inglaterra, o General Franco, Óscar Carmona, Craveiro Lopes, Américo Tomás, Ramalho Eanes e Mário Soares, poderão ser apreciadas de perto, numa oportunidade única, nos dias 27 e 28 de Outubro, no Multiusos de Guimarães.

Desde o Rolls Royce Phantom V, passando pelos Vanden Plas Princess, Cadillac Sixty Two, Packard Super Eight, Volkswagen LT, Mercedes-Benz 560 SEL, Mercedes-Benz 600 S Pullman, Mercedes 770 W07 e o Citroën CX25 Prestige estarão no Multiusos de Guimarães valorizando o certame que já é uma referência do sector dos clássicos.

Ao mesmo tempo, vão decorrer exposições temáticas e estarão também disponíveis áreas de comércio de veículos, passeios e concentrações de clubes de automóveis e motos antigos.

Contribuindo para a divulgação do património cultural e histórico que constituem os automóveis e motos antigos, a Expo Clássicos tem por objectivo promover o conhecimento, a promoção e a divulgação junto de coleccionadores e admiradores de veículos de propulsão mecânica construídos até 31 de Dezembro de 1987, a aquisição e troca de veículos, restaurados ou para restauro, peças, equipamentos, acessórios e ferramentas da época e a aquisição e troca de livros, manuais, brinquedos e miniaturas.

A Expo Clássicos estará aberta ao público no sábado, dia 27 de Outubro, das 10h00 às 23 horas, e no domingo das 10h00 às 20 horas. O certame promovido pela Tempo Livre e pelo Clube de Automóveis Antigos de Guimarães (CAAG), com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.

Conheça os carros clássicos em exposição:

Rolls Royce Phantom V

Com matrícula de Novembro de 1960, foi adquirido pelo Estado Português em Fevereiro de 1961 e colocado ao serviço da Presidência da República para o que era considerado «serviço extraordinário especial». «Foi o carro do então Presidente da República, almirante Américo Tomás, em numerosos actos oficiais e diversas cerimónias protocolares, tendo nele viajado, por exemplo, o Papa João Paulo II e a rainha Isabel II de Inglaterra».

Vanden Plas Princess

Este automóvel foi comprado em maio de 1967, por 470 contos.« É um automóvel muito espaçoso (5/7 lugares), de interior refinado e folheado a madeiras raras, que foi considerado, na Grã-Bretanha, o carro dos políticos».

Cadillac Sixty Two

Foi comprado em Julho de 1954 pela Presidência da República, colocado ao serviço do então Chefe de Estado, general Craveiro Lopes. «A Cadillac foi a primeira construtora de automóveis a incluir a luz eléctrica nos seus modelos e igualmente a primeira a montar caixas de velocidades sincronizadas, que constituíam uma inovação da própria marca, assim como uma capota de fecho automático com sensores de chuva».

Packard Super Eight

Modelo produzido até ao início da II Guerra Mundial, esteve vinculado à Presidência da República até Abril de 1959.

Volkswagen LT

«Em Julho de 1981, o furgão foi adquirido pelo Estado Maior do Exército para transporte de pessoal, e em maio de 1982 foi solicitada a sua transferência para serviço da Presidência da República. No ano seguinte, foi convertido em Viatura de Comunicações, dele fazendo parte várias antenas de HF, VHF, TV e rádio; emissores/receptores e repetidores; aparelhos de TV, gravador vídeo e de rádio; auto-rádio, teleimpressora, um gerador com bateria, etc.»

Mercedes-Benz 560 SEL

Esteve ao serviço da Presidência da República entre Janeiro de 1990 e Outubro de 2002. Entre as suas melhores características, para a época, destacam-se a transmissão automática de cinco velocidades, o pára-brisas aquecido, portas de abertura servo-assistida e as primeiras janelas com vidros duplos.

Mercedes-Benz 600 S Pullman

Matriculado em Fevereiro de 1966 , foi comprado durante a presidência do Almirante Américo Tomás, e adstrito ao «serviço do protocolo de Estado e de Representação». «Com transmissão automática, direcção assistida e potentes travões de disco, o motor do Mercedes 600 S fornece também a energia necessária ao funcionamento do sistema hidráulico que regula a posição dos assentos, do vidro que separa o motorista dos passageiros, tal como das portas, das suspensões e da tampa da bagageira».

Mercedes 770 W07

Matriculado a 9 de Junho de 1938 em nome da polícia política do governo de então, a Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE), entrou, no mesmo mês, ao serviço do Presidente Óscar Carmona. Blindado e com pneus e vidros à prova de bala.

Citroën CX25 Prestige

Esta limusina CX25, não blindada, foi colocada ao serviço do Presidência da República na vigência do primeiro mandato de Mário Soares.

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