Menu Fechar

ExpoMECÂNICA duplicou número de visitantes

expomecanica-2

O expoMECÂNICA – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto superou com sucesso a prova inaugural, registando a visita do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto. Ao longo dos três dias da feira, que terminou este domingo na EXPONOR, mais de 11 mil profissionais (11.194) do setor visitaram o certame organizado pela Kikai Eventos. O dobro de visitantes inicialmente previsto pela organização. Um resultado expressivo que «confirma um novo destino do pós-venda automóvel em Portugal, que será o ponto de referência deste setor», refere José Manuel Costa, da Kikai Eventos.

A forma diferenciadora como foi desenhada a exposição, explica Sónia Rodrigues, da organização da Kikai, «cativou» as empresas e muitas revelaram-se «surpreendidas pela dinâmica implementada», num espaço de tempo tão curto.

Esta forma inovadora de organizar eventos prendeu igualmente a atenção de parceiros estratégicos, como é o caso Associação Nacional do Ramo Automóvel. António Teixeira Lopes, presidente da ARAN, faz um balanço muito positivo: «Esta feira pode crescer, tem muito potencial para que isso aconteça. Estou certo que muitos expositores numa próxima edição vão precisar de mais espaço. Também os visitantes revelaram interesse nas novidades apresentadas».

expomecanica-1

E a maior prova de reconhecimento é dada pela satisfação das empresas presentes e pela importância que já atribuem ao evento. Um inquérito realizado junto de alguns expositores revela que 93, 6% das empresas pretendem continuar a participar na feira. «Para o ano voltamos e queremos ficar nesta localização», adiantou Rui Lopes, da Escape Forte. Com larga experiência em feiras, a Wurth «apostará, seguramente, numa próxima edição», avançou Filipe Fonseca.

Outro dado expressivo (mais de 95% dos casos) realça o facto de o certame ter ajudado a promover os negócios das empresas. Para a Domingos & Morgado, a «feira foi excelente», perspetivando assim bons negócios, com «repercussões neste e no próximo ano», referiu José Morgado. Em ano de estreia, o expoMECÂNICA «superou todas as expetativas. Vamos ter negócios», considera Júlio Arnaut, da GTmotive. Tal como Jorge Carvalho, da Interescape, que salienta os contactos que «poderão gerar negócios».

Mas há muitos mais exemplos e motivações. Apostando no novo serviço de reparação de peças eletrónicas, Pedro Calçada, responsável pela unidade da Bosch Portugal, classificou de «interessante e diferente» a estreia da sua equipa neste palco expositivo. A Mourauto conseguiu atingir plenamente os seus objetivos. «Queríamos dar a conhecer a nova marca de produtos diesel reconstruídos e conseguimos», sintetiza António Matos. No caso da Sofrapa, Jorge Lima fala de uma «participação importante», uma vez que a empresa vai abrir brevemente uma loja no Porto. Sem mãos a medir para corresponder às várias solicitações, a Inforap recebeu «visitantes interessantes e muito interessados em saber mais sobre o funcionamento dos produtos que apresentamos», referiu Michael Daniel.

A qualidade dos contactos estabelecidos e a visita de profissionais estrangeiros foram fatores igualmente determinantes para o índice de satisfação das empresas. A espanhola IHNAVI/IHLUX registou mais de 200 contactos, com potencial de negócios. Alejandro Tejo entende que a feira contribuiu para «solidificar a posição em Portugal». Por exemplo, a Ecoparts realça a forte afluência de profissionais, sobretudo no sábado, com «a visita de alguns patrões de empresas», referiu Nuno Oliveira. Também a PC&C classifica de muito positiva sua presença. Pedro Costa destaca a visita de «vários profissionais do sul do País e até das ilhas». Por seu turno, Antero Gama, da Edicadata, revelou-se admirado com a origem dos visitantes: «Pensávamos que o foco da visitação estivesse no norte do país, foi surpreendente».

Tributo aos expositores
No decorrer da feira, e numa iniciativa da Turbo Oficina, em parceria com a Kikai Eventos, foram atribuídos prémios às empresas expositoras da feira. O objetivo desta ação foi transmitir aos expositores o reconhecimento do muito público profissional que visitou a expoMECÂNICA.

Cometil, Domingos & Morgado e Sofrapa ganharam os prémios TURBO OFICINA, nas categorias de Stand Mais Dinâmico, Empresa Mais Inovadora e Stand Com Melhor Imagem, respetivamente. Os prémios foram conferidos com base nas respostas a um questionário geral sobre o salão feito aos visitantes, à saída e por uma empresa independente, sem que estes soubessem qual a finalidade. Estes prémios foram, por isso, atribuídos pelos visitantes.

Manifestações paralelas dinamizaram a feira
Ao longo dos três dias, há ainda que realçar a diversidade e a pertinência para o setor das atividades paralelas. Com a coordenação do Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA) e o apoio editorial da revista “Turbo Oficina”, destacamos uma das ações, entre várias em cartaz, que contribuiu para o sucesso da feira: a Oficina em Movimento. «Esta experiência foi plenamente alcançada e o balanço é muito positivo. Da parte dos visitantes, pudemos registar o interesse que revelaram ao testarem os produtos. Já da parte das empresas, sobressai a possibilidade de terem estado mais próximas dos seus clientes, demonstrando in loco o potencial dos equipamentos», sintetiza Marco Araújo, coordenador da Oficina em Movimento.

De referir ainda a realização de palestras e conferências, da Turbo Oficina e da ARAN, bem como do espaço demonstração, que recebeu apresentações e demonstrações de equipamentos e serviços de expositores do Salão. E ainda a iniciativa do curso de Engenharia Automóvel do Instituto Politécnico de Leiria que teve na feira um simulador de capotamento.

Com uma estreia auspiciosa, o expoMECÂNICA estará de regresso em 2015.

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.