Menu Fechar

Faróis de nevoeiro

faróis de nevoeiro

Pode não ser visível à primeira vista a importância dos faróis de nevoeiro, mas podem fazer toda a diferença na condução em condições de pouca visibilidade e a ATE preocupa-se com a segurança dos condutores.

E é uma questão lógica que os faróis sejam utilizados para determinadas situações, de intempéries ou situações de escuridão que são agravadas com nevoeiro, neve, ou alguma outra substância que reduza a visibilidade.

Os faróis de nevoeiro podem ser instalados na parte da frente (dianteiros), como na retaguarda do carro (traseiros).

Faróis de nevoeiro dianteiros fornecem um feixe amplo em forma de barra de luz com um corte acentuado no topo, e são geralmente instalados para uma iluminação baixa relativamente à estrada e bermas, diretamente à frente do carro, de forma a tanto quanto possível estender a faixa de visibilidade do condutor.

Mas se o condutor pode ter uma faixa de maior visibilidade à frente, outros condutores podem não conseguir distinguir tão claramente objetos através de um forte nevoeiro ou outras situações de risco. E para esse efeito as luzes de nevoeiro da retaguarda servirão esse propósito, no sentido de alertar outros condutores para a presença do veículo na estrada.

Por norma, as luzes de nevoeiro da retaguarda são ligadas num circuito separado para produção de luz vermelha, mas pode ser combinada com as luzes de travagem do veículo, sendo que as lâmpadas produzem luz vermelha mais brilhante para a função de luz de travagem e luz vermelha dimmer para a função de luz de presença da retaguarda.

Existem normas que estipulam os rácios mínimos de intensidade entre a brilhante (paragem) e (retaguarda), modos de dim.

Verifica-se a existência de um interruptor independente para ambas as luzes de nevoeiro dianteiras e traseiras, em carros mais recentes.

Se necessitar de substituição de luzes após uma ocorrência indesejada, ou mesmo só para ter como reserva não deixe de visualizar as opções que a ATE oferece.

Saiba mais em www.PECASauto24.Pt

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.