Ferrari 458 Speciale preparado pela Novitec é ainda mais especial

Published On 20 de Julho de 2014 | Tuning

novitec-458-speciale-05-yellow-grigio-m

A empresa italiana é conhecida por “apimentar” modelos de marcas italianas como a Alfa Romeo, Fiat, a Maseratti, Lamborghini e até a Ferrari, e o seu trabalho é reconhecido e apreciado mundialmente.

No caso do modelo aqui esmiuçado, é preciso desde já perceber que o Ferrari F458 Speciale é por si só o modelo mais radical da gama F458 que a Ferrari oferece.

É um modelo com capacidades dinâmicas notáveis, e com potência e exclusividade de sobra.
Contudo há sempre clientes que procuram (ainda) mais qualidade, exclusividade e potência e é para esses que empresas como a Novitec trabalha arduamente.

Desta vez os especialistas desta empresa deitaram mãos à obra para dotar o F458 Speciale com “mais de tudo um pouco”, para que os seus clientes tenham acesso a um Speciale ainda mais “especial”.

No capítulo da aerodinâmica, mais concretamente no pacote de aerodinâmica activa que o modelo regular já possuí, a Novitec teve um trabalho árduo pelas mãos do seus designers para desenvolver componentes para a carroçaria que não prejudicassem o já de si bom trabalho efectuado pela Ferrari, mas que permitisse obter mais algum contributo funcional e estético.

Esses apêndices aerodinâmicos foram produzidos em fibra de carbono e que permite uma estética (ainda) mais agressiva mas também poupar algum peso, algo sempre preponderante num automóvel com estas características.

A lista destes upgrades incluiu um spoiler dianteiro e uma “lâmina” que dão um visual mais agressivo à frente mas também minimiza o efeito negativo de sustentação (lift) no eixo dianteiro.

novitec-458-speciale-16-rear-m

Na traseira o difusor em carbono e a asa extra, que pode ser ajustável electronicamente, completam o efeito visual racing e como já foi mencionado melhoram a aerodinâmica.

Na carroçaria de lado os painéis foram modificados melhorando o aspecto de perfil, tudo para uma experiência visual sem precedentes.
Para além disso essas alterações maximizam o arrefecimento do motor V8 e dos seus radiadores a óleo e canalizam o ar para a asa traseira melhorando os pontos já referidos.

A abundância de carbono por toda a carroçaria é bastante visível, como é possível constatar nas grelhas de ar e também nas capas dos faróis de nevoeiro.
Se o cliente desejar mais fibra de carbono ou outros pormenores, a Novitec também oferece acessórios feitos à medida dos desejos mais exigentes, tais como: farolins traseiros em cor preta com capas em carbono, indicadores de direcção em preto, e também na mesma cor o terceiro stop em Led.

No interior a customização é elaborada com extrema qualidade e os mais exigentes poderão optar por Pele e Alcântara e são muitas as possibilidades na configuração de cores, já que o espectro que a marca italiana oferece é quase infinito.

A carroçaria encontra no interior a sua alma gémea, já que este modelo é equipado com muito carbono, em destaque no painel de instrumentos, no tablier, assim como nas patilhas produzidas no mesmo material mas desta vez mais compridas que no modelo convencional.

Outra adopção para o visual são as bonitas jantes de 21 polegadas (NF4) em ambos os eixos.

São forjadas e foram especialmente desenvolvidas para este modelo para completar o look.

Não é difícil adivinhar que são extremamente leves, apesar do seu tamanho.

novitec-458-speciale-07-exterior-m

Estão “calçadas” com pneus de alta performance Pirelli PZero nas medidas 255/30 ZR 21 no eixo dianteiro e 325/25 ZR21 no eixo traseiro.

Olhando agora para o capítulo da mecânica e para o que oferece o catálogo da Novitec, não é preciso uma bola de cristal para adivinhar que também aqui, existe muito por onde escolher.

Dos vários níveis de performance disponíveis saltemos para o que mais oferece, onde o motor V8 de 4,5 litros é optimizado para desenvolver 636 cavalos de potência a um regime máximo de 9.250 rotações por minuto. O binário também sofre melhorias, são 572 Nm às 5,550 rotações por minuto. No Speciale de origem, são 605 cavalos e 540 Nm.

As alterações efectuadas passam por uma nova calibração da centralina, nos mapas da ignição e injecção de combustível, o que permite subir ligeiramente o corte de ignição em 0.250 rpm, já que no modelo convencional é de “apenas” 9000 rpm.

Em termos de performance pura, estes novos números permitem ao F458 Speciale Novitec atingir os 330 km/h, mais 5 km/h que o modelo convencional e alcançar os 100 km/h em 3,0 segundos, porem não melhorando neste último registo.

Mais do que o que os números sugerem, o som do v8 é mais audível com as alterações efectuadas pela empresa num novo sistema de escape da marca Inconel, e que coloca toda a experiência de condução num outro patamar, independentemente dos números.

novitec-458-speciale-09-night-m

Outro equipamento que a Novitec oferece e que foi desenvolvido pela marca, é um sistema hidráulico para a suspensão do F458 Speciale que tem como missão subir em 40 milímetros a frente do automóvel, comandado através de um botão dentro do habitáculo.

Isto permite aceder a certas rampas de garagem ou passeios por exemplo sem danificar a frente do automóvel, algo precioso tendo em conta a abundância de materiais exóticos e do valor dos mesmos.

Esta operação pode ser cancelada manualmente através do mesmo botão ou automaticamente quando se circula acima dos 80 km/h.

As mesmas suspensões também recebem molas mais baixas em 30 milímetros assim como barras estabilizadoras mais desportivas. Este conjunto permite segundo a Novitec, um comportamento mais desportivo.

Desconhecemos o preço deste belo exemplar pois a marca italiana não o divulga na sua página, mas acreditamos que será mais caro que o F458 Speciale, que é comercializado no nosso país por uns “módicos” 258.000 euros.

Sérgio Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.