Ferrari 458 Speciale

Published On 11 de Setembro de 2013 | Novidades

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A Ferrari aproveitou o Salão de Frankfurt para exibir orgulhosamente uma versão muito especial do seu modelo de maior sucesso, o 458. Este contudo não é só uma evolução do modelo existente, segundo a marca italiana o Speciale é um automóvel totalmente novo e que espera ter o mesmo sucesso de outras versões mais leves e radicais como no passado recente, caso do F360 CS ou do 430 Scuderia.

A Ferrari desenvolveu o Speciale focando-se essencialmente no motor, no melhoramento do comportamento dinâmico e na aerodinâmica. Aliás o desenvolvimento de uma aerodinâmica activa é segundo a marca italiana o futuro para todos os novos modelos a sair de Maranello.

Olhando para os números divulgados sobre o motor V8 de 4,5 litros deste modelo, reparamos que debita 600 cavalos às 9000 rpm e 540 Nm às 6000 rpm, tornando-se assim no motor V8 atmosférico mais potente que a marca produziu até hoje. São 133 cavalos por litro, e a Ferrari garante que é uma marca nunca antes atingida por um motor atmosférico.

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Com um peso em seco na ordem dos 1290 kg, o Speciale acelera de 0 a 100 km/h em 3 segundos, e alcança os 200 km/h em 9,1 segundos. A Ferrari também adiantou aos jornalistas que este modelo tem como volta mais rápida na pista de Fiorano um tempo de 1 minuto e 23,5 segundos, sendo assim mais rápido em 1,5 segundos que o F458 Italia e apenas meio segundo mais lento que o Ferrari F12.

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O design da carroçaria teve como principal objectivo o aprumo aerodinâmico, ainda assim a Pininfarina ainda se envolveu no capítulo estético do Speciale.

E são várias as diferenças para o modelo convencional. Existem agora flaps na frente e na traseira que se adaptam para garantir mais downforce e também para reduzir o arrasto aerodinâmico.

Em termos de electrónica, o Speciale vem carregado de ajudas para que o condutor possa conhecer os limites do automóvel sem apanhar grandes sustos, como o sistema SSC por exemplo, que optimiza a tracção pela distribuição correcta de binário entre as duas rodas.

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Para além disso este modelo está equipado com pneus especialmente desenvolvidos para este. São os Michelin Pilot Sport Cup 2, que permitem melhor aderência e durabilidade num uso intensivo em pista, e também conseguem oferecer ao modelo uma aceleração lateral em curva de 1,33 g, valor este que é o melhor alcançado por qualquer Ferrari de estrada produzido até hoje.

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Sérgio Gonçalves

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