A Ferrari aproveitou o Salão de Frankfurt para exibir orgulhosamente uma versão muito especial do seu modelo de maior sucesso, o 458. Este contudo não é só uma evolução do modelo existente, segundo a marca italiana o Speciale é um automóvel totalmente novo e que espera ter o mesmo sucesso de outras versões mais leves e radicais como no passado recente, caso do F360 CS ou do 430 Scuderia.
A Ferrari desenvolveu o Speciale focando-se essencialmente no motor, no melhoramento do comportamento dinâmico e na aerodinâmica. Aliás o desenvolvimento de uma aerodinâmica activa é segundo a marca italiana o futuro para todos os novos modelos a sair de Maranello.
Olhando para os números divulgados sobre o motor V8 de 4,5 litros deste modelo, reparamos que debita 600 cavalos às 9000 rpm e 540 Nm às 6000 rpm, tornando-se assim no motor V8 atmosférico mais potente que a marca produziu até hoje. São 133 cavalos por litro, e a Ferrari garante que é uma marca nunca antes atingida por um motor atmosférico.
Com um peso em seco na ordem dos 1290 kg, o Speciale acelera de 0 a 100 km/h em 3 segundos, e alcança os 200 km/h em 9,1 segundos. A Ferrari também adiantou aos jornalistas que este modelo tem como volta mais rápida na pista de Fiorano um tempo de 1 minuto e 23,5 segundos, sendo assim mais rápido em 1,5 segundos que o F458 Italia e apenas meio segundo mais lento que o Ferrari F12.
O design da carroçaria teve como principal objectivo o aprumo aerodinâmico, ainda assim a Pininfarina ainda se envolveu no capítulo estético do Speciale.
E são várias as diferenças para o modelo convencional. Existem agora flaps na frente e na traseira que se adaptam para garantir mais downforce e também para reduzir o arrasto aerodinâmico.
Em termos de electrónica, o Speciale vem carregado de ajudas para que o condutor possa conhecer os limites do automóvel sem apanhar grandes sustos, como o sistema SSC por exemplo, que optimiza a tracção pela distribuição correcta de binário entre as duas rodas.
Para além disso este modelo está equipado com pneus especialmente desenvolvidos para este. São os Michelin Pilot Sport Cup 2, que permitem melhor aderência e durabilidade num uso intensivo em pista, e também conseguem oferecer ao modelo uma aceleração lateral em curva de 1,33 g, valor este que é o melhor alcançado por qualquer Ferrari de estrada produzido até hoje.
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