Ferrari 488 GTB – V8 Turbo e 670 cavalos de potência

Published On 3 de Fevereiro de 2015 | Novidades

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Foi revelado o substituto do 458 Italia, e este novo modelo trás muitas novidades em várias áreas.

Começando logo pelo nome, que conjuga os 488cc de cilindrada por capacidade de cilindro e também a junção do GTB que significa Gran Turismo Berlinetta, semelhante ao saudoso 308 GTB produzido na década de 70.

Com uma carroçaria redesenhada que incluiu faróis redesenhados, o novo modelo possuiu uma aerodinâmica nova que tem como objetivo reduzir a força descendente e o arrasto para melhor eficiência. O aileron traseiro permite mais 50% de downforce em relação ao 458 Italia.

Para além deste, existe ainda um spoiler duplo dianteiro, uma entrada de ar proeminente, um difusor com abas ativas e umas “asas” redesenhadas junto às saídas de escape.

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O peso oficial declarado do 488 é de 1370 kg.

Já no interior, existem algumas novidades como um novo painel de instrumentos, novas saídas de ventilação entre outros (pequenos) pormenores como o novo grafismo no sistema multimédia.

A novidade mais esperada é mesmo o regresso aos motores V8 com turbos colocados em posição central.

A unidade motriz do 488 GTB tem 3,9 litros de capacidade, semelhante à unidade estreada no California T. No 488 GTB produz 670 cavalos às 8000 rpm e 760 Nm de binário máximo às 3000 rpm, acoplada a uma nova caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem, derivada do 458.

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As performances anunciadas representam um salto significativo em relação ao 458. O exercício de 0 a 100 km/h é efetuado em 3 segundos e os 200 km/h são obtidos em 8,3 segundos. A velocidade máxima será de 330 km/h.

Apesar de ser mais potente e veloz que o seu antecessor, a marca italiana anuncia consumos inferiores, com consumo médio de 11,4 l/100 km e emissões de CO2 de 260 g/km.

No famoso circuito de Fiorano este modelo é mais rápido (- 2 segundos) que o 458 Italia, conseguindo efetuar o percurso em “apenas” 1m e 23 segundos.

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No capítulo dinâmico o 488 GTB vem equipado com a com a segunda geração do sistema Side Slip Angle Control, Este sistema controla a sobreviragem sem que isso se reflita na perda de controlo do automóvel.

Conta também com o sistema de amortecimento ativo, sistema de controlo de tração herdado da F1 e um diferencial autoblocante eletrónico E-Diff.

Sérgio Gonçalves
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