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Ferrari revela as novas decorações do 499P números 50 e 51

A Ferrari marcou oficialmente o início da sua terceira temporada na classe de topo do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA ao revelar a pintura 2025 dos 499P que competirão sob a bandeira oficial da equipa Ferrari – AF Corse. Os Hypercars Le Mans números 50 e 51 continuam a manter o legado, o prestígio e os triunfos da marca de Maranello, ao mesmo tempo que reinterpretam os elementos estilísticos que o 499P herdou do icónico 312 PB.

As equipas permanecem inalteradas em 2025, uma época em que a Ferrari pretende disputar os títulos do Campeonato do Mundo de Construtores e de Pilotos, ao mesmo tempo que defende a sua coroa de Le Mans. Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen partilharão o carro número 50, enquanto Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi assumirão o volante do número 51. O 499P, confiado aos seis pilotos, manterá a mesma configuração técnica que o carro que competiu na segunda metade da época passada. O campeonato arranca na sexta-feira, 28 de fevereiro, no Qatar.

Preservando a continuidade, a edição de 2025 da 499P revela elementos de design marcantes que a tornam imediatamente reconhecível. O tema definidor continua a ser o vermelho caraterístico do fabricante de Maranello, que domina a carroçaria, complementado pelo Giallo Modena num esquema de cores já enraizado na memória colectiva após as vitórias consecutivas da equipa nas 24 Horas de Le Mans.

Com estreia marcada para o dia 28 de fevereiro no Qatar, o 499P presta assim homenagem à história recente da Ferrari, ao mesmo tempo que celebra o seu antecessor, o 312 PB. Este foi o último Sport Prototype de Maranello, que competiu até 1973 antes de um hiato de 50 anos que terminou em 2023 com o regresso da Ferrari à classe superior das corridas de resistência.

Fiel à filosofia do Cavalo Empinado, o 499P 2025 olha para o futuro, apoiado pela criatividade dos designers da Ferrari. A pintura foi modernizada com uma nova composição, misturando o vermelho – um tom mais escuro que reinterpreta as cores vistas nos carros de corrida Ferrari das décadas passadas – com o Giallo Modena, acentuando as linhas da carroçaria do carro.

A pintura do 499P apresenta um acabamento dominante em vermelho brilhante, optimizado para uma elevada visibilidade do automóvel, particularmente em corridas nocturnas. Este acabamento é complementado por acentos mate que se alinham com o design de monolugar de Fórmula 1 da Scuderia Ferrari HP.

O cockpit mantém a assinatura da faixa diagonal amarela – uma marca registada do 499P desde 2023 – mas, ao contrário da época passada, este gráfico estende-se agora pelos casulos laterais em vez da secção inferior do lado.

Esta escolha de design acentua os cascos laterais longitudinalmente, aumentando ainda mais a presença dinâmica do automóvel. O efeito é particularmente impressionante quando se vê o 499P de cima – como nas bancadas – oferecendo aos fãs uma experiência visual original e inovadora.

Na ronda de abertura do Campeonato do Mundo no Qatar, a Ferrari vai entrar em pista com o 499P na configuração técnica introduzida na quinta ronda da temporada de 2024 disputada em São Paulo, Brasil. Esta marcou a estreia do primeiro pacote de evolução técnica (joker), que apresentava actualizações como um sistema de condutas de arrefecimento dos travões redesenhado e, aerodinamicamente, a adição de flicks sob os faróis dianteiros.

Com base nesta configuração, a equipa trabalhou durante todo o inverno para otimizar o pacote técnico global, tanto nas sessões de testes permitidas na pista como no simulador. O programa de desenvolvimento de inverno estendeu-se para além do carro em si – onde os refinamentos meticulosos dentro dos limites regulamentares aumentaram a fiabilidade, incorporaram actualizações regulamentares e afinaram todas as áreas em que o desempenho ficava aquém da concorrência – mas também se concentrou na melhoria de todas as operações da equipa relacionadas com a corrida.

O 499P tem um grupo motopropulsor híbrido que combina um motor de combustão interna – um V6 twin-turbo montado a meio da traseira – com uma unidade eléctrica, o ERS (Energy Recovery System), no eixo dianteiro.

Embora possua caraterísticas personalizadas, o motor de combustão interna é derivado da família de motores V6 twin-turbo da Ferrari, também encontrados em modelos de estrada – um testemunho da transferência tecnológica entre carros de competição e de produção. Os actuais regulamentos do FIA WEC e da Fórmula 1 prevêem a utilização de motores V6 turboalimentados em conjunto com um sistema híbrido de 800V. Esta filosofia é exemplificada pelo Ferrari F80, o mais recente supercarro da marca sediada em Maranello, que partilha a mesma arquitetura de motor de seis cilindros e vários componentes derivados do 499P.

A equipa. Como anunciado anteriormente, a equipa Ferrari – AF Corse mantém o mesmo alinhamento de pilotos que tem competido na classe Hypercar desde a temporada de 2023.

No 499P número 50, a Fuoco-Molina-Nielsen – vencedores das 24 Horas de Le Mans de 2024 – procurará aumentar a sua lista de triunfos em corridas de resistência na classe superior, que já inclui seis pódios e três Hyperpoles nas últimas duas épocas, para além da sua vitória em Le Mans. Entretanto, o carro irmão, o número 51, será novamente tripulado por Pier Guidi-Calado-Giovinazzi. Conseguiram uma vitória – na edição do Centenário das 24 Horas de Le Mans em 2023 – três subidas ao pódio e uma Hyperpole.

Sérgio Gonçalves

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