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Ferrari SP-8: O roadster derivado do F8 Spider é o mais recente One-Off de Maranello

A Ferrari revelou hoje a mais recente adição à sua série One-Off, o Ferrari SP-8. Parte do programa de Projectos Especiais da marca e concebido pelo Centro de Estilismo da Ferrari, dirigido por Flavio Manzoni, é um V8 com motor central traseiro baseado no F8 Spider, do qual herda o layout, o chassis e o motor. O SP-8 one-off junta-se às fileiras sagradas do segmento mais exclusivo da gama Ferrari, carros únicos criados de acordo com as especificações individuais dos clientes, com o resultado de que encarnam o auge da personalização do Cavalo Empinado.

O nome do carro celebra o seu motor V8 twin-turbo de 3,9 litros, uma das unidades de potência mais aclamadas pela crítica da história e vencedora do prestigiado prémio Engine of the Year (IEOTY) em quatro ocasiões consecutivas. Uma vez que o cliente que encomendou o SP-8 é originário de Taiwan, o número 8 é também significativo, pois é considerado extremamente afortunado na cultura chinesa, augurando tradicionalmente sucesso, boa sorte e realização pessoal.

A caraterística mais singular do SP-8 é o facto de não ter tejadilho, o que faz dele um roadster puro-sangue de dois lugares em todos os aspectos, sublinhando o seu carácter desportivo e a experiência visual e de condução ao ar livre que proporciona. Esta solução exigiu um refinamento exaustivo da sua aerodinâmica através de uma combinação de simulações CFD, testes em túnel de vento e testes em pista para garantir um nível de conforto acústico e de sensação de vento comparável ao do automóvel que o inspirou.

O principal tema de estilo do automóvel centra-se na forma como os seus volumes se cruzam e se fundem entre si: a frente em fibra de carbono sem pintura envolve a traseira, criando um efeito de dois tons que cria um forte contraste em termos de cor e materiais. A eliminação da capota rígida retrátil permitiu aos designers remodelar radicalmente toda a secção traseira, dando-lhe um volume completo com uma linha de cintura esticada. O volume do automóvel está dividido em duas partes, ligadas por uma zona central funcional em preto mate que inclui as entradas de ar laterais com condutas separadas para os intercoolers e o motor. A secção superior desta faixa incorpora uma abertura para o compartimento do motor com elementos longitudinais que fazem referência aos strakes laterais típicos dos Ferraris do passado.

A dominar a frente do automóvel está uma imponente grelha de alumínio fundido de largura total, feita a partir de um único molde impresso em 3D. A grelha apresenta o mesmo tema de grelha, desta vez num movimento vertical, com o espaçamento em planta a aumentar gradualmente em direção aos flancos para canalizar melhor o fluxo de ar para os dois radiadores dianteiros. O ângulo destes elementos foi optimizado pela estreita colaboração entre o Centro de Estilismo da Ferrari e a equipa de aerodinâmica, que passou meses a aperfeiçoar o carro utilizando CFD.

Outras áreas do SP-8 que foram redesenhadas a partir do carro doador incluem os faróis, que têm máscaras e lentes especiais, os faróis traseiros derivados dos do Roma com lentes específicas, o para-brisas, os tubos de escape, aos quais foi dado o mesmo tratamento que aos do 296 GTB, e as jantes especialmente concebidas numa cor dedicada (Grigio NART mate).

Estas jantes direccionais de cinco raios são exclusivas para este carro em particular e oferecem uma visão moderna das jantes clássicas utilizadas nos Ferrari Sports Prototypes, bem como no lendário F40. Uma parte inteligente e indissociável da sua estética geral são as suas secções fortemente esculpidas e as grandes aberturas concebidas para as tornar mais leves.

No interior do automóvel, foi efectuada uma modificação importante na consola central para alojar os comandos da caixa de velocidades F1 que estão presentes na gama Ferrari desde a estreia do SF90 Stradale. Isto significou a modificação da já icónica alavanca de velocidades para esta aplicação específica. O acabamento interior é completado com bancos com pormenores em Alcantara® azul-marinho gravado a laser e tecido com efeito gradiente, e tapetes em tecido de sarja específico com efeito iridescente.

A cor mate Argento Micalizzato, criada especificamente para o SP-8, combina de forma brilhante com a secção de fibra de carbono do automóvel, que tem uma cor e um acabamento igualmente específicos (Blue Sandstone iridescente brilhante). Até mesmo a cor Blu Scuro Stellato utilizada para ligar as duas secções da carroçaria foi desenvolvida especificamente.

O SP-8 estará em exposição a partir da manhã do dia 24 de outubro no Circuito de Mugello até ao final do Finali Mondiali Ferrari 2023. Posteriormente, será exposto no Museu Ferrari em Maranello de 16 de novembro de 2023 até março de 2024.

Sérgio Gonçalves

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