Recentemente publicámos a história do Fiat Uno, um dos modelos mais importantes da marca italiana, agora é altura de noticiar que a produção do Uno vai terminar este ano muito por culpa da legislação cada vez mais exigente no capítulo da segurança.
Este ano terminou a produção de dois ícones que possuíam uma longevidade assinalável, o Volkswagen Transporter (pão de forma) e agora o Fiat Uno, este último teve uma vida de produção de 25 anos no Brasil.
O Uno foi comercializado no país “irmão” na mesma altura em que a segunda geração era lançada na Europa, porém em 1990 nasceu uma versão simplificada, a que os responsáveis da Fiat deram o nome de Fiat Mille.
Este modelo é e foi, extramente popular naquele país devido ao seu baixo preço de aquisição, um dos mais competitivos. Aliás esta versão superou mesmo em termos de vendas, o Uno normal, que tinha mais equipamento e era vendido por um PVP mais alto.
Em 2014, já a partir do dia 1 de Janeiro, todos os automóveis no Brasil vão ter que cumprir a legislação que obriga a ter equipamentos de segurança como o ABS e Airbags, equipamentos estes que não estão disponíveis no modelo Mille.
Esta versão simplificada que é comercializada no Brasil é um pouco diferente das versões que foram comercializadas na Europa.
As principais diferenças visuais eram os faróis, guarda-lamas, entre outros pormenores, um deles era a colocação da roda sobresselente debaixo do capô junto ao motor.
Em 2005 este modelo começou a ser comercializado com um motor de 999cc que podia trabalhar tanto a gasolina como a etanol e que debitava cerca de 75 cavalos de potência, dependendo do tipo de combustível que usasse.
Os últimos 2000 Fiat Mille serão comercializados sob o nome de uma edição especial chamada Grazie Mille, que significa um “muito obrigado” em italiano. Desconhece-se ainda as características e nível de equipamento desta versão.
Outros modelos na calha para serem “exterminados” pela nova legislação até ao fim do ano são o Volkswagen Gol e a primeira geração do Ford Ka.
- VENDAS DE 6 MILHÕES DE VEÍCULOS ELETRIFICADOS NA EUROPA - 6 de Fevereiro de 2025
- MASERATI 3500GT, RESTAURADO PELO CARROÇADOR TOURING SUPERLEGGERA, BRILHA NO RÉTROMOBILE 2025 - 3 de Fevereiro de 2025
- AUDI SIMULA REDES ELÉTRICAS MUNDIAIS PARA TESTAR O CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS - 31 de Janeiro de 2025