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FOLGORE: A ELETRIFICAÇÃO SEGUNDO A MASERATI

A inovação tem sido uma das qualidades do Tridente desde a criação do “Alfieri Maserati”, a 1 de dezembro de 1914. Este espírito de querer encontrar novas soluções e tecnologias para ir mais longe está mais vivo do que nunca, 110 anos depois, e foi transferido para a era da eletrificação com o programa Folgore.

O Marca do Tridente aborda este processo fiel ao seu estilo, com uma estratégia baseada na inovação, que se liga às raízes da marca para levá-la para uma nova era. Como sempre, serão aplicadas soluções de vanguarda oriundas da competição, com uma transferência de tecnologia da equipa que participa no Campeonato do Mundo de Fórmula E da FIA para os modelos de estrada. E, também como sempre, a gama Folgore de automóveis elétricos terá as prestações, o carácter, o conforto e a elegância que têm caracterizado os automóveis da Casa do Tridente ao longo de onze décadas.

GranTurismo: o primeiro Folgore

De todos os automóveis fabricados pela Maserati, o GranTurismo simboliza, como nenhum outro, o espírito inovador da marca. É o herdeiro direto do A6 1500, que inventou a categoria Gran Turismo, e ensinou ao mundo que um automóvel podia ser rápido, luxuoso, confortável e ter estilo.

O GranTurismo sempre representou um estilo de vida, fiel à sua essência, mas adaptado a cada nova época; e, por isso, tinha de inaugurar a gama Folgore. Tal como o A6 1500, o GranTurismo Folgore mostrará ao mundo que um automóvel elétrico pode ostentar, com orgulho, o Tridente, e possuir a sua combinação única de elegância, estilo e espírito desportivo.

Para tal, foram desenvolvidas soluções técnicas de vanguarda e derivadas da competição. A Maserati também foi a primeira marca italiana a competir no Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA.

A unidade motriz do Folgore dispõe da tecnologia de ponta de 800 Volt para proporcionar a melhor performance, e o melhor tempo de carregamento. O motor é o coração de todos Maserati, e os três do GranTurismo Folgore – um dianteiro e dois traseiros, com uma potência combinada de 760 cv – possuem uma elevada densidade de potência (9,2 kW/kg), e inversores de carboneto de silício (SiC) derivados da Fórmula E.

A bateria, produzida na fábrica de montagem Mirafiori Battery Hub, conta com uma inovadora disposição em ‘T-bone’, que proporciona duas grandes vantagens: permite reduzir ao máximo o centro de gravidade, e a sua geometria axial faz com que as mudanças de direção sejam muito mais rápidas do que nos automóveis com bateria de plataforma. O sistema de recuperação de energia gera taxas de regeneração de até 0,65 g, para recuperar energia durante a travagem, e atingir uma taxa de carga máxima de 400 kW.

Outro atributo técnico fundamental é a nova arquitetura elétrica/eletrónica Atlantis High, baseada em mensagens canFD enviadas a velocidades de até 2 ms. Este sistema possui funções avançadas de cibersegurança de nível 5, e atualizações OTA. O Módulo de Controlo da Dinâmica do Veículo (VDCM), um projeto patenteado pela Maserati, possui um software que proporciona um controlo de 360° dos sistemas mais importantes do automóvel.

E, claro, o Folgore não perde um dos traços típicos do ADN da Maserati: a sua sonoridade emblemática. Foi levado a cabo um trabalho de engenharia inovador, e a dinâmica acústica natural dos motores elétricos foi modelada digitalmente, e integrada com a sonoridade típica de um motor V8 da Maserati.

Uma gama pioneira

A Maserati é a primeira marca de luxo italiana a produzir automóveis elétricos, e será, também, pioneira ao oferecer versões elétricas para todos os modelos da sua gama até 2025. Até 2030, toda a gama da Maserati será totalmente elétrica.

O ambicioso programa de eletrificação da Maserati arrancou em 2020, com o Ghibli, o primeiro automóvel híbrido da sua história, com tecnologia MHEV que também foi aplicada no Levante. Em 2024, será lançado o GranTurismo Folgore, o primeiro Maserati elétrico de sempre. Após o qual chegará o Grecale Folgore, o primeiro SUV de luxo italiano totalmente elétrico.

Todos os modelos Maserati disporão de uma versão Folgore em 2025: o superdesportivo MC20, a nova berlina desportiva Quattroporte, e o novo SUV Levante. Outro valor diferenciador da gama Folgore é que todos os modelos terão um ADN 100% italiano, e serão desenvolvidos, concebidos e produzidos em Itália.

Sérgio Gonçalves

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