Menu Fechar

Ford Focus RS Le Mans – Versão rara, 1 de 5 em todo o mundo

A segunda geração do icónico modelo Focus RS foi um sucesso comercial para a marca Ford, em parte pela ligação ao Mundial de Ralis (WRC) e pelas características técnicas que estes modelos possuem.

Mais uma vez é através do stand Jorcar que ficámos a conhecer umas das versões mais raras no mundo do Focus RS.

Um exemplar único que se encontra à venda naquele espaço e que vai deixar qualquer amante de hot hatches a “salivar” de desejo e curiosidade.

A história deste raro RS começa em França, mais concretamente aquando da conhecida prova das 24 Horas de Le Mans, onde a Ecurie Ford France resolveu criar 5 Focus RS com cores e pormenores únicos em homenagem aos Ford de competição que conquistaram o lugar mais alto do pódio naquela importante prova.

Ou seja, qualquer um dos cinco RS com esquemas de cores diferentes (réplicas) representam as cores dos Ford que tiveram sucesso máximo na sua categoria.

Desses cinco existe este que se encontra à venda no stand Jorcar mais concretamente a versão em cor negra com faixas cinza, a referência ao Ford Mk II que venceu a prova em 1966.

Um foi pintado de vermelho e tem faixas brancas, representa o modelo Mk IV que ganhou em 1967.

A versão em branco com uma faixa central em azul ao centro rodeada com uma linha vermelha, representa o fantástico Ford Mk IIB que participou oficialmente em 1967 na prova através da Ford Francesa.

Com dois tons entre o azul clarinho e o laranja, é outra das versões especiais e que representa um esquema de cores e grafismos usados pelos GT40 que dominaram em 1968 e 1969.

Por fim a versão com dois tons entre o azul e o branco que representa o esquema presente no Ford Capri RS 2600 que participou na sua categoria em 1972.

Todos os 5 RS aqui expostos beneficiam de fábrica de interiores customizados, com backets Recaro produzidas com pele e alcântara com linhas cozidas à cor da carroçaria.

Para além desta conta também com outros pormenores exclusivos, como uma placa comemorativa e identificativa da versão, algo imprescindível para os colecionadores.

Todos os 5 participaram em 2010 num desfile em circuito onde estiveram presentes muitos VIP´s e convidados especiais.

Esta versão não recebeu upgrades mecânicos, e como tal o motor Ecoboost 2.5 Turbo debita os mesmos 305 cavalos e 440 Nm de binário da versão convencional.

As performances anunciadas revelam um exercício de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e uma velocidade máxima de 263 km/h.

A caixa manual de 6 velocidades e o respetivo autoblocante permitem explorar com prazer e precisão toda a potência do motor e do bom comportamento dinâmico de que é apanágio em todos os RS.

Portanto se quer ver ou tem interesse nesta versão rara (única no mundo) nada como uma visita aquele espaço.

Para mais informações sobre este modelo ou outra viatura é contactar o stand Jorcar em www.jorcar.com.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.