Ford GT40 atinge record em leilão

Published On 21 de Agosto de 2012 | Clássicos

Em Junho fazíamos referência ao par de Ford GT40 que iria a leilão no Monterey car week em Agosto. Pois um desses carros, precisamente o Ford GT40 utilizado em 1970 por Steve McQueen durante as filmagens do filme Le Mans foi arrematado por 11 milhões de dólares, o que equivale a cerca de 9 milhões de euros, sendo agora o carro americano mais caro.

Este GT40 Gulf/Mirage Lightweight Racing, com as cores eternas da Gulf, e que se tornou uma lenda do desporto automóvel, triunfou em Spa em 1967, tornando-se o primeiro carro a levar as famosas cores da Gulf ao lugar mais alto do pódio.

Este GT40, ainda antes de se estrear no cinema, correu em Daytona, com David Hobbs e Paul Hawkins ao volante e fez testes em Le Mans, pelas mãos de Jacky Ickx, tendo estabelecido um recorde da melhor volta com 3 minutos e 35,4 segundos. Entretanto, venceu os 1000 km de Monza, a 25 de Abril de 1968, e terminou em quinto lugar no BOAC 500, em Brands Hatch.

A existência deste GT40 mudou drasticamente quando, já em 1970, na posse de David Brown, foi alugado à Solar Productions de Steve McQueen, para ser utilizado no famoso filme Le Mans.

Para participar no filme, o tejadilho do GT40 foi inteiramente removido, o que afectou seriamente a rigidez e a aerodinâmica do veículo. Depois de cinco meses de filmagens, o veículo foi novamente vendido e, entretanto, foi passando por vários donos, tendo sofrido uma restauração total.

Agora, no leilão da RM Auctions, este Ford GT40 foi arrematado por 11 milhões de dólares, batendo o recorde no que toca a automóveis norte-americanos. As estimativas mais optimistas apontavam para que pudesse chegar apenas aos 6,5 milhões de Euros. O anterior record pertencia ao Duesenberg Model-J Long Wheelbase Coupe, que no mesmo leilão tinha atingido 8,5 milhões de Euros.

Trata-se realmente de um carro espectacular, com um curriculum invejável. Para além das fotos que publicamos aqui, e no artigo anterior, pode ainda ler a história do Ford GT40. O vídeo seguinte permite ainda conhecer outros detalhes sobre o carro.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.