Menu Fechar

Golf GTI EDITION 50 – A Volkswagen apresenta o GTI de produção mais potente

É o destaque antes do destaque: a Volkswagen apresenta o novo Golf GTI EDITION 501 na corrida de 24 horas em Nürburgring. Em 2026, o Golf GTI2 celebrará o seu 50.º aniversário, e a marca marca este evento especial com este modelo especial excecional. Com uma potência de 239 kW (325 cv), o Golf GTI EDITION 50 entrará para a história como o Golf GTI de produção mais potente até à data. A produção do modelo especial exclusivo está prevista para começar em Wolfsburg no final de 2025, para que o Golf GTI EDITION 50 possa ser entregue aos clientes atempadamente para o início do seu ano de aniversário, a partir do primeiro trimestre de 2026.

O Golf GTI é um dos carros desportivos compactos de maior sucesso no mundo. Mais de 2,5 milhões de unidades foram produzidas em todo o mundo até o momento. A tempo do seu 50º aniversário no próximo ano, a Volkswagen está lançando um modelo especial com foco no prazer de dirigir na forma do Golf GTI EDITION 50.

Dinâmica de condução de primeira classe – inclusive na pista de corrida. “O Golf GTI EDITION 50 é o nosso GTI mais rápido e potente até hoje. Com o pacote Performance opcional, levámos o conceito GTI a um nível totalmente novo”, explica Sebastian Willmann, diretor do Departamento de Desenvolvimento de Chassis e Dinâmica de Condução da VW. Um chassis desportivo DCC recentemente ajustado, um bloqueio do diferencial dianteiro finamente ajustado e a direção progressiva de alta precisão proporcionam um desempenho dinâmico melhorado no modelo de aniversário. O resultado: um modelo especial particularmente orientado para o desempenho, com um caráter próprio.

A volta recorde – na pista Nordschleife em apenas 7:46 min. O piloto profissional Benjamin Leuchter destacou o potencial excecional do Golf GTI EDITION 50 na pista de corridas Nürburgring Nordschleife, com 20,832 km de comprimento. Com um tempo de 07:46:13 minutos, o piloto de testes e desenvolvimento da Volkswagen completou a volta mais rápida de sempre num Golf de série no circuito conhecido como «Green Hell» em abril de 20253. «Para mim, o Golf GTI EDITION 50 é o Volkswagen mais preciso e desportivo que já conduzi», afirma Leuchter.

Mais potência, mais agilidade. A Volkswagen está equipando o modelo especial com um motor turboalimentado de 2,0 litros – uma modificação da unidade de propulsão do Golf GTI Clubsport4 com 221 kW (300 cv). Graças a medidas internas no motor, a equipa de engenharia da Volkswagen conseguiu aumentar a potência do Golf GTI EDITION 50 para 239 kW (325 cv) – em comparação com o Golf GTI2 clássico na configuração básica com 195 kW (265 cv), isto representa um acréscimo de 44 kW (60 cv). O binário máximo do EDITION 50 foi aumentado para 420 Nm. Em comparação, o Golf GTI Clubsport tem um binário máximo de 400 Nm, enquanto o Golf GTI produz 370 Nm.

O chassis do Golf GTI EDITION 50 foi ainda mais aperfeiçoado e adaptado à potência mais elevada. Um eixo dianteiro MacPherson e um eixo traseiro de quatro braços formam a configuração básica. No geral, o modelo de aniversário é 15 mm mais baixo do que a configuração básica.

A cereja no topo do bolo – o pacote GTI-Performance opcional. Para aqueles que gostam de um estilo ainda mais desportivo, a Volkswagen irá oferecer o pacote GTI Performance opcional com chassis Performance exclusivamente para o Golf GTI EDITION 50. Devido às taxas de mola mais elevadas, a frequência natural nos eixos dianteiro e traseiro foi aumentada em cerca de 20%. Isto resulta em melhores características de suporte, uma resposta muito mais direta e uma menor tendência para rolar e inclinar. Com uma redução adicional de 5 mm, o Golf GTI EDITION 50 é 20 mm mais baixo do que o Golf padrão.

Os suportes de suspensão adaptados otimizam o tempo de resposta para excitação dinâmica. O pacote também vem com pneus semi-slick Potenza Race tamanho 235 da Bridgestone em jantes forjadas Warmenau de 19 polegadas, bem como um sistema de escape R-Performance leve com silenciador traseiro em titânio. Os pneus Bridgestone são um desenvolvimento totalmente novo que proporciona mais aderência com menos resistência ao rolamento e são cerca de 1,1 kg mais leves por pneu do que os pneus padrão. Com um peso de apenas 8 kg por jante, as jantes forjadas são cerca de 3 kg mais leves do que as jantes padrão de 19 polegadas. Além disso, o sistema de escape de titânio Akrapovič poupa mais 11 kg.

Equipamento exclusivo de aniversário. O Golf GTI EDITION 50 apresenta inúmeros destaques no interior e no exterior. Combinados com os cintos de segurança vermelhos, os bancos desportivos com padrão xadrez, uma linha em Racing Green e elementos em veludo sintético criam um ambiente de alta qualidade com um toque de desporto motorizado. O volante desportivo multifunções em pele, com um novo design, apresenta acabamentos com o logótipo GTI 50. Juntamente com as patilhas de mudança integradas para a caixa DSG de sete velocidades, proporciona uma verdadeira sensação de desporto motorizado. Os bancos e o volante são, assim, as interfaces para o chassis e o motor excecionais do Golf GTI EDITION 50.

No exterior, o logótipo GTI 50 está colocado no spoiler do tejadilho e no interior dos espelhos retrovisores exteriores. Outras características exclusivas incluem acabamentos especiais nos limiares das portas, um tejadilho com pintura preta, caixas dos espelhos retrovisores exteriores pretas e acabamentos pretos no sistema de escape. Uma faixa lateral marcante nas longarinas com um gradiente de cor do preto ao vermelho Tornado sublinha adicionalmente o caráter desportivo do veículo.

Estão previstas cinco cores exteriores para o Golf GTI Edition 50: além do característico branco Pure, estas são cinza Moonstone, preto Grenadilla metálico e – exclusivamente para o modelo de aniversário – verde Dark Moss metálico e vermelho Tornado. O vermelho Tornado é a cor que tem sido sinónimo de veículos Volkswagen de alto desempenho ao longo das décadas desde 1986. Inúmeros modelos de topo da sua época ostentaram esta cor de pintura distintiva, incluindo o Golf II GTI 16V, o Golf III VR6 e o Golf VII GTI TCR.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.