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Goodyear apresenta tecnologia AMT no Salão de Genebra 2013

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Verificar a pressão dos pneus pode ser uma tarefa do passado graças à tecnologia inovadora da Goodyear, que foi apresentada pela primeira vez no Salão Internacional Automóvel de Genebra em 2012. Desde então, tem vindo a ser várias vezes premiada e, inclusive, obteve o reconhecimento da Revista TIME como uma das melhores criações tecnológicas de 2012. Esta tecnologia foi até já divulgada aqui (AMT) no Autoblog no ano passado.

Agora, mais uma vez no Salão Internacional Automóvel de Genebr, os visitantes vão poder ver como é possível manter a pressão correta dos pneus, sem ser necessário utilizar bombas externas, electrónicas ou ter a intervenção do condutor, resultando numa redução do consumo de combustível e das emissões de CO2, bem como numa melhoria considerável nos níveis de segurança do veículo.

Para além da tecnologia AMT ajudar a assegurar a pressão correta dos pneus, o resultado pode representar uma poupança significativa na bomba de combustível, já que os pneus com baixa pressão traduzem uma economia de combustível entre os 2,5 e os 3,3 valores percentuais, de acordo com investigações levadas a cabo num estudo que envolveu mais de 3500 condutores.

A investigação europeia conduzida pela Goodyear mostra que os consumidores não se preocupam com a pressão dos pneus. Metade dos inquiridos não sabia quando verificar a pressão dos pneus e um em cada três condutores admitia que era pouco provável verificar a pressão dos pneus, mesmo antes de iniciar uma viagem de longo percurso!

A pressão correta dos pneus é necessária para garantir o desempenho do veículo a níveis óptimos. Uma baixa pressão dos pneus significa uma distribuição pouco uniforme em estrada.

Joe Zekoski, Vice-Presidente de Desenvolvimento Global de Produtos e Operações do Centro Técnico da Goodyear, explica: “Os consumidores tendem a não dar importância à manutenção da correta pressão dos pneus. A Tecnologia AMT melhora o desempenho da condução, e exerce um impacto positivo em muitas áreas, incluindo melhor eficiência de consumo de combustível, mais longa duração do pneu e baixas emissões. Esperamos lançar em breve esta inovadora solução no mercado.”

Em 2011, o United States Department of Energy’s Office of Vehicle Technology concedeu 1,5 milhões de USD para o projecto de investigação, desenvolvimento e demonstração de um sistema da Tecnologia AMT para pneus de carrinhas conduzido no Centro de Inovação da Goodyear, em Akron, no Ohio. A Goodyear também recebeu uma concessão do Governo do Luxemburgo para o projecto de investigação e desenvolvimento de um sistema da Tecnologia AMT para pneus de turismo. Esse trabalho foi conduzido no Centro de Inovação da Goodyear, em Colmar-Berg, no Luxemburgo.

No processo de inovação, é muito prematuro prever o momento em que a Tecnologia AMT será introduzida no mercado, mas a empresa já confirmou que as concessões disponibilizadas pelos Governos dos Estados Unidos e do Luxemburgo irão acelerar certamente o seu desenvolvimento.

Rui Augusto
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