Menu Fechar

GT Speed único celebra 20 anos de sucesso Continental na Monterey Car Week

A Bentley Motors encerrou as celebrações do 20º aniversário do seu agora icónico Continental GT com a revelação e venda imediata de um Continental GT Speed exemplar único, com uma especificação inspirada na do primeiro Continental GT de produção de 2003. A musa do projeto – o VIN20001, o primeiro GT saído da linha de produção de Crewe – foi apresentado juntamente com a versão de 2023 no The Quail, A Motorsports Gathering, que também celebra o seu 20º aniversário e faz parte integrante da Monterey Car Week.

Tendo redefinido a marca Bentley para o século XXI aquando do seu lançamento em 2003, catalisando um aumento de dez vezes nas vendas, o Continental GT continua a ser a referência para os grand tourers modernos e luxuosos. O primeiro automóvel de produção – o automóvel moderno mais importante da rejuvenescida coleção Heritage da Bentley – foi acabado em pintura Cypress Green, com um interior com estofos em pele Saddle e folheado a Burr Walnut. O Continental GT Speed 2023 por medida apresenta um interior especialmente concebido para o efeito, inspirado no do seu ilustre antecessor.

Enquanto a pele Saddle e o folheado Burr Walnut estão presentes em ambos os habitáculos, o modelo de terceira geração apresenta melhorias subtis do tema do modelo original. A rica cor Saddle é complementada por uma pele de realce em “Verde Especial”, com costuras de contraste na mesma tonalidade em todo o veículo. O painel de instrumentos e as barras de cintura apresentam dois acabamentos diferentes – Dark Burr Walnut de poro aberto e Dark Burr Walnut de alto brilho – separados por uma risca pintada em Cypress, que liga o interior ao exterior.

Uma extensa lista de características inclui as especificações Blackline, Touring e Styling – que, em conjunto, incluem acessórios exteriores em preto polido, um conjunto de melhorias técnicas e um splitter dianteiro em fibra de carbono, saias laterais, difusor e um subtil spoiler nos lábios da bagageira, respetivamente. Os emblemas das jantes Mulliner autonivelantes rematam as jantes desportivas de 22″ em cinzento escuro acetinado exclusivo. O interior inclui o sistema áudio Naim for Bentley e o ecrã rotativo Bentley, enquanto as placas de rodagem personalizadas dizem: “20 anos do Continental GT by Bentley Mulliner”. Representações dos contornos dos Continental GTs de 2003 e 2023 figuram no painel de instrumentos, na consola central e na soleira exterior. Este carro comemorativo único já foi vendido, foi entregue ao seu novo proprietário no The Quail e representa o ponto alto de quatro meses de actividades e eventos para celebrar este marco na história da Bentley.

20 anos e três gerações
O impacto da primeira geração do Continental GT foi sísmico, não só redefinindo a Bentley como uma marca de luxo moderna, mas também criando um novo sector de mercado. O primeiro Bentley totalmente novo, sem componentes herdados desde o 3 Litros original de 2019, o Continental GT foi concebido no estúdio de Crewe sob a direção do então Diretor de Design Dirk van Braeckel e do Chefe de Design Exterior Raul Pires. As linhas elegantes do novo grand tourer da Bentley foram inspiradas nas do Continental R Type de 1952, com uma “linha de força” da Bentley que começa baixa na frente e segue a linha dos ombros do capô e da porta antes de encontrar uma traseira musculosa. Os faróis redondos duplos e a grelha de rede da Bentley dão um toque subtil aos estrondosos carros de corrida da empresa vencedores de Le Mans na década de 1920.

Sob o capot estava um novíssimo motor W12 de 6,0 litros twin-turbo e 48 válvulas. Este design compacto, suave e potente desenvolvia 550 cv e 650 Nm, alimentando as quatro rodas através de uma transmissão automática ZF de seis velocidades. A aceleração dos 0-62 mph demorava 4,8 segundos e a velocidade máxima era ligeiramente inferior a 200 mph.

Durante os sete anos em que a primeira geração do Continental GT permaneceu em produção, deu origem a uma família de modelos, incluindo o Continental GT Convertible, o Continental Flying Spur, o Continental GT Speed e o Supersports.

Chegada do V8
A segunda geração do Continental GT, lançada na versão W12 de 6,0 litros no Salão Automóvel de Paris em 2010, também assistiu à chegada de um segundo motor Bentley totalmente novo. O eficiente e carismático V8 de 4,0 litros, que fez a sua estreia em 2012, dotou o Continental GT de um carácter ágil e de resposta rápida, acompanhado por um caraterístico escape V8. Em 2017, juntou-se à gama a edição limitada 710PS Supersports, cuja conceção foi inspirada no GT3 de competição da Team Bentley.

2018: a terceira geração
A terceira geração do Continental GT da Bentley foi lançada em 2018. Com um design totalmente novo, as suas linhas mais nítidas e elegantes tiraram o máximo partido de uma nova plataforma concebida para o efeito. Até o seu motor W12 era totalmente novo, emparelhado com uma nova transmissão de dupla embraiagem. Os destaques das especificações do novo modelo incluíam molas pneumáticas de três câmaras e controlo anti-rolamento ativo elétrico de 48V, enquanto a tecnologia a bordo deu um grande salto em frente graças a uma arquitetura eléctrica totalmente nova. Era simultaneamente mais rápido, mais confortável, mais eficiente e mais luxuoso do que os seus antecessores – mas sem dúvida que continuava a ser um Continental GT.

A volta ao mundo em 20 revisões
Um “bastão” da Bentley, concebido e criado internamente para representar as linhas-chave do Continental GT, visitou Monterey para iniciar uma viagem global – viajando numa variedade de modelos Continental GT pela Europa, Médio Oriente, China, Ásia-Pacífico e EUA antes de regressar a Crewe. No final da viagem, na Bentley’s Dream Factory em Crewe, o bastão – que conterá 20 recordações da digressão – tornar-se-á numa cápsula do tempo como recordação permanente de uma viagem única.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.