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GTO Legacy Tour 2024 – Uma viagem pelas Dolomitas para celebrar um ícone

Exatamente 40 anos após a sua apresentação no Salão Automóvel de Genebra de 1984, a Ferrari tem o prazer de anunciar o GTO Legacy Tour 2024, uma celebração exclusiva do 40º aniversário de um automóvel verdadeiramente lendário. A marca de Maranello está a organizar uma experiência de condução para os proprietários do primeiro supercarro de sempre do Cavalo Empinado, nos deslumbrantes arredores das Dolomitas italianas, entre 1 e 5 de outubro de 2024.

O evento Ferrari GTO é a segunda edição do Legacy Tour, no seguimento do primeiro passeio temático do F40 em 2023. Nesta última, 39 equipas exploraram uma rota que se estendeu de Forte dei Marmi através dos Alpes Apuanos e da zona rural da Toscana até Maranello.

O Legacy Tour 2024, por outro lado, começa em Val Rendena e as equipas terão as impressionantes Dolomitas como pano de fundo até ao último dia de condução, quando chegarem a Maranello. Os GTOs serão recebidos na sede do Cavalo Empinado onde os especialistas da Ferrari Classiche e alguns membros da equipa de desenvolvimento do GTO original revelarão os segredos do carro. Os automóveis serão depois expostos no interior da fábrica antes da conclusão oficial do GTO Legacy Tour 2024 com um desfile no Circuito de Fiorano.

Os proprietários de GTO que desejem participar no GTO Legacy Tour devem contactar o seu concessionário oficial Ferrari até ao final de abril.

O Ferrari GTO foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra em 1984. A potência do seu motor V8 turbo, as suas linhas Pininfarina e a sua avançada carroçaria em compósito conquistaram imediatamente a aclamação do público. O GTO foi o primeiro Ferrari a ostentar um V8 montado longitudinalmente com turbos duplos. A capacidade de 2,8 litros associada aos seus oito cilindros valeu-lhe a designação não oficial de 288, enquanto o seu nome oficial é uma referência ao lendário 250 GTO do início da década de 1960. Inicialmente, a Ferrari tinha como objetivo construir apenas os 200 exemplares necessários para obter a homologação para as corridas do Grupo B. No entanto, as grandes alterações efectuadas posteriormente às regras resultaram na retirada da Ferrari do campeonato. O GTO, no entanto, entrou para a história como o primeiro supercarro de sempre da Ferrari e, desde então, juntaram-se-lhe o F40, o F50, o Enzo Ferrari e o LaFerrari. O seu sucesso foi tal que foram construídos 272 exemplares antes do fim da sua produção.

Sérgio Gonçalves

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