A Hagerty UK está a anunciar a sua Lista do Mercado em Alta do Reino Unido para 2025, uma seleção de dez automóveis que deverão ser excelentes compras em 2025. Prevê-se que alguns aumentem de valor no futuro, outros foram selecionados pela sua excelente relação qualidade/preço e pela sua gratificante experiência de propriedade.
Os automóveis da lista Hagerty UK Bull Market foram todos selecionados como resultado de uma intensa pesquisa sobre as alterações nos valores dos veículos pelos especialistas em avaliação da Hagerty UK. Estes especialistas compilam o altamente respeitado Guia de Preços da Hagerty, o que lhes confere uma qualificação única para fornecer informações sobre preços e tendências no mercado de automóveis clássicos e modernos no Reino Unido.
Para 2025, escolheram uma vasta seleção de modelos, desde o humilde Peugeot 106 até ao Subaru Impreza P1, com estatuto de culto. Há opulência no Rolls-Royce Silver Shadow II e aventuras de condução no Austin-Healey 3000 e no Porsche 912.
2001-2005 Alfa Romeo 147 GTA
O Alfa Romeo 147 GTA recebe o prémio Hagerty Hot Hatch Pick pela sua aparência discreta e desempenho incrível. Os valores aumentaram de forma constante nos últimos anos, com os melhores exemplares a atingirem bem mais de £20.000.
O 147 GTA é um verdadeiro Alfa Romeo, com carácter italiano e desempenho a condizer. O seu motor Busso de 3,2 litros e seis cilindros é atualmente considerado um dos melhores motores alguma vez produzidos. O interior reflecte o artesanato italiano da época, com materiais e conforto exemplares combinados com detalhes desportivos.
Este hot hatch continua a aumentar a sua popularidade, com muitos compradores mais jovens a procurá-lo para desfrutar de uma das melhores experiências Alfa Romeo.
1959-1967 Austin-Healey 3000
O Austin-Healey 3000 é a escolha do índice Hagerty Bull Market Best of British, um automóvel desportivo britânico por excelência, adorado por várias gerações desde que entrou em produção em 1959. Um dos grandes modelos Healey mais populares, continuou a ser produzido até 1967, com quatro grandes variações de modelo durante esse período.
O Austin-Healey 3000 não só conquistou corações pelo seu carácter e charme de roadster, como também teve um bom desempenho em algumas das grandes pistas de corrida do mundo, incluindo Le Mans e Sebring. É um verdadeiro clássico utilizável, com muitos clubes que oferecem apoio aos proprietários e um vasto número de eventos em que se pode participar. Continua a ser um clássico acessível que, nos últimos anos, também tem sido apreciado por muitos compradores mais jovens.
1994 – 1999 Ferrari F355
O Ferrari F355 é a escolha do Hagerty Gold Index para 2025, com valores que aumentaram significativamente nos últimos anos. Este carro desportivo italiano de meados da década de 1990 preenche todos os requisitos, com o famoso emblema de Maranello, faróis emergentes, um belo design e um soberbo V8 de 3,5 litros montado a meio, construído à mão.
Fabricado entre 1994 e 1999, o F355 foi baseado no Ferrari 348 com melhor desempenho, aerodinâmica e facilidade de utilização. A sua cabeça de cilindro de cinco válvulas ajudou a gerar mais potência e as alterações na transmissão tornaram-no mais fiável do que o 348. Os modelos manuais de seis velocidades são os mais coleccionáveis, mas o F355 também entra na história como o primeiro automóvel de estrada a apresentar uma caixa manual automatizada com patilhas ao estilo da F1.
O F355 estava disponível como coupé Berlinetta, Spider e GTS targa-top. Aqueles que queriam ainda mais desempenho podiam optar por um pack de manuseamento Fiorano, sendo que estes modelos são raros nos dias de hoje. Altamente colecionável, o F355 é também um automóvel desportivo confortável para desfrutar regularmente.
1992-1998 Maserati Ghibli
A Maserati utilizou o nome Ghibli em três modelos desde a década de 1960, sendo a escolha italiana do Hagerty 2025 Bull Market o AM336, produzido entre 1992 e 1998. Concebido pelo lendário designer de automóveis, o falecido Marcello Gandini, o Ghibli dos anos 90 foi uma evolução do Maserati Biturbo.
As cavas das rodas alargadas, a bagageira alta e o interior artesanal conferiam a este coupé de duas portas mais presença e estilo do que o seu antecessor. No entanto, os motores eram a verdadeira atração, com uma oferta de um V6 twin-turbo de 2,0 litros ou 2,8 litros. Na altura, o Ghibli Cup, com os seus 325 cv, produzia mais cv por litro do que um McLaren F1.
1991-2003 Peugeot 106
O Peugeot 106 foi muitas vezes ofuscado pelo seu irmão favorito dos anos 90, o Citroen Saxo. Produzido entre 1991 e 2003, o Hagerty Quirky Pick estava disponível desde uma versão muito básica a gasolina de 1,0 litros até às divertidas variantes GTi e Rallye.
Muitas pessoas têm uma história para contar sobre a sua experiência com um Peugeot 106, seja como o carro em que aprenderam a conduzir, o seu primeiro carro ou um carro alugado que os levou de férias com os amigos. Podia ser um carro pequeno, mas tinha uma grande personalidade com um interior que combinava a peculiaridade francesa com a simplicidade prática. Também eram fáceis de trabalhar e muitos foram objeto de modificações extensas, o que faz com que os exemplos originais imaculados sejam cada vez mais procurados hoje em dia.
1965-1969 Porsche 912
Nos anos 60, a Porsche queria um automóvel que se situasse entre o 356 e o 911. Esse carro era o 912, um carro desportivo que tinha todo o aspeto do 911 e o mesmo nível de qualidade de construção e conforto, mas a um preço muito mais baixo. O seu funcionamento era também mais económico, em parte graças à utilização do motor 616 de quatro cilindros do 356.
Hoje em dia, o 912 está a tornar-se mais procurado, não só pelo seu grande valor, mas também porque é dinâmico e utilizável, com um comportamento e desempenho mais fáceis de gerir em comparação com o 911. Os preços do 912, que é a escolha clássica da Hagerty para 2025, mantêm-se estáveis e não se espera que aumentem drasticamente. O Guia de Preços da Hagerty do Reino Unido avalia excelentes exemplares com volante à esquerda em £57.800, com os modelos com volante à direita a atraírem um grande prémio.
1994-2001 Range Rover P38
O Range Rover P38 chegou em 1994 como sucessor do modelo clássico original. Apresentava um design exterior mais arredondado, enquanto o interior tinha todas as caraterísticas do modelo, incluindo muita madeira e pele e uma posição de condução elevada que fazia com que os ocupantes se sentissem como se estivessem acima de todos os outros.
O P38 estava disponível com uma versão actualizada do tradicional Rover V8 ou com um motor turbo-diesel da BMW. A combinação do luxo opulento com a lendária capacidade todo-o-terreno garantiu que continuasse a ser uma escolha popular. Nos últimos anos, tornaram-se conhecidos por problemas de fiabilidade, mas um bom exemplo do automóvel que é o Hagerty Off-Road Pick ainda consegue proporcionar a verdadeira experiência Range Rover.
1977-1980 Rolls-Royce Silver Shadow II
A Rolls-Royce introduziu o Silver Shadow em 1965, mas depois actualizou o modelo durante os últimos anos da sua vida, criando o Silver Shadow II em 1977. Adorado por toda a gente, desde comerciantes de veículos a organizadores de casamentos e os ricos do mundo, o Silver Shadow II proporcionou o máximo em termos de luxo automóvel da época.
Atualmente, continuam a ser carros maravilhosos para possuir e desfrutar, proporcionando um elemento de glamour, bem como um conforto de condução soberbo e todo o estatuto de conduzir um carro com o famoso Spirit of Ecstasy a liderar o caminho. Os valores variam imenso, mas o mesmo acontece com os custos de manutenção, o que faz com que a escolha do Hagerty 2025 Luxury Pick deva ser feita com cuidado.
Subaru Impreza P1 2000-2001
Os preços da primeira geração do Subaru Impreza estão a aumentar, mas não mais do que alguns dos modelos mais venerados. Estes incluem o emblemático 22B e o Hagerty 2025 RADwood Pick, o Prodrive 1 ou P1. Foram construídos apenas 1000 exemplares, cada um deles preparado pela famosa empresa de desportos motorizados, Prodrive. Isto incluiu alterações de design efectuadas pelo designer do McLaren F1, Peter Stevens, e actualizações do motor para produzir 276 cv.
O P1 só estava disponível em Sonic Blue e o seu chassis e suspensão foram especificamente concebidos para as estradas britânicas, tendo sido adicionado ABS pela primeira vez. Os bancos Recaro com regulação eléctrica ostentavam o logótipo P1, que também adornava a icónica asa traseira. Em comparação com os preços do 22B, o P1 representa uma excelente forma de entrar numa lendária berlina desportiva de rali.
1994-2000 Toyota RAV4
O Toyota RAV4 é o modelo que iniciou a era moderna dos crossovers compactos e dos pequenos SUV. Introduzido em 1994, mais de dez milhões foram vendidos desde então, mas a versão que recebe o Festival da Escolha Inexcepcional no Hagerty Bull Market 2025 é a primeira geração.
O Veículo Recreativo Ativo com tração às 4 rodas (RAV4) proporcionava todo o espaço para passageiros e bagagem de que as pessoas necessitavam, juntamente com uma maior distância ao solo, uma posição de condução mais elevada, melhor visibilidade em relação aos automóveis normais e a opção de tração às quatro rodas a tempo inteiro. Estavam disponíveis modelos com distâncias entre eixos curtas e longas e havia até uma versão totalmente eléctrica, o RAV4 EV, embora estes sejam os mais raros de todos.
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