Menu Fechar

Hennessey revela o espantoso hipercarro Venom F5 ‘Revolution Roadster’ em carbono puro

Hennessey Special Vehicles, o fabricante de hipercarros sediado no Texas, apresenta a estreia mundial do novo hipercarro Venom F5 Revolution Roadster, revelado em requintada fibra de carbono exposta. O Revolution Roadster surge na sequência da estreia, no ano passado, do Venom F5 Roadster sem tejadilho e da estreia, este ano, do Venom F5 Revolution Coupe preparado para as pistas, combinando as melhores características de ambos os modelos – motorização visceral ao ar livre com um foco no circuito de corridas.

O novo Venom F5 Revolution Roadster foi totalmente redesenhado a partir do seu irmão Coupé para obter o máximo desempenho na estrada e na pista, com uma agilidade melhorada, um comportamento sem compromissos e uma maior força descendente. Um conjunto de melhorias centradas na pista inclui melhorias aerodinâmicas – splitters dianteiros e traseiros significativamente maiores, planos de mergulho no painel frontal e uma asa traseira distinta -, suspensão afinada, novas jantes e telemetria digital de pista. O Revolution Roadster inclui uma conduta de ar central montada na parte superior, transposta do Revolution Coupe, que fornece ar fresco e fresco ao compartimento do motor do F5.

Diferenciando-se do modelo Coupe, o tejadilho do F5 Revolution Roadster foi redesenhado com um painel amovível fabricado em compósitos rígidos de fibra de carbono. O tejadilho de peça única é totalmente isolado contra os elementos e forrado com estofos macios em Alcântara (o painel à prova de intempéries é fixado com quatro parafusos de libertação rápida e um par de fechos de alta resistência para suportar as capacidades de aceleração espantosas do hipercarro e as forças aerodinâmicas a uma velocidade extrema). O painel de tejadilho leve pesa apenas 8 kg, tornando a remoção e instalação fáceis para uma pessoa.

Paralelamente a todos os outros modelos Venom F5, montado a meio do chassis monocoque de fibra de carbono, está o célebre motor de combustão V8 “Fury” de 6,6 litros com turbocompressor duplo da Hennessey, com uma potência de 1.817 cv. Tal como no F5 Roadster, o Venom F5 Revolution Roadster inclui de série uma robusta janela de visualização do motor em vidro temperado para realçar o formidável motor. O vidro, cerca de quatro vezes mais forte do que o vidro recozido comum, está encapsulado numa cobertura do motor amovível em fibra de carbono que apresenta orifícios de extração de calor intrincadamente fresados que correspondem aos do para-choques traseiro.

A estreia do Venom F5 Revolution Roadster no The Quail, um encontro de desportos motorizados, revela o primeiro de cinco modelos “Bare Carbon” de edição limitada. Cada hipercarro desta série, encomendado individualmente, apresenta uma trama de fibra de carbono colocada à mão e disposta metodicamente num padrão de espinha de peixe para acentuar as linhas graciosas do F5. Uma camada de verniz profundamente polida protege o composto exposto, enquanto a pintura opaca brilhante oferece um contraste visual impressionante de todos os ângulos.

John Hennessey, fundador e Diretor Executivo da empresa: “O novo Venom F5 Revolution Roadster combina o nosso hipercarro orientado para as pistas com uma capota aberta para uma experiência de condução visceral inigualável. Este primeiro exemplar, construído por medida para um cliente especial, apresenta o nosso acabamento em carbono nu com a sua meticulosa trama de fibra de carbono exposta à mão. O nosso hipercarro é uma obra de arte intemporal que é tão visualmente inspiradora como fisicamente envolvente, graças ao seu V8 biturbo de combustão de 1.817 cv.”

O Revolution Roadster é o quarto modelo a juntar-se à família Venom F5. Cada uma das variantes de 1.817 cv partilha a mesma missão de decatleta – aceleração, travagem e manobrabilidade sem compromissos – mas todas foram concebidas individualmente para uma missão específica. O F5 Coupe, já esgotado, tem como objetivo a velocidade máxima. O F5 Roadster de tejadilho aberto proporciona uma experiência visceral, e o F5 Revolution está orientado para a pista. Ao mesmo tempo, o novo F5 Revolution Roadster funde as melhores características destes modelos – combinando o visceral automobilismo ao ar livre com o foco no circuito de corridas.

O novo Venom F5 Revolution Roadster fará a sua estreia pública global a 18 de agosto no The Quail, A Motorsports Gathering, durante a Monterey Car Week 2023. Com um preço a partir de 3 milhões de dólares e limitado a apenas 12 unidades – a produção está esgotada – a exclusividade é um eufemismo.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.