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Hennessey Venom F5 bate recorde de volta em carro de estrada no Circuito das Américas

Hennessey Special Vehicles, o fabricante de hipercarros sediado no Texas, estabeleceu um novo recorde de volta em carro de estrada no Circuito das Américas (COTA) com uma volta em 2:10.90 no circuito de 5,5 kms de comprimento.

Ao bater o anterior recorde* de volta em carro de estrada no COTA em 0,43 segundos, o Hennessey Venom F5 Revolution, focado na pista, torna-se o hipercarro de estrada mais rápido de sempre no circuito texano. A volta voadora superou o tempo de 2:11.33, registado por um Czinger C21, e ultrapassou o anterior recorde do McLaren P1 (2:17.12) em quase sete segundos. Durante a corrida recorde de 11 de março, o “Hipercarro da América” também atingiu velocidades excepcionais nos 1.016 metros de extensão da reta da meta, alcançando os 310 km/h.

Desde o lançamento, a Hennessey propôs-se a construir “o decatleta dos hipercarros”. O objetivo do hipercarro V8 biturbo de 6,6 litros e 1.817 cv não era apenas ultrapassar as 300 mph, mas também ser um carro de pista altamente capaz. Conduzido pelo piloto de testes interno do fabricante, David Donohue, o Venom F5 demonstrou a extensão das suas capacidades, puxando até +1,59 G nas curvas e -1,61 G na travagem. Este desempenho extremo foi conseguido com pneus MICHELIN Pilot Sport Cup 2 R, adequados para a estrada, e utilizou travões Brembo, discos de cerâmica de carbono e a mais recente tecnologia ABS da Bosch para travar a quase 320 km/h com segurança e sob controlo.

As comprovadas capacidades de corrida de Donohue, combinadas com a construção leve do carro de 1360 kg, levaram o hipercarro a enfrentar agressivamente a pista ondulante e as curvas técnicas. Quando o circuito se endireitava, a imensa potência do motor ‘Fury’ da Hennessey permitia bater o recorde – o Venom F5 pode acelerar dos 0-200 km/h (0-124 mph) em apenas 4,7 segundos.

Sérgio Gonçalves

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