Menu Fechar

HISPANO SUIZA CARMEN SAGRERA: O HYPERCAR QUE COMEMORA 120 ANOS DE LEGADO

A Hispano Suiza desvendou o seu novo Hypercar, o Carmen Sagrera, o terceiro modelo da gama de hiperdesportivos elétricos da empresa, que chega para comemorar o 120º aniversário da marca, fazendo-o através de um design atualizado, de melhores prestações, e de uma nova bateria de 103 kWh.

O novo modelo foi apresentado na Finca Mas Solers, coincidindo com a celebração dos 120 anos de história da empresa. O evento reuniu tanto a equipa da Hispano Suiza, como meios de comunicação, e embaixadores, clientes e amigos da marca. Para Miguel Suqué, presidente da Hispano Suiza, “não há dúvida de que continuamos a manter o espírito pioneiro que caraterizou o meu bisavô, Damiàn Mateu, e o seu inseparável Marc Birkigt, há 120 anos. Esta é uma história de pessoas, de automóveis, e também de números, claro. Mas, sobretudo, de pessoas que trabalham em equipa, e que adoram um projeto singular e repleto de desafios, um projeto com muita alma.”

O CEO da Hispano Suiza, Sergio Martínez Campos destacou que “com o Sagrera, consolidamos com todo o estilo a gama Carmen, nascida em 2019. Estamos muito orgulhosos daquilo que conseguimos em somente 5 anos. 2024 é o ano da aceleração, em que vamos conquistar mercados-chave para nós, como o dos EUA, concluiremos a homologação europeia, e, naturalmente, é um ano para celebrar o nosso legado”.

Um espetáculo de luzes e dança, a cargo da bailarina de renome internacional Sol Picó, deu passagem ao novo Hispano Suiza Carmen Sagrera, conduzido, uma vez mais, pelo piloto de desenvolvimento, e embaixador da marca, Luis Pérez Sala. Uma atuação cujo ‘leitmotiv’ foi a lenda oriental do fio vermelho, segundo a qual há uniões que estão predestinadas.

A re-evolução da tecnologia elétrica

O Hispano Suiza Sagrera incorpora a segunda geração de baterias da marca, com uma capacidade de 103 kWh. Como destacou o Diretor Técnico da marca, Juan Fernández, “esta tecnologia foi desenvolvida e fabricada a 100% nas instalações da Hispano Suiza em Montmeló, Barcelona”.

A nova bateria melhora em todos os seus atributos fundamentais, por via da adaptação de novos packs de células iões de lítio de última geração: no total, conta com 15 módulos de 24 células, para um total de 360. O seu peso é de apenas 612 kg, e pode trabalhar a uma tensão máxima superior a 750 Volt DC.

O facto de a capacidade da bateria passar de 80 kWh para 103 kWh implica uma melhoria na densidade energética, já que permite armazenar mais energia mo mesmo volume, o que se traduz num aumento da autonomia de 100 km no ciclo WLTP, atingindo os 480 km.

Mas nem só as novas células melhoraram o rendimento da bateria; o Carmen Sagrera também dispões de um novo sistema de refrigeração, mas leve, simplificado, e composto por materiais mais sustentáveis. Segundo Juan Fernández, “tal repercute-se numa maior efetividade do controlo da temperatura, e num menor consumo de energia”. A sua posição central, em forma de T, ajuda a melhorar a repartição de pesos do automóvel, e o seu desempenho dinâmico.

Hispano Suiza Carmen Sagrera: uma declaração de intenções

No design da frente é notória uma clara evolução, aprofundando a utilização desportiva do modelo para conferir-lhe mais carácter. A forma da grelha, mais pontiaguda, presta homenagem às secções frontais de alguns Hispano Suiza Alfonso XIII, um desportivo de luxo do início do século XX. Também foram redesenhadas as saídas de ar do capot dianteiro, conferindo-lhes um estilo mais fluído, em linha com as traseiras; uma alteração que não é apenas estética, mas, também funcional. As novas saias elevam-se pelas laterais e pelo painel posterior.

Francesc Arenas, responsável de designda Hispano Suiza, garante que a sua equipa trabalhou “para continuar a manter o legado desportivo que sempre caracterizou os nossos veículos, inspirando-nos em figuras emblemáticas, como o Alfonso XIII, e no conceito do Gentleman Driver. Atrevo-me a dizer que depurámos o conceito de desportividade com o Sagrera“. Para Francesc Arenas, “este modelo não só mantém a nossa tradição de excelência, e estabelece as bases da nossa linha de design, com também ira satisfazer os desejos de muitos dos nossos clientes”.

Na secção posterior é onde se concentram os maiores progressos em termos de design e de aerodinâmica, com a incorporação de um grande aileron traseiro em forma de asas de cegonha, em homenagem ao característico símbolo da Hispano Suiza.

Este spoiler divide-se em duas peças, otimizando a forma aerodinâmica das asas. As placas laterais, com pintura sólida, combinam-se, subtilmente, com o resto da peça, em carbono à vista.

Como é obrigatório, um aileron de grandes dimensões implica a utilização de um difusor; neste caso, aparte a função aerodinâmica, conseguiu integrar-se no design do Sagrera, com acentos em cobre, seguindo a tradição do Boulogne, que aporta um novo toque de elegância e tradição. O aileron, e os restantes apêndices aerodinâmicos, melhoram a downforce e a aderência do veículo, para melhores passagens em curva, e uma capacidade para gerar maiores acelerações laterais.

Por dentro, o habitáculo casa na perfeição com o espírito desportivo do Sagrera. Destacando-se a consola central e o sistema de infotainment redesenhados, em sintonia com a paleta de cores da marca. Os revestimentos são em Alcantara, e exibem detalhes em pele negra e vermelha, tudo com nível de qualidade superlativo, e uma escolha de materiais que enfatizam o carácter exclusivo do modelo.

O sistema multimédia oferece todas as opções de conectividade, e cada utilizador pode personalizar a mensagem de boas-vindas.

Para a apresentação ao mundo do Sagrera, a empresa espanhola escolheu a tonalidade Cava Gold. Uma cor rica em matizes, em função da incidência da luz, e que transporta para a cultura vitivinícola, a qual faz parte di ADN do Grupo Perelada, pertencente à família Suqué Mateu, também proprietária da Hispano Suiza. Pela primeira vez na gama Carmen, é utilizado um acabamento mate, que combina na perfeição, elegância e desportividade.

Prestações e soluções técnica à altura do design

O Sagrera dispões de 4 motores de 205 kW (275 cv), o que lhe proporciona uma potência conjunta de 1100 cv, e um binário de 1160 Nm, na sua configuração de máxima performance, cumprindo os 0 a 100 km/h em somente 2,6 segundos. Os propulsores são de imanes permanentes e fluxo axial, conectados em série: dois no lado esquerdo, e dois no direito.

A transmissão transmite a força ao eixo traseiro, e dispões de um diferencial autoblocante virtual, para alcançar o máximo desempenho em posta, e poder transmitir de forma eficaz a massiva quantidade de binário disponível aos pneus, no caso, Michelin Pilot Sport 4 S. Foram desenvolvidos em colaboração direta com o centro técnico de Michelin, e oferecem um grafismo inspirado nas cegonhas e nos mosaicos de Antonio Gaudí, aumentando a singularidade e a exclusividade do veículo.

As suspensões do Sagrera foram concebidas dando seguimento às indicações das múltiplas simulações dinâmicas, com o objetivo de obter a performance e o desempenho de um veículo de competição. A suspensão adotada em ambos os eixos é do tipo paralelogramo deformável, com amortecedores que permitem variar a regulação da compressão e da extensão, e molas helicoidais ajustáveis em firmeza e em altura. Tudo completado por uma barra estabilizadora que une ambos os lados.

Os engenheiros da Hispano Suiza mecanizaram os trapézios, para aligeirá-los ao máximo, sendo utilizados rolamentos fabricados num material especial de origem militar, que possui uma resistência até 8 vezes superior à do aço convencional.

Para a fixação são utilizados parafusos especiais, de origem aeroespacial e de competição, o que garante uma retenção a toda a prova. O novo Sagrera apresenta uma evolução no sistema de travagem. As pinças são do tipo monobloco, o que lhes garante uma rigidez superior, para poderem proporcionar um melhor tato de travagem. Também se trabalhou no peso, para aligeirar cada uma das pinças em 500 gramas.

Conta, igualmente, com discos carbocerâmicos de 400mm em ambos os eixos, para poder resistir às constantes travagens de um circuito, e aguantar longos stints de pilotagem sem sinais de fadiga. Foi, ainda, melhorada a refrigeração, para aumentar a janela de trabalho ótima, dado que a temperatura do sistema pode chegar, em circuito, aos 1000 graus.

Com toda esta evolução, a potência de travagem do novo Sagrera aumenta 5%.

E, para poder transmitir todas estas sensações, o sistema completa-se com uma pedaleira mais rígida, e com melhor aderência, além de um ajuste específico da direção.

Goodwood Festival of Speed, o próximo ponto de encontro do Sagrera 

Após a apresentação ao mundo do Hispano Suiza Carmen Sagrera, o próximo encontro será em Inglaterra. O Sagrera será apresentado dinamicamente no mítico Hillclimb, em meados de julho.

Especificaçoes técnicas Carmen Sagrera 

PESO EM VAZIO1875* KG
COMPRIMENTO4733 MM
LARGURA2382 MM
ALTURA1242 MM
POTENCIA MAXIMA820 KW/ 1114 CV
BINARIO MAXIMO1160 NM
AUTONOMIA480 KM
O-100 KM/H2,6 SEG**
PACK DE BATERIAS CONCEBIDO INTERNAMENTE 
15 MODULOS 
103 KWH (PASSIVEL DE UPGRADE) 
360 CELULAS 
740 V 
REFRIGERAÇAO LIQUIDA 

*Dependendo da configurçao final.

**Dependendo da relaçao de transmissao final.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.