
Construído numa série limitada de apenas 110 exemplares únicos, o A110 R Ultime é a expressão máxima do A110. Montado na histórica fábrica Jean Rédélé Alpine em Dieppe, o A110 R Ultime é um automóvel ultra-desportivo único e emotivo, que leva os níveis de desempenho ao extremo.
Acelerando dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos, é cerca de 20 segundos mais rápido que o A110 R numa volta ao Nordschleife (Nürburgring, Alemanha). Com uma potência de 345 cv, o A110 R Ultime é excecional, tanto pelo seu desempenho como pela sua relação peso-potência.
Inicialmente, os engenheiros da Alpine trabalharam como uma pequena equipa de “comandos” no projeto do A110 R Ultime. Adoptando a postura de uma equipa de competição, reuniram os maiores especialistas do desporto automóvel para dotar o seu veículo com o melhor da experiência da marca: potência, aerodinâmica e ultra-personalização.

Pela primeira vez, a Alpine implementa um programa de ultra-personalização que dá aos clientes acesso a uma gama praticamente ilimitada de combinações para criar o seu próprio Alpine. Para além de oferecer uma gama de 28 cores de carroçaria, a marca associou-se à Poltrona Frau®, um dos maiores especialistas mundiais em couro, para oferecer uma escolha de 14 tonalidades de estofos em Alcantara®, juntamente com 10 tonalidades de couro.
O A110 R Ultime, o automóvel de estrada Alpine mais desportivo e exclusivo de todos os tempos
Com base no sucesso crítico e comercial do novo A110 desde 2018, os engenheiros da Alpine propuseram-se criar a versão de estrada definitiva deste modelo icónico.
O A110 R Ultime nasceu no departamento de engenharia da Alpine. Dadas as especificações extremas em termos de desempenho desportivo, o projeto deveria inicialmente permanecer na fase de protótipo. No entanto, não demorou muito para que estas considerações fossem postas de lado por um desejo irresistível de criar um veículo único e emocionalmente carregado para os entusiastas do desempenho máximo. O automóvel foi concebido em torno de dois grandes pontos focais: desempenho desportivo e apelo exclusivo.

Os engenheiros estavam convencidos de que podiam criar um automóvel de estrada com um desempenho avançado, recorrendo aos pontos fortes da Alpine – como o design leve e aerodinâmico – e à experiência adquirida no desenvolvimento de um automóvel de F1, de modo a aumentar o desempenho sem adicionar potência excessiva. A equipa também pôde tirar partido de oito anos de experiência em corridas de alto nível na série GT4.
Com apenas 110 exemplares construídos, o A110 R Ultime não é apenas um automóvel com qualidades desportivas únicas. É também uma verdadeira oportunidade para a marca desenvolver a sua experiência com um programa de ultra-personalização. Pela primeira vez, a Alpine oferece aos clientes a possibilidade de participarem num verdadeiro processo de co-criação: o Atelier Sur-Mesure ou programa de oficinas por medida.
Montado na fábrica Jean Rédélé Alpine, na cidade natal da marca, Dieppe, o A110 R Ultime é a última palavra em desempenho, requinte e estilo exclusivo da Alpine. O auge atingido por esta versão do A110 deixará uma marca indelével no design dos veículos futuros, a começar pelo A110 elétrico previsto para o final de 2026.
O design do A110 R Ultime levantou um dilema para a Alpine, que teve de encontrar uma forma de aumentar o desempenho de um carro desportivo já muito bem conseguido, mantendo-se dentro dos limites exigidos para a homologação. Para enfrentar este desafio, os engenheiros da Alpine e o piloto de testes Laurent Hurgon adoptaram a postura de uma equipa de competição, reunindo os melhores parceiros do mundo do desporto automóvel.

Para melhorar ainda mais a agilidade e a velocidade em curva, os engenheiros redesenharam todos os aspectos relacionados com o desempenho dinâmico: motor, chassis, travagem e aerodinâmica. O veículo ganha uma nova caixa de velocidades DCT6 capaz de lidar com esta potência extra.
O chassis, finamente aperfeiçoado, é inteiramente construído em alumínio, o que faz do A110 R Ultime um dos automóveis desportivos mais leves do mundo. A suspensão foi completamente redesenhada com novos amortecedores Ohlins® TTX com regulação em altura e regulação hidráulica bidirecional para compressão e recuperação. As novas jantes forjadas, de 18 polegadas à frente (10 mm mais largas que o A110 R) e de 19 polegadas atrás, têm um design exclusivo e são optimizadas em termos de peso. O sistema de travagem foi melhorado, com discos compostos de maior diâmetro e pastilhas inspiradas no mundo do desporto automóvel. Os pneus são Michelin PS CUP 2, desenvolvidos especificamente para o A110 R Ultime.
A aerodinâmica foi reformulada, com um aumento de 160 kg de força descendente em relação ao A110 R. Optimizado para a utilização em pista, o veículo dispõe de um splitter dianteiro com lábio flexível, de alhetas no para-choques dianteiro e de placas terminais no para-choques traseiro. O sistema de arrefecimento modificado baseia-se em duas aberturas no capot que empurram o ar para cima. Para completar os melhoramentos, um spoiler e uma asa traseira biplana ajustável, bem como uma cauda de pato na linha de cintura.
O motor ganha novos pistões forjados e novas bielas emprestadas do mundo dos desportos motorizados. O turbocompressor foi optimizado com uma carcaça retificada e uma nova roda de compressor. O mapeamento foi optimizado para uma octanagem de 102 RON, aumentando a potência do A110 R Ultime para 345 cv ou 254 kW (ou 325 cv com base em 98 RON), com o pico de potência atingido às 6.000 rpm. Com a sua caixa de velocidades DCT6, o A110 R Ultime debita um binário máximo de 420 Nm a partir das 3.200 rpm, mais 80 Nm que o A110 R Turini, para um peso equivalente de 3,2 kg/cv.
Os resultados falam por si: o A110 R Ultime é cerca de 20 segundos mais rápido que o A110 R no lendário circuito de Nordschleife, colocando-o numa categoria de automóveis desportivos geralmente muito mais potentes.
- O novo Mazda6e: Onde a elegância encontra a eletrificação - 27 de Março de 2025
- MASERATI INAUGURA NOVAS OFFICINE FUORISERIE MASERATI - 26 de Março de 2025
- Broad Arrow apresenta estrelas do desporto automóvel no leilão Concorso d’Eleganza Villa d’Este - 26 de Março de 2025