Vivemos tempos muito difíceis do ponto de vista económico com a subida constante dos combustíveis, atingindo recordes nunca antes vistos.
Com o valor do gasóleo superior ao da gasolina, grande parte do parque automóvel português está a sofrer um impacto significativo, e este combustível começa a fazer pouco sentido em termos de economia.
A mobilidade eléctrica encareceu e apenas compensa se poder carregar em casa o seu veículo. Já para não falar do custo elevado de uma automóvel eléctrico (ou motociclo) e sendo assim restam poucas alternativas viáveis para poupar no dia á dia em termos de mobilidade.
As duas rodas de baixa cilindrada são muito económicas tanto no consumo como na sua manutenção, no seguro e em termos de IUC e poderão ser a alternativa que procura para as deslocações diárias sem gastar uma pequena “fortuna” nos postos de combustíveis.
Quisermos dar destaque a propostas novas, abaixo dos 3500 euros e da marca Honda sendo que no futuro próximo iremos também dar a conhecer outras propostas de outros fabricantes que são relevantes neste tipo de artigo.
Existem algumas propostas em comercialização no nosso país da marca japonesa que queremos dar a conhecer que poderá ser uma (excelente) possível alternativa ao seu automóvel.
1 – Scooter Honda PCX 125 – Uma proposta do gigante japonês que concilia um consumo de 2,1 l/100 e um valor de venda ao público a começar nos 3.150 euros. Pesa 130 kg, tem start/stop, espaço para capacete, ficha para carregamento USB, e tem no seu motor de 125cm3 com 12,5 cavalos e 11,8 Nm um grande aliado para todas as situações.
2 – Scooter SH Mode 125 – Um conceito ligeiramente diferente da PCX tanto no design como na dinâmica mas com o mesmo consumo anunciado de 2,1 L/100 km e um valor de venda ao publico que começa nos 2.900 euros. Pesa 118 kg, o motor de 125 cm3 debita 11,4 cavalos e o binário de 12,1 é o mais elevado de todas as propostas aqui apresentadas.
3 – Scooter Vision 110 – É a versão menos potente e com menos cilindrada deste grupo, mas conta com bons argumentos para ser uma excelente alternativa ao automóvel. Pesa 110 kg, tem um consumo anunciado de 1,83 L/100 km batendo as propostas 125cc. O seu motor debita 8,7 cavalos e 9,0 Nm de binário. A sua simplicidade e facilidade de condução encontra no seu preço de venda ao público de 2.300 euros um forte argumento.
4 – CB125F – A moto que conta com caixa manual de 5 velocidades (ao contrário das Scooter), um conceito diferente pois é uma moto na sua “essência” de condução que também tem as suas qualidades e respectivas vantagens. Com 10,8 cavalos de potência e 10,9 Nm de binário, o consumo anunciado é de 2,1 L/100 kms o que demonstra o porquê de ser tão apreciada em cidade. Pesa 117 kg e o seu preço de venda ao público é equilibrado, começando nos 2.750 euros.
Qualquer destas motos, poderá contar com a tradicional fiabilidade que caracteriza a Honda e claro peças acessíveis e uma manutenção ao alcance da maioria das carteiras.
Este tipo de alternativa pressupõe que queira fazer alguma mudanças na sua rotina e até mesmo aprender a andar de moto, a carta do automóvel (B) serve para este tipo de moto e como tal está assegurada a sua legalidade (A1).
Se optar por esta solução fica a faltar a compra de um capacete, um bom casaco e respectivas luvas e se precisar de mais espaço, aconselhamos a compra de uma top case que poderá vir com a moto se assim o desejar.
O seguro é obrigatório e não tem um custo muito elevado na esmagadora maioria dos casos, sendo inferior ao que pagamos num automóvel.
Faça-se à estrada em segurança e comece a fazer as suas contas, pois uma moto deste género poderá representar uma poupança significativa nas deslocações diárias em especial nas cidades.
- Equipa luso-francesa conquista nona vitória em Fronteira - 8 de Dezembro de 2024
- O novo Mercedes-AMG PureSpeed: a pequena série exclusiva celebra a sua estreia mundial - 7 de Dezembro de 2024
- Competição em Fronteira começou para co-pilotos especiais - 5 de Dezembro de 2024