Honda Civic Type R

Published On 29 de Setembro de 2014 | Geral

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Nas vésperas da edição de 2014 do Salão Automóvel de Paris, o Mondial de l’Automobile, a Honda revelou mais pormenores entusiasmantes sobre o muito aguardado novo Civic Type R.

Este modelo hatchback totalmente novo – previsto para estar à venda na Europa no próximo ano –
será o Type R mais radical de sempre, o início de uma nova era de performances para a marca.

O motor será uma unidade i-VTEC de 2.0 litros da série de Tecnologia Earth Dreams da Honda. Debitando mais de 280 CV, as performances deste motor não encontram paralelo em nenhum outro modelo Type R anterior. Isso inclui todas as gerações do Civic, bem como versões simbólicas orientadas para as performances como sejam o Integra, o Accord ou mesmo o NSX.

Apesar de cumprir as exigentes normas anti-poluição Euro 6, este motor Honda Type R não tem rival. Ao contrário dos seus antecessores normalmente aspirados, esta nova unidade é turbo-comprimida, o que aumenta a entrega de potência a baixa rotação. Em combinação com a performance a alta rotação a que já estamos habituados de um motor Honda com tecnologia VTEC – algo muito querido e apreciado pelos amantes dos modelos Type R – este novo motor oferece experiências de condução sensacionais.

Nas palavras de Suehiro Hasshi, Chefe de Projecto do Civic Type R do Dept. de R&D da Honda: “A Honda lançou quatro versões Type R de modelos da sua gama – o Civic, o Integra, o Accord e o NSX. Em termos de potência pura, binário e respostas, o motor deste novo Honda Civic Type R não tem comparação com nenhuma destas versões anteriores.”

Este responsável destacou os atributos desta nova versão Type R, enfatizando que serão bastante maiores do que apenas um novo motor de elevadas performances debaixo do capot. Uma série de inovações e melhorias tecnológicas farão deste novo Civic Type R um automóvel verdadeiramente centrado no condutor, merecedor do famoso emblema “H” a vermelho.

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Por exemplo, será estreado no Civic Type R o novo modo de condução “+R” da Honda. Carregando no botão localizado na parte lateral do volante, o condutor pode activar este modo e gozar da experiência de condução mais entusiasmante de sempre. As respostas do motor são elevadas, com a entrega de binário a sofrer uma alteração, ficando mais agressivas e centradas nas performances. As respostas da direcção melhoram e, juntamente com o novo Sistema de Suspensão Adaptável de quatro pontos, o Type R oferece a derradeira experiência de condução.

Como explica o Sr. Hasshi: “Em modo standard (por defeito), o Civic Type R é excepcionalmente ágil, um automóvel desportivo para o dia-a-dia, com aceleração fluida e agradável. O botão “+R” revela um carro mais dinâmico e musculado, que faz bater forte o coração do condutor. A diferença de carácter é imensa. O modo “+R” é um modo radical e extremo, com o carro a ficar em forma ideal para as pistas, onde pode ser apreciado pelos condutores genuinamente entusiastas da condução desportiva.”

Outro exemplo da abordagem inovadora da Honda é o “eixo de direcção” do automóvel. Para se poder aproveitar toda a potência do motor i-VTEC 2.0 turbo, o sistema de suspensão dianteira do novo Civic Type R inclui um sistema mecânico adicional baseado em dois “cavilhões” de suporte. Este sistema minimiza o binário da direcção e permite ao condutor explorar todo o potencial das excepcionais características da direcção do Type R.

Por outro lado, o novo Sistema de Suspensão Adaptável de quatro pontos foi desenvolvido especificamente para o Civic Type R. Este tipo de sistema regula instantânea e automaticamente a rigidez da força de amortecimento da suspensão dianteira e traseira, com base nas condições de condução. Isto permite ao novo Civic Type R oferecer uma condução confortável em velocidade de cruzeiro ou uma estabilidade firme e ágil quando se exigem elevadas performances.

O novo Civic Type R recorre ao mesmo tipo de caixa manual de seis velocidades dos seus antecessores. A equipa de desenvolvimento seleccionou este tipo de caixa para garantir o maior prazer de condução.

O novíssimo Civic Type R foi desenvolvido e projectado segundo os gostos do condutor desportivo do mercado Europeu. Construído na moderna fábrica de Swindon, Reino Unido, este modelo vai estar à venda em 2015.

O mais recente protótipo do Honda Civic Type R vai estar em exposição no stand da Honda, situado no pavilhão 3 do Salão Automóvel de Paris de 2014. A conferência de Imprensa da Honda terá lugar às 16:45 CET de quinta-feira 2 de Outubro, neste mesmo stand.

Cronologia Type R

1992 – Primeira Geração do NSX Type R (apenas disponível no Japão)
Este automóvel marcou o início da história dos modelos Type R. O objectivo era desenvolver um automóvel que oferecesse uma experiência de condução arrebatadora e a velocidade de um carro de corrida. O design do NSX Type R reflecte a imagem de uma máquina de corrida da F1. Esta também foi a primeira vez que foi apresentada a combinação de Emblema Honda a vermelho e carroçaria em Branco Championship.
Motor: 3.0L Seis Cilindros DOHC VTEC
Potência Máxima: 280 CV / 7,300 rpm
Binário Máximo: 294 N-m / 5,400 rpm

1995 Primeira Geração do Integra Type R (apenas disponível no Japão)
Motor: 1.8L Quatro-cilindros DOHC VTEC
Potência Máxima: 200 CV / 8,000 rpm
Binário Máximo: 186 N-m / 7,500 rpm

1997 Primeira Geração do Civic Type R (apenas disponível no Japão)
Motor: 1.6L Quatro-cilindros DOHC VTEC
Potência Máxima: 185 CV / 8,200 rpm
Binário Máximo: 157 N-m / 7,500 rpm

1998 Integra Type R (Disponível na Europa e Japão. Este foi o primeiro modelo Type R comercializado na Europa)
Motor: 1.8L Quatro-cilindros DOHC VTEC
Potência Máxima: 190CV / 8,000 rpm
Binário Máximo: 178 N-m / 7,300 rpm

1999 Accord T ype R (apenas disponível na Europa)
Motor: 2.2L Quatro-cilindros DOHC i-VTEC
Potência Máxima: 212 CV / 7,200 rpm
Binário Máximo: 215 N-m / 6,700 rpm

2001 Segunda Geração Integra Type R (apenas disponível no Japão)
Motor: 2.0L Quatro-cilindros DOHC i-VTEC
Potência Máxima: 220 CV (162kW) / 8,000 rpm
Binário Máximo: 206 N-m / 7,000 rpm

2001 Segunda Geração Civic Type R (Primeiro Civic Type R disponivel para a Europa)
Motor: 2.0L Quatro-cilindros DOHC i-VTEC
Potência Máxima: 220 CV (162kW) / 8,000 rpm
Binário Máximo: 206 N-m / 7,000 rpm

Versão Europeia
Motor: 2.0L Quatro cilindros DOHC i-VTEC
Potência Máxima: 200 CV / 7,400 rpm
Binário Máximo: 196 N-m / 5,900 rpm

2002 Segunda Geração NSX Type R (apenas disponível no Japão)
Motor: 3.2L Seis cilindros DOHC VTEC
Potência Máxima: 280 CV (206kW) / 7,300 rpm
Binário Máximo: 304 N-m / 5,300 rpm

2007 Terceira Geração Civic Type R
Motor: 2.0L Quatro-cilindros DOHC i-VTEC
Potência Máxima: 225 CV (165kW) / 8,000 rpm
Binário Máximo: 215 N-m / 6,100 rpm
Versão Europeia
Motor: 2.0L Quatro-cilindros DOHC i-VTEC
Potência Máxima: 201 CV (148kW) / 7,800 rpm
Binário Máximo: 193 N-m /5,600 rpm

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Rui Augusto

Fundador e editor do Autoblog.pt. Entusiasta de automóveis nas suas várias facetas. Apostou na internet há 13 anos atrás e criou um dos sites sobre automóveis mais visitados em Portugal. Ocupa parte do seu tempo a criar conteúdos de grande qualidade, contando já no seu portefólio com alguns dos mais reconhecidos blogs de Portugal.
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