A Honda continua a aposta no segmento dos SUV, uma vez que é um segmento de sucesso que continua a gerar muitas vendas pela Europa e também pelo Mundo. A “arma” do construtor nipónico para atacar este importante segmento continua a ser o modelo CR-V, um crossover de enorme importância para as ambições da marca japonesa. Não é por acaso que este modelo representa uma boa fatia das comercializações da Honda, com resultados acima dos 5.000.000 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde o seu lançamento.
A quarta e mais recente geração foi lançada em 2012 e trouxe qualidades e objectivos reforçados. Muitos dessas qualidades têm como objectivo trazer mais qualidade de construção, melhor comportamento dinâmico, mais segurança e ergonomia. O novo CRV possui agora mais 65 litros de bagageira quando comparado com o modelo que substitui, para um total de 1146 litros quando se rebate totalmente os bancos traseiros assim como mais espaço interior para passageiros.
No capítulo dos motores, o CRV pode ser adquirido como motorizações a gasóleo e a gasolina, e pode ser equipado, tanto com tracção dianteira como com sistema de tracção integral.
Assim a lista de motorizações do CR-V começa com o motor a gasolina de 2,0 litros com tecnologia i-VTEC que debita 155 cavalos de potência e 192 Nm de binário, que pode ser adquirido tanto com o nível de equipamento Active por 27.100 euros como na versão Active Top por 28.500 euros. Ambas estas versões estão disponíveis apenas com tracção frontal.
O outro motor disponível é a gasóleo (i-DTEC), tem 2,2 litros de capacidade,150 cavalos de potência e 350 Nm de binário máximo. Esta unidade motriz é partilhada com o Civic, porém no CRV este motor encontra-se acoplado a um sistema de tracção integral.
Este sistema de tracção integral que a Honda oferece tem um funcionamento totalmente electrónico, ou seja, sempre que exista perda de tracção o CR-V fica automaticamente com tracção às quatro rodas. É um sistema eficaz que permite distribuir a potência e binário às rodas sempre que assim seja necessário, o que permite maior segurança mas também melhor economia de combustível.
As performances anunciadas são as seguintes: A versão a gasolina acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos e atinge uma velocidade máxima de 190 km/h. O consumo anunciado para esta versão é de 7,2 L/100km. A versão a gasóleo acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge os mesmos 190 km/h de velocidade máxima. Já o consumo médio é de 5,6 litros aos 100 km.
A versão base é conhecida como Elegance e tem um preço de 42.900 euros. A versão acima da Elegance é conhecida como Lifestyle e tem um preço de 45.900 euros. A versão topo de gama dá-se pelo nome de Executive Navi e encontra-se tabelada a 48.900 euros.
As listas de equipamento de série das versões Elegance e Active Top possuem jantes em liga leve de 17 polegadas, volante em pele multifunções, ar condicionado automático de duas zonas independentes, ligação USB e Aux, controlo de tracção e estabilidade (VSA e TSA), sensores de estacionamento, câmara de estacionamento traseiro, Bluetooth, e Assistência ao arranque em subida.
Já a versão Lifestyle que para além de contar com a mesma lista acima descrita, ainda possuiu faróis bi-xénon, sistema de suporte de máximos, luzes de curva activas e soleiras de porta iluminadas sistema de áudio premium, vidros escurecidos, jantes em liga leve de 18 polegadas e umas úteis barras de tejadilho. Para além disto os bancos são em pele e alcântara.
A versão Executive Navi conta com tudo o que a versão Lifestyle possui, e ainda acrescenta a essa lista de equipamento coisas como: os bancos totalmente em pele com regulação eléctrica e memórias no lado do condutor, o tecto panorâmico, sistema de arranque inteligente sem chave e mala da bagageira com abertura eléctrica.
Está previsto para breve a introdução do motor de 1,6 litros e 120 cavalos a gasóleo que equipa o “irmão” Civic (já ensaiado aqui no autoblog.pt). Será uma mais valia tendo em conta a fiscalidade do nosso mercado nacional.
Para saber mais sobre o Honda CR-V 4×4, por favor clique aqui…
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