A Hyundai N regressa a Nürburgring Nordschleife com o objetivo de alcançar a sua quarta vitória consecutiva na classe TCR na corrida das 24 Horas de Nürburgring (N24).
No evento, a empresa também revelou a sua variante IONIQ 5 N TA (Time Attack) Spec para a próxima The Broadmoor Pikes Peak International Hill Climb (doravante Pikes Peak International Hill Climb ou PPIHC) e partilhou os seus planos de colaboração com o Gran Turismo, o popular franchise de jogos de vídeo de corrida simulada criado para as consolas PlayStation.
“Estamos entusiasmados por regressar às 24 Horas de Nürburgring com pilotos da Europa, América do Norte e China, mostrando o crescimento do nosso programa de desportos motorizados em todo o mundo”, afirmou Till Wartenberg, Vice-Presidente e Diretor da N Brand and Motorsport na Hyundai Motor Company. “Estamos a investir no futuro do desporto motorizado com o nosso primeiro piloto elétrico de Pikes Peak e a colaboração com o Gran Turismo. A paixão pelos desportos motorizados continua a estar no centro da Hyundai N à medida que avançamos para o futuro.”
A Hyundai N regressa a Nordschleife com três carros ELANTRA N TCR, em busca da quarta vitória consecutiva na classe.
Pilotos de três continentes, incluindo os actuais vencedores da classe e os pilotos clientes campeões da Hyundai Motorsport da competitiva série TCR, estão a competir nos carros #830, #831 e #832. A equipa do #830, composta por Mikel Azcona, Marc Basseng e Manuel Lauck, regressa depois de ter conquistado vitórias na classe TCR em 2022 e 2023. Basseng e Lauck também venceram a classe TCR no N24 de 2021 durante a estreia do ELANTRA N TCR.
A equipa Bryan Herta Autosport, apoiada pela Hyundai Motor America, alcançou um terceiro segundo lugar consecutivo na classe para a Hyundai Motorsport em 2023. A equipa #831 regressa em 2024 com os pilotos Mason Filippi, Harry Gottsacker, Mark Wilkins e Bryson Morris.
A equipa #832 para 2024 é conduzida pelas estrelas do TCR China Martin (Hongwei) Cao, Rainey He, Andy Yan e Zhang Zhen Dong. Cao é o atual campeão da série nacional de 2023.
Os participantes da Hyundai N no N24 de 2024 também incluem o Hyundai Driving Experience i30 Fastback N na classe VT2 de tração dianteira. Em 2023, esta equipa garantiu a vitória na classe por nove voltas, apesar de um problema técnico tardio. A equipa de 2024 conta com os vencedores do ano passado, incluindo Marcus Willhardt e Michael Bohrer, o jornalista e piloto Jens Dralle e o piloto Júnior coreano Gyumin Kim, que demonstrou o seu talento ao vencer o Hyundai N Festival e ao ajudar a sua equipa a alcançar lugares no pódio da sua classe nas duas primeiras corridas da NLS da época.
Na sua exposição N24, a Hyundai Motor apresentou hoje o IONIQ 5 N TA Spec. Dois destes modelos especialmente equipados irão juntar-se a dois veículos de produção IONIQ 5 N como parte de um esforço de quatro carros totalmente eléctricos na 102ª corrida da lendária Pikes Peak International Hill Climb, em Colorado Springs, CO, a 23 de junho de 2024. A equipa tem como objetivo os recordes de SUV/Crossover de Produção Eléctrica e SUV/Crossover Modificado Elétrico.
O IONIQ 5 N TA Spec, com 687 cv, foi concebido para realçar os pontos fortes do IONIQ 5 N de produção sem alterar fundamentalmente o automóvel. Em particular, o sistema elétrico de potência (PE) de alto desempenho do IONIQ 5 N de produção é mantido. A potência máxima do IONIQ 5 N TA Spec foi aumentada através da afinação do software para maximizar o desempenho. Isto foi implementado através do aumento da potência do motor traseiro em 37 cavalos (27 kW).
Além disso, a Hyundai N optou por utilizar o N Active Sound+ com altifalantes modificados (mais de 120 dB) para melhorar o feedback para o condutor e substituir as sirenes típicas dos carros de corrida eléctricos de Pikes Peak.
Para adaptar o carro a Pikes Peak, foram especialmente aplicados novos amortecedores, travões específicos para desportos motorizados, pneus slick Yokohama ADVAN 005 de 18 polegadas e um pacote aerodinâmico exclusivo de alta força descendente. As melhorias de segurança adicionais incluem um banco Recaro Pro Racer SPA Hans, um arnês de segurança Hans de seis pontos Sabelt, uma gaiola de proteção com especificações PPIHC e um sistema de supressão de incêndios EV.
No PPIHC, os dois IONIQ 5 N e os dois IONIQ 5 N TA Spec participantes farão a extenuante subida ao longo de um percurso sinuoso de 20 km que sobe mais de 1.438 metros até ao cume de Pikes Peak. Terão de enfrentar 156 curvas, mudanças rápidas de tempo e condições de elevada altitude que podem afetar tanto os condutores como os veículos.
Os modelos IONIQ 5 N TA Spec – envoltos numa pintura especial com o design “N” – serão conduzidos por Robin Shute, quatro vezes vencedor geral em Pikes Peak e atual detentor do título de “Rei da Montanha”, e Dani Sordo, piloto espanhol do Campeonato do Mundo de Ralis da Hyundai Motorsport. Os modelos de produção do IONIQ 5 N – envoltos numa cor especial de desempenho N – serão conduzidos por Paul Dallenbach, 11 vezes vencedor do PPIHC e três vezes “Rei da Montanha”, e Ron Zaras, um estreante do PPIHC e personalidade dos meios de comunicação social automóvel.
A Hyundai Motor competiu pela primeira vez no PPIHC em 1992. Rod Millen venceu a divisão 2-Wheel Drive Showroom Stock com um tempo de 13:21.17, conduzindo um Hyundai Scoupe equipado com o então novo motor turbo de dupla árvore de cames à cabeça Alpha da empresa. Outro ponto alto da história da Hyundai em Pikes Peak ocorreu em 2012, quando a marca estabeleceu um recorde do percurso de 9:46.164 com um Hyundai Genesis Coupe conduzido por Rhys Millen.
A Hyundai N também anunciou hoje que planeia colaborar com o Gran Turismo (GT), o popular franchise de jogos de vídeo de corridas simuladas criado para as consolas PlayStation.
A Hyundai N tem uma longa história com o Gran Turismo, com o Hyundai N 2025 Vision Gran Turismo lançado em 2015. E, desta vez, a Hyundai N e o Gran Turismo vão colaborar novamente em várias actividades de corrida simulada, incluindo a participação na Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC). Mais pormenores serão divulgados no final deste ano.
Entretanto, os visitantes do stand N24 da Hyundai também podem experimentar 10 simuladores Gran Turismo. A Hyundai também irá realizar um evento de competição no local para os clientes visitantes durante o período da N24.
- IUC deixa de ser pago no mês da matrícula em 2025 - 16 de Janeiro de 2025
- O Volkswagen ID.7 Pro S percorre 941 km com uma carga de bateria durante o teste de eficiência - 15 de Janeiro de 2025
- NOVO CADDY EHYBRID DISPONÍVEL COM PREÇOS A PARTIR DE 24.900€ + IVA - 15 de Janeiro de 2025