A Volkswagen iniciou o ano de comemoração dos 50 anos do Golf de uma forma muito desportiva e espetacular na Ice Race em Zell am See (Áustria). O novo Golf, que será lançado a tempo do seu 50º aniversário este ano, teve a sua estreia pública no tradicional evento de desporto automóvel no gelo e na neve. A Volkswagen também mostrou pela primeira vez o seu modelo mais desportivo: o Golf R – camuflado, com tração integral e de estilo inconfundivelmente R. O futuro modelo emblemático da gama Golf irá celebrar a sua estreia mundial em meados de 2024.
A tradicional Ice Race foi o local ideal para celebrar o passado, o presente e o futuro das variantes desportivas do Golf. Espetacular, um pouco selvagem, mas totalmente realista, a pista de gelo e neve tornou-se o grande palco. A lenda das corridas Hans-Joachim Stuck e o hexacampeão mundial de Campeão do Mundo de Rallycross Johan Kristoffersson apresentaram vários veículos Volkswagen em grande estilo, conduzidos até ao limite. Os automóveis incluíram o Golf GTI de primeira geração, que celebrou a sua estreia em 1975, e o Golf IV R32 de 2002, o precursor de todas as variantes desportivas com o logótipo da marca R. A Volkswagen apresentou também outros veículos de exposição históricos: uma versão de rali do Golf I GTI e duas versões de rali do Golf II.
De acordo com Reinhold Ivenz, Diretor da Volkswagen R, “A Volkswagen R é a marca premium desportiva da Volkswagen e tem sido sinónimo de desportivismo e desempenho dinâmico há mais de 20 anos. Aqui, na Ice Race, o passado encontra-se com o futuro. Mal podemos esperar que o Golf R, aqui ainda camuflado, celebre a sua estreia este verão.”
O novo Golf em ação
O novo Golf esteve em exposição em Zell am See em quatro variantes – não só em exposição, mas também em ação. Juntamente com o Golf R, os Golf GTI1, Golf eHybrid1 e Golf GTE1 completaram o alinhamento.
Hans-Joachim Stuck afirma: “A Ice Race é um verdadeiro espetáculo. Outros pilotos estariam a colocar correntes de neve nestas condições, mas para nós, pilotos de competição, é quando a diversão realmente começa.” Stuck é bicampeão de Le Mans, ex-piloto de Fórmula 1 e campeão alemão de carros de turismo. “Na Ice Race, conhecemos verdadeiros fãs do desporto automóvel e também muitas pessoas que, de outra forma, têm pouco contacto com o desporto automóvel – mas vão para casa com muito entusiasmo”, diz Stuck.
Johan Kristoffersson diz: “Adoro conduzir um carro potente com tração integral no gelo e na neve, especialmente se for um modelo R”. O sueco ganhou cinco dos seus seis títulos do Campeonato do Mundo de Rallycross Campeonato do Mundo de Rallycross com a Volkswagen. Ele revela: “Foi muito divertido sentar-me no novíssimo Golf pela primeira vez. Só posso dizer que, apesar de o Golf R ainda não ter sido revelado, existe um verdadeiro automóvel desportivo sob a camuflagem que os fãs da marca R já podem esperar”.
1 – O novo Golf/ novo Golf R/ novo Golf GTI/ novo Golf eHybrid/ novo Golf GTE – veículos que entrarão brevemente em produção.
2 – Golf R – Consumo de combustível em l/100 km: combinado 8,2-7,8; emissões de CO₂ em g/km: combinadas 185-178.
3 – Touareg eHybrid – consumo de combustível em l/100 km (NEDC): combinado 2,6-2,1; consumo de energia em kWh/100 km: combinado 24,6-23,7; emissões de CO₂ em g/km: combinado 59-48. Apenas os valores de consumo e de emissões de acordo com o WLTP e não de acordo com o NEDC estão disponíveis para os veículos. Quando são indicadas gamas, os valores de consumo e as emissões de CO₂ dependem do equipamento do veículo selecionado.
- Competição em Fronteira começou para co-pilotos especiais - 5 de Dezembro de 2024
- Festa do TT está de volta à vila alentejana de Fronteira - 4 de Dezembro de 2024
- AUDI A6 E-TRON: NOVOS PADRÕES DE DESIGN E AUTONOMIA - 3 de Dezembro de 2024