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ÍCONES DENTRO E FORA DOS ESTÁDIOS: A HISTÓRIA DA GOODYEAR NO DESPORTO

A marca Goodyear é há muito sinónimo de desporto em todo o mundo. Através de parcerias estabelecidas com alguns das equipas mais importantes do mundo, e do emblemático dirigível Goodyear Blimp, a empresa tem tido uma presença permanente em alguns dos maiores acontecimentos desportivos e de entretenimento do planeta. Esta relação com o desporto de elite tem ajudado a fazer da Goodyear uma das marcas mais reconhecidas do mundo. 

Os primeiros dirigíveis Goodyear Blimp voaram pela primeira vez na década de 1910, e a Goodyear foi um pioneiro chave no desenvolvimento desta nova forma de transporte aéreo. Na década de 1950, o dirigível Goodyear Blimp começou a ser utilizado para a cobertura televisiva aérea, estreando-se com o Desfile das Rosas, e com o jogo de futebol americano universitário Rose Bowl, em 1955, como a primeira plataforma de câmara aérea da indústria. Desde então, o dirigível Goodyear Blimp tem sido uma instalação permanente em eventos desportivos e culturais em todo o mundo, desde a Super Bowl aos casamentos reais, entre muitos outros. 

Hoje, um trio de dirigíveis Goodyear Blimp, estacionados por todo os EUA, assiste a cerca de 200 acontecimentos todos os anos, como as 500 Milhas de Daytona, a Super Bowl e os torneios de golf do PGA Tour. Nos últimos anos, o dirigível Goodyear Blimp também regressou à Europa, sobrevoando corrdias como as 24 Horas de Le Mans, Nürburgring e milhões de espectadores em cidades como Londres, Copenhaga ou Milão.

O modelo atual é uma aeronave semirrígida, e o dirigível Goodyear Blimp é capaz de “estacionar” no céu completamente imóvel e em total silêncio. Esta característica torna-o perfeito para captar imagens aéreas de televisão em direto a partir do melhor assento da casa, com menos interferências e interrupções que um helicóptero. É ideal para aqueles momentos de tensão antes do apito final!

Nas últimas décadas, a Goodyear tem estabelecido parcerias com o Bayern de Munique, a Juventus e o Boca Juniors, cada qual, a equipa mais bem-sucedida da Alemanha, Itália e Argentina, respectivamente. A parceria com a equipa inglesa Wolverhampton Wanderers surgiu em resultado da fábrica da Goodyear existente na cidade, amplificando uma relação local que ia muito para além do campo de futebol.

Outra parceria local criada através do desporto é a relação da Goodyear com a equipa de basquetebol da NBA Cleveland Cavaliers. Durante essa parceria, o melhor marcador de todos os tempos da NBA, LeBron James, fez parte da equipa, exibindo o Wingfoot na sua camisola. Os Cavaliers não só são a equipa local da sede da Goodyear, como tanto a Goodyear como James são oriundos da cidade de Akron, juntando dois ícones locais. Para mais, a sua mulher, Savannah James, batizou o novo dirigível Wingfoot Two Goodyear Blimp em 2016. 

O automobilismo tem sido uma parte extraordinariamente importante da história desportiva da Goodyear, com o sucesso nos circuitos não só a promover a marca, como a impulsionar novas tecnologias e inovações.  Enquanto pneu oficial da NASCAR, a Goodyear tem sido parte integrante do campeonato automobilístico mais popular da América do Norte durante décadas, em, com 368 vitórias em Grandes Prémios de Fórmula 1 – mais do que qualquer outro fabricante de pneus – esse êxito estendeu-se, também a todo o mundo. Hoje, a Goodyear ehibe a sua tecnologia líder em quase todos os tipos de desportos automobilísticos imagináveis, dos eléctricos à resistência, do todo-o-terreno aos stock cars.  

Seja através da presença do dirigível Goodyear Blimp nos céus de alguns dos maiores eventos do mundo, das suas parcerias com lendas dos campos de futebol e de basquetebol, ou do desenvolvimento de tecnologia nos circuitos de corridas, a Goodyear tem sido sinónimo de desporte durante grande parte dos seus 125 anos de história, tornando-se, no processo, numa marca imediatamente reconhecível.

Sérgio Gonçalves

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