A Volkswagen Veículos Comerciais está agora a eletrificar a Multivan e a California com um novo e evoluído sistema híbrido plug-in de tração integral. O eficiente conjunto propulsor alia a condução totalmente eletrificada, a autonomia elevada e a capacidade de tração ideal a uma potência máxima combinada de 180 kW (245 cv). O sistema híbrido é composto por um novo motor de quatro cilindros de última tecnologia (1.5 TSI evo2), um motor elétrico no eixo dianteiro e um segundo motor elétrico no eixo traseiro. Os dois motores elétricos são alimentados por uma nova bateria de iões de lítio com uma capacidade útil de 19,7 kWh, proporcionando uma autonomia elétrica de até 95 quilómetros para a Multivan e 91 quilómetros para a California. A nova Multivan eHybrid 4MOTION1 e a nova California eHybrid 4MOTION2 já estão disponíveis para encomenda na Europa.
Ícones inovadores. A motorização híbrida plug-in de segunda geração transforma a Multivan e o ícone das autocaravanas, a California, em veículos de condução essencialmente elétrica no dia a dia. Em viagens mais longas, por outro lado, a motorização a gasolina extremamente económica impressiona com longas autonomias combinadas. Um exemplo característico dos desenvolvimentos técnicos inovadores da Volkswagen Veículos Comerciais é o eixo traseiro movido exclusivamente por um segundo motor elétrico. A Volkswagen Veículos Comerciais optou deliberadamente por combinar a solução híbrida plug-in com um sistema de tração integral, de modo a proporcionar a ambos os modelos polivalentes uma motricidade perfeita – em quaisquer condições de terreno, sejam estrada molhada, com neve ou lama. A California, utiliza a carroçaria de maior comprimento, tendo em todas as versões um tejadilho elevatório, com espaço para duas pessoas se deitarem. A partir da versão Beach Tour, a California acrescenta mais uma cama para dois no piso de baixo.
Classe 1 com Via Verde. A California Beach eHybrid com 5 lugares, traz uma enorme vantagem ao mundo das Autocaravanas, a Classe 1 nas portagens com Via Verde, uma redução de custo importante para os futuros proprietários.
Três fontes de propulsão eficientes. A solução híbrida plug-in da Multivan e da California é completamente nova, da segunda geração eHybrid, apoiada por um motor a gasolina turbo de elevada tecnologia com a designação 1.5 TSI evo2. Utilizado nas novas Multivan eHybrid 4MOTION e California eHybrid 4MOTION, o motor de quatro cilindros com 130 kW (177 cv) possui características inovadoras, como um turbocompressor de geometria variável e uma elevada pressão de injeção, de 350 bar. O motor 1.5 TSI assegura, assim, uma elevada eficiência, o que, por sua vez, reduz o consumo e as emissões. O económico e potente motor a gasolina é combinado com um motor elétrico de 85 kW (115 cv) no eixo dianteiro. O motor elétrico está integrado num módulo híbrido plug-in, juntamente com uma caixa de velocidades de dupla embraiagem (DSG). A DSG (DQ400e evo) foi especialmente concebida e desenvolvida como caixa de velocidades para a motorização híbrida plug-in. Esta melhoria permite agora à Volkswagen Veículos Comerciais implementar uma estratégia híbrida nova e ainda mais eficiente. Como terceiro módulo técnico, é utilizado um segundo motor elétrico no eixo traseiro com 100 kW (136 cv). Tecnicamente, os motores de tração à frente e atrás são motores síncronos de íman permanente. Em conjunto, o motor 1.5 TSI evo2 e os motores de tração elétrica desenvolvem 350 Nm de binário e a potência máxima está disponível quase a partir do arranque.
Bateria potente e carregamento rápido. Outro componente-chave da condução híbrida plug-in é a nova bateria de alta tensão. Com 19,7 kWh, oferece quase o dobro da capacidade útil de energia face à anterior Multivan eHybrid de tração dianteira. A bateria de iões de lítio de alta tensão é composta por 96 módulos de células já de uma nova fase evolutiva com controlo de temperatura através de refrigeração líquida externa. Como característica especial, em comparação com uma unidade híbrida plug-in de tração puramente dianteira ou traseira, são utilizados dois sistemas eletrónicos de potência e controlo nas novas Multivan e California eHybrid 4MOTION, em vez de apenas um. Estes sistemas estão localizados nas zonas dos eixos dianteiro e traseiro e gerem o fluxo de energia entre a bateria e o respetivo motor de tração elétrica. Ao fazê-lo, convertem a corrente contínua (CC) da bateria em corrente alternada (CA) necessária para fazer funcionar os motores de tração elétrica. O sistema eletrónico dianteiro serve também como conversor DC/AC para alimentar o sistema elétrico de baixa tensão do veículo com uma tensão de 12 V. Os outros componentes híbridos incluem também o carregador. Em vez da capacidade de carregamento de 3,6 kW disponível no primeiro Multivan eHybrid, é agora possível carregar até 11 kW em pontos de carregamento AC, como uma estação de carregamento doméstica. Pela primeira vez, os dois modelos permitem carregamentos rápido DC até 50 kW3 em estações de carregamento rápido, útil durante as viagens.
Arranque elétrico silencioso. A nova tração integral híbrida plug-in da Multivan e da California é uma novidade no Grupo, uma vez que combina pela primeira vez o mais recente sistema eHybrid na plataforma MQB com um eixo traseiro movido a eletricidade. Na versão eHybrid 4MOTION, a Multivan e a California arrancam sempre de forma puramente elétrica, desde que a temperatura exterior não seja inferior a 28 graus negativos. Até uma velocidade de 65 km/h, o motor elétrico traseiro é sempre ativado para fornecer “assistência ao arranque” da tração integral. A tração elétrica no eixo traseiro também está disponível quando a bateria está descarregada: a energia necessária para o motor elétrico no eixo traseiro é automaticamente gerada pelo motor TSI e pelo motor elétrico dianteiro, que neste caso funciona como um gerador. Através de uma unidade de desacoplamento, o motor elétrico traseiro pode ser automaticamente retirado da ação pelo controlo híbrido, a fim de aumentar a eficiência em condições normais de tração.
Características de condução. A distribuição de potência do sistema 4MOTION é regulada através do Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) e é variável, dependendo da situação de condução ou da tração nos eixos. Ou seja, até 100% da força motriz pode ser direcionada para o eixo dianteiro ou traseiro. Se o condutor mudar do modo D para o modo Sport S, a tração integral permanente é ativada – por exemplo, em condução na neve ou em terrenos acidentados. As características de condução e tração são também influenciadas positivamente por um centro de gravidade baixo e uma distribuição equilibrada do peso, que resulta da localização da bateria (sob os bancos dianteiros) e do depósito de combustível (sob a segunda fila de bancos), bem como da integração do segundo motor elétrico no eixo traseiro. As novas Multivan e California eHybrid 4MOTION podem ser conduzidas de forma puramente elétrica a velocidades até 130 km/h. No modo híbrido, a velocidade máxima é de 200 km/h.
Ar condicionado elétrico estacionário. Tanto a Multivan eHybrid 4MOTION como a California eHybrid 4MOTION dispõem de ar condicionado elétrico estacionário, podendo ser utilizado para arrefecer, ventilar e aquecer os dois modelos. O sistema de ar condicionado é alimentado pela bateria de alta tensão ou pela rede elétrica durante o carregamento para garantir uma temperatura interior agradável antes do início de uma viagem. Além do conforto, o ar condicionado estacionário oferece outra vantagem adicional: se a temperatura interior for regulada durante o carregamento, permite aumentar a autonomia eléctrica – tal como num veículo totalmente elétrico – por não sobrecarregar a capacidade da bateria no modo elétrico. Quando o cabo de carregamento está ligado, o veículo é climatizado durante cerca de 30 minutos. Em geral, a bateria é carregada primeiro e depois o ar condicionado é ligado. Se o ar condicionado estacionário for operado apenas com a alimentação da bateria de alta tensão, a função desliga-se após 10 minutos. O ar condicionado estacionário pode ser ativado no sistema de infotainment ou através da aplicação para smartphone. A Multivan e a California serão fabricadas em conjunto com o 100% elétrico ID. Buzz na fábrica da Volkswagen Veículos Comerciais em Hanover.
1) Multivan eHybrid 4Motion, 130 kW (177 cv)/85 kW (115 cv), caixa de velocidades de dupla embraiagem (DSG) de seis velocidades. Consumo de combustível combinado com a bateria descarregada: 7,5-7,9 l/100 km; emissões de CO₂ com a bateria descarregada: 169-180 g/km; emissões de CO₂ combinadas ponderadas 18-21 g/km, consumo elétrico combinado 21,7-22,9 kWh/100 km mais 0,8-0,9 l/100 km, autonomia elétrica combinada 87-95 km.
2) California eHybrid 4Motion, 130 kW (177 cv)/85 kW (115 cv), caixa de velocidades de dupla embraiagem (DSG) de seis velocidades. Consumo de combustível combinado com a bateria descarregada: 7,7-8,1 l/100 km; emissões de CO₂ com a bateria descarregada: 175-185 g/km; emissões de CO₂ combinadas ponderadas 19-22 em g/km, consumo elétrico combinado 22,3-23,5 kWh/100 km mais 0,9-1 l/100 km, autonomia elétrica combinada 84-89 km.
3) O valor para o processo de carregamento relevante para o cliente é de 40 kW, determinado de acordo com a norma DIN 70080. No entanto, podem ser atingidas capacidades de carga até 50 kW em condições ideais (por exemplo, nível de carga muito baixo ou temperaturas elevadas da bateria).
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