Menu Fechar

Indycar Shelby com 1325 cavalos de potência está à venda

CA0814-191280_12

Ainda que não seja um desporto motorizado muito revelante no nosso país, não deixa de ter interesse para os verdadeiros amantes de automóveis em especial de competição, que este veículo muito especial se encontre para venda e que desperte o interesse de muitos coleccionadores em todo o mundo.

No fim dos anos 60, as corridas de Indycar alcançaram um época de ouro, muitos dizem mesmo que foi a melhor era desta competição. Muitos eram os fãs que se deliciaram a ver estas corridas e os monolugares que nelas participavam.

E se está a perguntar se era interessante pela eficácia dos monolugares, não é essa a razão do interesse, já que a eficácia dinâmica era muito má nessa época.

CA0814-191280_6

A razão prendia-se mais pela ousadia das soluções técnicas usadas em alguns destes bólides de competição, em especial no modelo aqui escortinado.

Este monolugar que foi construído e projectado por Ol´ Shel e o seu engenheiro chefe, o lendário Phil Remington. E quem teve a tarefa de o conduzir foi um jovem
Bruce Mclaren, que fazia a sua primeira aparição ao volante de um monolugar Indy e logo num modelo equipado com um motor de turbina (General Electric T-58) com 1325 cavalos de potência que eram transmitidos ao solo através de um sistema de tracção integral.

CA0814-191280_5

E se estas características faziam prever um enorme sucesso nas pistas nesta competição, este monolugar acabou se revelar um fracasso prematuramente, já que Remington viu-se envolvido num escândalo em que foi acusado de batota, e assim que soube abandonou imediatamente o projecto.

Essa acusação de batota era baseada no segundo responsável pelo design (Ken Wallis) deste monolugar que foi “apanhado” pelos responsáveis da USAC, organismo que controla a Indycar, a alargar o restritor de admissão que limitava a potência do motor de turbina.

20-47749312-sm

Assim os dois exemplares que chegaram a ser construídos nunca chegaram a entrar em competição, e a Shelby retirou-se também do projecto a seguir ao escândalo.

Um destes modelos encontra-se em exposição no IMS.

03-1112255-sm

O outro exemplar encontrar-se-á venda em Mecum Monterrey no próximo mês de Agosto.

Contará com alguns extras, como um motor de turbina extra para exposição.

28-31742843-sm

Desconhece-se para já os valores, mas um responsável da Mecum revelou à imprensa que poderá superar os 7 dígitos, o que tornará este exemplar num monolugar de vários milhões de dólares.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.