Investindustrial entra no capital da Aston Martin

Published On 9 de Dezembro de 2012 | Geral

Finalmente acabaram as dúvidas quanto ao futuro da Aston Martin. A conceituada marca de carros britânica acaba de anunciar oficialmente que a Investindustrial será a principal accionista da marca. Com isto, a proposta da Mahindra & Mahindra fica posta de parte.

A Investindustrial, era a antiga proprietária da Ducati e com um investimento de 186 milhões de euros, fica na posse de 37,5% das acções da Aston Martin. Uma das mais-valias deste negócio para a Aston Martin é a ligação da Investindutrial à Mercedes-Benz. Esta venda permite que este grupo de investidores encaixe uma pequena parte do valor que pretende investir em novos modelos e tecnologia ao longo dos próximos cinco anos, num valor total aproximado de 615 milhões de euros.

De acordo com a Reuters, a proposta inicial da Investindustrial seria no sentido de adquirir metade das acções da Aston Martin, entre 245 e 615 milhões de euros, havendo a possibilidade de chegar a um acordo com a Mercedes-Benz (que poderia incluir a partilha de motores da sua divisão desportiva AMG). Em termos administrativos, este investimento da Investindustrial não lhe confere a maioria das acções, tendo agora direito a quatro dos nove lugares com assento do conselho de administração, partilhados com a accionista principal Investment Dar, com o Dr. Ulrich Bez e com David Richards.

A proposta dos Indianos da Mahindra & Mahindra, que chegou a ser a favorita, até era financeiramente mais forte, mas não tinha as contrapartidas tecnológicas suficientes para convencer os responsáveis da Aston Martin.

A situação da Aston Martin ficou mais problemática, com a crise a fazer cair as vendas da marca até cerca de 20% nos primeiros 9 meses do ano.

Para os amantes da marca e dos automóveis em geral, é uma boa notícia, depois de termos assistido ao fim de algumas marcas míticas…

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.