Um Jaguar C-X75 utilizado na dramática perseguição automóvel de Spectre foi substancialmente remodelado pela CALLUM para se tornar legal para circular nas estradas. A sua estreia pública terá lugar a 21 de abril de 2024, no próximo Bicester Heritage’s Scramble.
Criado originalmente pela equipa de Design da Jaguar, liderada por Ian Callum em 2010, o Jaguar C-X75 desempenhou um papel de protagonista nas sequências de ação de 007 filmadas na Cidade do Vaticano. Apenas quatro dos cinco carros de acrobacia sobreviveram com este chassis em particular, o Car Seven, o único agora licenciado para utilização em estrada no Reino Unido, após um extenso trabalho dos engenheiros da CALLUM.
Construídos pela Williams Advanced Engineering para o filme de 2015, os carros de acrobacias C-X75 foram concebidos para resistir a cenas de perseguição exigentes. Construído em torno de um chassis robusto e tubular de estrutura espacial com suspensão derivada de rali e o motor V8 sobrealimentado de 5,0 litros da Jaguar, o cliente privado da CALLUM encomendou à equipa sediada em Warwick a transformação do C-X75 para utilização em estrada, preservando cuidadosamente a sua história icónica.
Para obter a certificação de Aprovação Individual de Veículo (IVA) necessária para a utilização em estrada no Reino Unido, os engenheiros da CALLUM efectuaram centenas de alterações, incluindo novos vidros com a marca E, interruptores, um escape mais silencioso e conversores catalíticos, juntamente com a afinação associada da calibração do motor. Tendo anteriormente conseguido IVA para outros carros de nicho não originalmente destinados à estrada, como o DB4 GT Continuation Series da Aston Martin, a CALLUM acumulou uma experiência significativa para desenvolver soluções de engenharia inovadoras e de baixo volume. Exemplos no C-X75 incluem a criação de novos espelhos retrovisores com repetidores laterais integrados para substituir os modelos de espuma utilizados no carro de acrobacia.
Para além de satisfazerem os requisitos legislativos, os artesãos da CALLUM procuraram soluções para melhorar a qualidade da carroçaria e dos acessórios. Os fechos de libertação rápida excedentários, essenciais para permitir o acesso durante as filmagens, foram removidos. As folgas dos painéis foram reduzidas e alinhadas, o acabamento da superfície em fibra de carbono foi melhorado, cuidadosamente refeito e repintado.
O carro de acrobacias original, o C-X75, foi elogiado pelo seu controlo de carroçaria esticado, direção afiada e agilidade. Liderados pelo diretor de engenharia da CALLUM, Adam Donfrancesco, os seus engenheiros internos asseguraram que a dinâmica de condução fluida e envolvente se mantivesse, efectuando ajustes pormenorizados, mas menores, nos amortecedores e na altura de condução.
O Scramble de abril, que se realiza a 21 de abril de 2024 e coincide com o Drive-it Day, esgotou em menos de três semanas, com mais de 8.000 entusiastas a marcarem presença no local de Oxfordshire, conhecido pelo seu ambiente descontraído e por uma mistura inigualável de veículos novos e clássicos em exposição na antiga base aérea.
- NOVO A3 ALLSTREET 40 TFSIE: O HÍBRIDO PLUG-IN COM CARACTERÍSTICAS CROSSOVER - 12 de Novembro de 2024
- TRÊS NOVOS MODELOS: A PORSCHE COMPLETA A SEGUNDA GERAÇÃO DO TAYCAN - 12 de Novembro de 2024
- ŠKODA OCTAVIA BREAK RS VENCE O PRESTIGIADO PRÉMIO VOLANTE DE OURO 2024 NA CATEGORIA DE CARROS DE MÉDIA DIMENSÃO - 12 de Novembro de 2024